
É domingo, portanto, é dia de análise do anime de Atelier Ryza! A verdade é que ninguém está animado para isso, nem vejo pessoas de fora comentando sobre o anime nesta temporada. Será que foi um grande flop? Acredito que havia uma expectativa para quem nunca teve contato com a série de jogos, já que Ryza por si só é bastante popular no meio Otaku devido ao seu carisma (mentira, pelas coxas mesmo).
De todo modo, foi só um pensamento aleatório, sem embasamento algum, já que eu não sou tão assiduo na bolha Otaku — já que eu sequer sou um, é claro. Ademais, antes de prosseguir deixo meus comentários do episódio passado, que foi repleto de fanservice, no link destacado logo a seguir:
Leia também:
—Este texto não teve revisão, favor não insistir.
O esconderijo secreto
Ryza inventando moda de novo. Desta vez, a aprendiz de alquimista quer usar do refúgio abandonado lá na floresta para fazer de esconderijo secreto — mas espera… eu tenho certeza que havia alguma nuance importante para está decisão.

O que eu quero dizer é que, se me lembro bem, no jogo o objetivo de usar a casa abandonada como esconderijo era porquê a mãe da Ryza ficava enchendo o saco por causa daquele cadeirão no meio do quarto e por ela ficar se metendo com alquimia em vez de ajudá-la na fazenda. Admito que minha memória é muito falha mas eu duvido que a decisão da Ryza tenha sido tão aleatória.

Continuando, Ryza e seus amigos estão animados com a ideia e pretendem reformar o local, mas precisam primeiro ter todos os materiais em mãos. Em paralelo, Klaudia decide ajudar uma senhora que queria muito preparar um pudim, um doce que ela diz “ter gosto de felicidade.” Então o episódio irá se alternar entre essas duas vertentes.
Focando primeiro na parte pudim: Klaudia mostra toda sua habilidade na cozinha ao preparar o doce, mas têm algo errado. Apesar de estar gostoso, a senhora não pode prepará-lo já que o leite de vaca não é tão comum de se encontrar na Kurken Island, apenas leite de cabra. Para resolver isso, Klaudia decide criar um pudim que usasse os ingredientes típicos da ilha, como o leite de cabra para substituir o leite de vaca, e o “Açúcar Eltz” que é diferente do açúcar branquinho que a Klaudia usou.


Tcharam! Após toda trabalheira para acertar o sabor, Klaudia consegue replicar o tal “sabor de felicidade” do pudim tradicional usando apenas ingredientes não convencionais. A senhora fica tão agradecida que decide que irá vende-lo como um doce típico da Kurken Island.
Partindo agora para a conclusão do esconderijo secreto, os pirralhos, sem quaisquer formação ou experiência, conseguiram fazer um trabalho melhor de reforma do que o seu Jurandir que me enrolou mais de dois meses para arrumar o banheiro aqui de casa. E claro, não dá pra chama-lo de esconderijo secreto, precisa ter um nome que caia bem, que seja marcante. É claro que eu estou falando do “Atelier Ryza”!

Trabalho feito e então chegamos ao clímax do episódio, onde Ryza e Cia encontram um monstro misterioso e aterrorizante perambulando pela floresta. O anime ainda não disse, mas ele é um Philuscha, uma criatura que definitivamente não deveria estar naquele mundo — só que é apenas isso que irei falar por hora. E o episódio termina com Empel e Lila bastante preocupados ao ouvir sobre este monstro.
Aquele episódio da praia custou caro
Por que desse título? Bem, lá no começo eu mencionei que havia algo errado com a decisão tão repentina da Ryza ao fazer daquele local seu esconderijo secreto. Então, eu disse também que tenho memória fraca e sequer fui procurar rever o capítulo do jogo que cobre esse momento.
Mas se for o caso de terem pulado aquele draminha da Ryza com a mãe dela que, se não me engano, foi o real motivo da decisão de fazer o esconderijo secreto, então fico bastante decepcionado por terem gasto um episódio inteiro pra ficar mostrando jovens de roupa de banho em um plot super sem graça. Francamente viu…
Ademais, ao menos foi um episódio bem melhor que o supracitado episódio da praia, já que tivemos andamento da narrativa, embora isso devesse ter acontecido bem antes. No mais, a aparição do Philuscha já é um aviso para o real plot de história do jogo, mas não sei como devem adaptar isso. Minhas expectativas para este anime estão bem baixas visto o que já fizeram até então.
- Donkey Kong Bananza Direct é anunciado para quarta-feira, 18 de junho - 16/06/2025
- Produtor de Atelier incentiva fãs a expressarem de coração suas opiniões sobre seus jogos, sejam positivas ou não: “Quanto mais feedbacks, melhores jogos poderemos fazer” - 16/06/2025
- Diretor de Devil’s Third diz que, embora tenha sido um grande fracasso no Wii U, o jogo ainda “era inovador para sua época” - 15/06/2025