Skip to content
  • Twitter
  • Facebook
  • Instagram
  • Youtube
  • Spotify
NintendoBoy

NintendoBoy

Niche Games on Nintendo Consoles

  • Notícias
    • Indústria
      • Nintendo Switch
    • Entretenimento
    • Nintendo 3DS
    • Wii U
    • Mobile
  • Artigos
    • Entrevistas
  • Review
    • Preview
  • Guias
  • Listas
  • RetroBoy
  • TCG
  • Entretenimento
    • Filmes
    • Anime
  • Redação
    • FALE CONOSCO
    • Portfólio
  • Original

Pokémon WCS 2023 — Dia 3 | Brasil ergue a taça na categoria TCG; Japoneses mostram que Yokohama é sua casa no VGC

Gabriel Marçal 13/08/2023

Vale começar dizendo que esse foi um dos dias finais mais emocionantes para um Dia Final de um Pokémon Worlds que já tive o prazer de assistir mesmo acompanhando o cenário há alguns anos.

Quero dar também destaque inicial para os temas curtos lançados durante o inicio de cada uma das categorias. Um tema que ressoa com seu jogo, o momento histórico da categoria e como os treinadores se relacionaram com ela:

—Imortalized prescedeu as partidas lendárias do TCG que presenciariamos essa noite.

—Look How Far We’ve Come representa a emoção dos treinadores de Pokémon Go que recebem seu primeiro mundial como um cenário tão grande e respeitado quanto seus irmãos, Pokémon Go é agora uma parte indispensável do cenário competitivo da franquia e só tende a crescer nos próximos anos.

—Anytime Anywhere aumenta a empolgação e coloca os stakes necessários na categoria VGC, a maior final entre as finais que representa a ultima catarse do Pokémon World Championships 2023.

Sem mais demora, temos bastante para cobrir hoje (13), portanto, apertem os cintos que eu serei seu Pokéride nos eventos que serão lembrados por toda a história!

ItsAXN se consagra como o segundo Campeão Mundial de Pokémon GO da história!

Poucas rivalidades tão intensas são criadas durante um mundial. Jogadores cruzando mais de uma vez em um torneio não é o mais comum, mas sempre adiciona um tempero a competição. xXRubixMasterXx tentou garantir sua revanche em uma série emocionante contra ItsAXN. 

No primeiro round xXRubixMasterXx trouxe para a partida em seu time: Registeel, Deoxys e Umbreon. Contudo, ItsAXN leu seu adversário e respondeu a altura com Noctowl, Sableye e um Lanturn, levando a melhor no primeiro round. 

O perdedor da primeira rodada motivado pela possibilidade de se redimir, mudou sua composição para a segunda partida levando seu Altaria no lugar de seu Umbreon, e apesar da leitura de seu adversário que também trocou seu Sableye para seu Medicham, xXRubixMasterXx conseguiu empatar a série. ItsAXN então se adapta e escolhe trocar Lanturn e retornar Sableye a seu time, enquanto xXRubixMasterXx mantém seu time para a partida final.

Com uma partida assertiva e controlada, ItsAXN demonstra como chegou até aqui e repete o resultado contra seu novo rival, se tornando o segundo Campeão Mundial de Pokémon GO da história!

Você pode checar o perfil no X do Campeão Mundial aqui! 

Brasileiro é o Campeão Mundial de TCG na classe Senior

Dois brasileiros ascenderam a chama da vitória para os treinadores do país!

Começando a noite do último dia de torneio com a classe Junior, o jogador Gabriel Borges Torres alcançou a final em nome de nosso Brasil. Seu baralho envolvia Arceus V-star e Duraludon V-max, e enfrentou o chinês Shao Tong Yen pelo título. 

Infelizmente, o rapaz não foi capaz de alcançar o título, mas já é certamente um herói nacional por ter chegado na final!   

Na divisão Senior, no entanto, a história foi diferente. Gabriel Fernandez, que disputava representando o Brasil, ganhou a competição em duas partidas limpas contra seu adversário, provando a superioridade de seu deck de Lugia e Archeops em relação a seu adversário que utilizava Arceus e Giratina V-star. 

Como último representante do Brasil no mundial, Gabriel Fernandez honrou a missão e carregou o peso das expectativas trazendo a maior honra de todas de volta pra casa. O jogador transformou o Brasil na região que venceu o Campeonato Mundial de TCG, Pokémon World Championship 2023, na divisão Senior.

Apesar da imensa alegria e da catarse para os treinadores do nosso país, a noite ainda estava só começando. A divisão Master, que é considerada a principal de forma geral, trouxe uma longa batalha entre o americano Vance Kelley com seu deck de Genesect V e Mew V-max, enquanto o noruegues Tord Reklev com seu deck protagonizado por Gardevoir EX e Zacian V. 

