
O primeiro dia do Pokémon World Championship 2023 trouxe alegrias e tristezas intensas ao fã brasileiros, mas principalmente a esperança para o dia 2.
Com a presença de grande impacto no VGC de Pokémon como Urshifu, Chi-Yu e Flutter Mane, um meta-game divertido e frenético se formou, trazendo uma diversidade de sweepers altamente poderosos que mantiveram os ânimos lá em cima.
Já em Pokémon UNITE tivemos bastante prioridade para Zacian, mas com uma variedade interessante de defensores, suportes e respostas para o lendário de Galar, tornando a maioria das partidas únicas e trazendo uma noite repleta de surpresas. O meta balanceado do TCG contrastou durante a noite de quinta com a presença quase absoluta de alguns monstrinhos em Pokémon GO, trazendo a máxima dessas duas experiências para os fãs das duas modalidades.
Sem mais delongas, vamos agora nos aprofundar nas experiências que vivemos no primeiro dia do Campeonato Mundial mais aguardado do ano para os treinadores profissionais de todos os lugares, modalidades e idades.
VGC – Scarlet e Violet
Flutter Mane dominou o primeiro dia marcando presença em mais da metade dos times, sendo seguida de perto por Iron Hands e Urshifu que marcaram presença na casa dos quase 40%. Você pode conferir os 12 Pokémon mais presentes no torneio a seguir:

Indo direto ao que importa: para se classificar para o Day 2 no VGC, era necessário conseguir 5 vitórias, sendo o jogador eliminado caso acumulasse 3 derrotas.
Os brasileiros começaram a noite do Mundial amargando a derrota. Lee Gengar, um dos maiores influencers de Pokémon do Brasil – e um dos grandes agentes da popularização do competitivo no nosso país – é eliminado em 4 partidas, ficando 3×1 no placar final. O embate final do representante foi contra o ilustre Wolfey, famoso influencer e treinador americano que foi vencedor da edição de 2016 do Pokémon World Championship.
Mas esse não foi o fim do legado brasileiro no mundial. Hugo Labacedo, veterano que acompanhamos na jornada do Mundial do ano passado, foi capaz de se classificar e deve se juntar a Gabriel Agati no segundo dia, como explicado por nós no texto que introduziu os convidados oficiais para o evento. Com dois candidatos promissores brasileiros no segundo dia, nossa nação pode sonhar mais uma vez com os feitos passados de boas classificações dos nossos representantes e quem sabe até com o título mundial.
Você pode conferir na íntegra todos os classificados para o dia 2 na tabela feita pelo Victory Road:

Você pode acessar os resultados completos inclusive dos brasileiros ao clicar na bandeiro do Brasil clicando aqui!
TCG
Pokémon TCG teve um primeiro dia interessante com uma diversidade saudável de decks dividindo o palco. Com uma dominância maior dos decks de Archeops e Lugia, o meta ainda conseguiu respirar bastante, trazendo nomes conhecidos e esperados ao topo também como Arceus e Giratina Vstar e o já antecipado Gardevoir EX.
Os resultados oficiais do dia ainda não foram divulgados, mas atualizaremos a notícia conforme atualizações.

Vale lembrar também que a nova série animada inspirada no jogo de estampas ilustradas teve seu primeiro episódio lançado ao fim das competições de hoje!
Atualização : Após o primeiro dia de competição de TCG, dos 32 jogadores Brasileiros que participaram do primeiro dia, dois avançaram para o dia seguinte sendo eles:

Caso você queira ter acesso completo aos jogadores e resultados dos competidores basta clicar aqui! Lembrando que você pode recortar para os jogadores brasileiros ao clicar na bandeira do nosso país.
Pokémon UNITE
Rise teve um primeiro dia complicado. Com derrota na primeira série por 2×1, o time ficou dependendo do resultado das outras equipes do seu grupo. Com um pouco de sorte, o time alcançou a posição de depender apenas de si mesmo, sendo necessário apenas ganhar de 2×0 sua última série do dia e enchendo os fãs com esperança. Infelizmente, a equipe não conseguiu o resultado desejado no último jogo do dia, e após muito esforço acabou morrendo na praia.
Enquanto isso a 00 Nation começou com o pé direito mostrando dominância em duas excelentes partidas, precisando vencer a segunda partida independente da quantidade de pontuação. Os jogadores passaram por uma série emocionante contra o time considerado por muitos o favorito da competição, Talibobo Believers.
Os brasileiros começaram perdendo mas conseguiram empatar em um 1 a 1 histórico em uma briga pelo Rayquaza cumprindo a proposta da sua composição de escalonamento, o time empata a série final com um pick off muito bem executado no Zacian.
Por fim, a partida de desempate foi controlada e precisa por parte dos brasileiros que alcançaram a vitória se tornando um dos novos favoritos da competição.
Segue a tabela que antecipa os jogos de amanhã:

Pokémon GO
Registeel, Lanturn, Licktung, Noctowl e Meditchan, são alguns dos no que deram a cara a esse primeiro dia no Pokémon Go.
Com uma série de partidas bastante acirradas o meta do Pokémon Go estava bem fechado nele mesmo, tendo algumas partidas com times quase idênticos, claro isso não é exclusivo ao Go e ele ainda demonstrou variedade o suficiente para tornar as partidas interessantes. Ainda assim a porcentagem de aparecimento de Medichan é bastante expressiva chegando a ser admirável a presença do Pokémon em 85% das equipes.
Os resultados oficiais dos classificados de Pokémon GO ainda não foram revelados, mas atualizaremos a matéria conforme forem.

Continuaremos nossa cobertura dos eventos também no dia 2. Contamos com a companhia de vocês treinadoras e treinadores para o maior evento de Pokémon do ano.
Lembrando que as competições de hoje serão transmitidas a partir das 20:45 PM e podem ser acessadas a seguir:
- TCG
- VGC
- GO
- A transmissão do Pokémon Unite é diferente e começa as 21:00.
- Review | The Hundred Line -Last Defense Academy- - 22/04/2025
- Preview | The Hundred Line -Last Defense Academy- - 06/04/2025
- Review | Voice Love On Air - 06/02/2025