A primeira batalha tomou seu tempo, mas tornou Vance Kelley o primeiro a conseguir uma vitória na série, mostrando a potência e eficiência. No entanto, em uma batalha mais longa ainda, Reklev conseguiu arrancar uma partida de seu adversário, provando seu desejo de levar a Noruega o troféu e provando que de forma alguma estava ali por acaso. 

Por fim, devido as duas densas batalhas, a derradeira final aconteceu sob as regras de time out, com igualdade de turnos quem conseguisse mais cartas prêmios vencia o jogo. Mesmo sobre a tal regra, o jogo conseguiu se arrastar por muito minutos, mostrando a qualidade dos dois jogadores que não cediam um passo se quer.

Quando o resultado tornou-se inevitável e inadiável, Vance Kelley apresentou um turno brilhante e venceu a competição se tornando o Campeão Mundo de Pokémon TCG na categoria Master de 2023!

VGC — Scarlet e Violet

A noite de domingo começou com uma vitória para o Japão! Kohei Ukai e Sora Ubisawa travaram uma batalha que, independente do resultado, traria a vitória à terra do sol nascente, garantido que pelo menos um título ficaria em casa na sede da competição.

Os times de ambos eram bastante semelhantes dividindo Tornadus, Flutter Mane, Amoongus e Urshifu, Pokémon estes que ilustraram o topo do meta-game durante os 3 dias de competições — sendo o que os diferenciava eram Dragonite e Heatram para Sora, contra Chien-Pao e Iron Hands para Kohei. 


A vitória incontestável para o Japão não tornou a batalha menos intensa, mas com uma performance confiante e calma, Sora Ubisawa foi capaz de se consagrar campeão Mundial da classe Junior de Pokémon VGC, garantindo a vitória para seu país e dando orgulho ao povo japonês. 

Em sequência, mais um japonês entrou no palco na tentativa de fazer uma dobradinha e mostrar soberania absoluta em casa. Tomoya Ogawa trouxe um time refrescante e diferente de tudo que as partidas tinham nos proporcionado até agora. 

Enquanto o holandes Robbie Schaaij trazia um time bem comum — com Landorus, Tornadus, Heatran, Amoongus, Flutter Mane e Urshifu —, seu adversário trouxe um Sylveon e um Zapdos, que arrancaram aplausos do público em suas aparições. 

Com um uso muito eficiente e estratégico, de tirar o fôlego, do movimento Hyper Voice, Sylveon se mostrou um poderoso sweeper que foi capaz de demonstrar o poder de um pick anti-meta, e ajudou Ogawa a conseguir uma vitória limpa por 2×0, garantindo o segundo título seguido para o japão! E para Sylveon e Zapdos a única chance real de se tornarem campeões mundiais no dia de hoje. 

Por fim, o torneio que acompanhamos de perto alcançou sua catarse suprema no VGC da divisão Masters, onde o japonês Shohei Kimura enfrentaria Michael Kelsch, um alemão que também apostou no diferente incluindo em seu time um Dragapult e uma Farigiraf, como é possível checar a baixo: 

Os dois jogadores fizeram jogadas impressionantes, e Michael não teve medo de colocar em jogo seus picks diferenciados fazendo-os funcionar dentro do possível. Ainda assim, Amoongus demonstrou o porquê de ter marcado presença em basicamente todos os times do Top Cut e mostrou ser uma parede extremamente dominante com seus Polen Puff e Spore. Após duas partidas a nível do campeonato mundial em que estavam, o torneio terminou com a vitória do jogador japonês, que garantiu o terceiro título seguido! para o Japão. 

Se nas outras categorias o Japão foi incapaz de garantir uma vitória em casa, no VGC, no entanto, os jogadores provaram de uma vez por todas que Yokohama é sua casa!

Anúncios!!!

Após a avassaladora série de despedida do VGC, um lindo VT de encerramento com momentos icônicos do evento foi apresentado, e foi sucedido por uma seção de apresentação do presidente da franquia que anunciou as novidades a seguir. 

Pokémon UNITE — Blaziken, Mimikyu e Meowscarada são exibidos em um trailer. Meowscarada abre as portas de Aeos para os Pokémon de Paldea, sendo a primeira da região lançada. 

Pokémon TCG — Nova coleção com os Pokémon do “Future” e “Ancient”, sendo seus representantes Iron Moth, Iron Valiant e Iron Bundle para o primeiro tipo, enquanto Roaring Moon, Brute Bonnet e Scream Tail para as versões do passado.

O retorno de Ace Specs também foi confirmado, se tratando de uma categoria de cartas de equipamento em que existe algum tipo de lado negativo ou requisito para ativação, mas compensa com imenso poder. 

Pokémon Scarlet & Violet — Foi revelado na expansão The Hidden Treasure of Area Zero a presença de todos os iniciais da franquia, um Tera Type novo que não foi explicado e uma série de novos golpes que vão transformar o competitivo sendo eles: 

Psychic Noise – Golpe do tipo psíquico que causa dano e impede que o inimigo se cure. 

Upper Hand – Ganha prioridade em cima de um ataque de prioridade e causa “Flinch” no inimigo. 

Thunderclap – Movimento de trovão com prioridade 

Tachyon Cutter – Garantia de acerto e dois golpes em sequência.

Vale lembrar que esses dois últimos foram mostrados performados pelos novos Pokémon Paradox que ganham o nome de Raging Bolt, Pokémon Paradoxo inspirado no Raikou, e Iron Crown, Pokémon Paradoxo inspirado no Cobalion, e talvez sejam movimentos assinatura de cada um deles. 

Os tipos desses Pokémon também foram confirmados sendo dragão e elétrico para o Raging Bolt (tipo que é idêntico ao de outros lendários como Zekrom e o lendário de capa da versão Violet, Miraidonl, e o psíquico e aço para o Iron Crown, contraparte de Cobalion do futuro.

Por fim, o último anúncio revelou a localização do Pokémon World Championship 2024 que será realizado na cidade de Honolulu, capital havaiana.  

Com o último anúncio, nos despedimos do Pokémon Worls Championship 2023 com um sorriso no rosto e bastante expectativa para os próximos eventos da franquia. 

Apesar de ter sido um mundial com muitos altos e baixos — com as performances impressionantes dos brasileiros no Pokémon UNITE, as polêmicas envolvendo Pokémon hackeados, as lindas performances dos brasileiros durantes as transmissões oficiais e a falta de presença deles na final do VGC em contraste com a presença dupla nas finais de TCG —, podemos dizer que foi um dos melhores mundiais de todos para se assistir, sendo um entusiasta dos representantes do nosso país. 

Quero destacar um momento para parabenizar todos que representaram o nosso país em algum nível, com destaque para Gabriel Torres que conquistou o segundo lugar no campeonato de Pokémon TCG Juniors, e Gabriel Fernandez que foi o campeão mundial de TCG na categoria Seniors. 

Mas de forma geral, todos são nossos heróis e inspirações que devem ser respeitados, celebrados e recebidos de braços abertos. Somos gratos pelas suas performances, pela representação de qualidade e esperamos poder torcer para vocês de novo ano que vem! 

Com essa carta de amor aos treinadores do Brasil me despeço de vocês, foi um prazer enorme cobrir o maior evento Pokémon do ano e espero estar aqui com vocês curtindo essa festa no ano que vem!

  • Sobre
  • Últimos Posts
Gabriel Marçal
Gabriel Marçal
Outrora um herói curioso e gentil, Gabriel vivia no seu própria ritmo pelas suas própria batidas, sempre com um sorriso no rosto e muito amor pelas coisas que jogava e escrevia. Contava suas histórias e opiniões aos 4 ventos em forma de maravilhosas reviews, porém hoje, é um andarilho perdido e obstinado que vaga pelas nada amistosas terras da vida adulta, tentando se encontrar e encontrar seu lugar no mundo, Gabriel só tem uma missão, ser o gatekeeper que trará a vocês o conhecimento de quais jogos merecem ser jogados.
Gabriel Marçal
Últimos posts por Gabriel Marçal (exibir todos)
  • Review | The Hundred Line -Last Defense Academy- - 22/04/2025
  • Preview | The Hundred Line -Last Defense Academy- - 06/04/2025
  • Review | Voice Love On Air - 06/02/2025

Continue Reading

Previous: Lançamentos em mídia física da semana — 14/8 a 18/8, 2023 | Moving Out 2
Next: As formas Paradox farão sua estreia no Pokémon TCG; Cartas ACE SPEC estão retornando

Relacionado

Pokémon Horizons: Mega Voltage — Episódio 99 | O luto de Orio
  • Anime

Pokémon Horizons: Mega Voltage — Episódio 99 | O luto de Orio

15/06/2025
Pokémon Horizons: Mega Voltage — Episódio 98 | Você já viu um Lycanrock gordinho?
  • Anime

Pokémon Horizons: Mega Voltage — Episódio 98 | Você já viu um Lycanrock gordinho?

08/06/2025
Pokémon Horizons: Mega Voltage — Episódio 97 | Aventura solo da Dot e o Stunfisk filho da pu%@
  • Anime

Pokémon Horizons: Mega Voltage — Episódio 97 | Aventura solo da Dot e o Stunfisk filho da pu%@

01/06/2025
  • Twitter
  • Facebook
  • Instagram
  • Youtube
  • Spotify
Copyright © All rights reserved. | DarkNews by AF themes.