
Episódio 11 do anime de Atelier Ryza, o penúltimo, a princípio. Da outra vez eu comentei que, aparentemente, ele terminaria com um episódio original, e parece que de fato está tornando este caminho.
Novamente, caso não tenha visto, deixarei minha análise sucinte com uma visão geral do episódio 10 logo abaixo. Caso já tenham lido (por que eu estou perguntando isso? Haha) podem ir direto para o que importa.
Leia também:
—Tenho que deixa claro aos sensíveis que este texto não foi revisado.
Coitado do Dragão…
Ryza, Lent, Tao e Klaudia se reúnem ao ateliê para traçar o plano de chegar ao castelo onde se encontra o Dragão antes da expedição em que Bos e Agatha se encontram. Eles não querem ver o pessoal em más lençóis, principalmente o ex-amiguinho de infância.
A ideia? Será pegar um atalho através da Floresta das Pixies. Além disso, eles precisam subir um penhasco, mas como um bom preparo como o do Batman, Ryza usa o vento Luft para jogá-los por cima, enquanto as botinhas com asas faz com que a alquimista salte de alturas elevadas. Foi bem característico dos jogos.

Chegando ao castelo, Tao encontra outra daquelas pedras com escritas antigas, e afirma o que Empel disse sobre elas se tratarem de uma espécie de comando para o Dragão proteger o Reino de Klint do ataque do Philuscha. Inclusive, guarde está informação para logo mais.

Ademais, o pessoal da expedição chega ao local do Dragão e são surpreendidos pelo sopro intenso de suas chamas azuis, ferindo vários guerreiros que por ali estavam. Ryza e Cia então entram em cena, e com a boa determinação de um protagonista shounen, a aspirante a alquimista vai pro embate épico que o anime jamais viu até então!
Brincadeira. Não foi nada demais. Não investiram de fato nisso, como eu já prévia. Mas não foi tão ruim assim, eu fiquei bastante entretido. O Dragão tem a vantagem de poder atacar dos céus, por isso Ryza não pode usar a sua arma secreta, que é aquela bomba superpoderosa que ela tava preparando. Então voltamos às escrituras na pedras, vocês lembram, certo? Então, Tão encontra uma cujo o comando é o Dragão lutar no solo, e ao colocá-la à vista do monstro, ele simplesmente obedece o comando para a conveniência da Ryza.

Com ajuda da Klaudia, ela então aciona a super bomba direto no Dragão, e Lent fica com a finalização ao cortar seu pescoço. Pobre Dragão, estava de boaça no seu castelo abandonado e não tinha culpa se as pedras forçavam os comando nele? Não era mais fácil destruí-las?

Por fim, Agatha, a guarda-costas que estava liderando a expedição, reconhece o grande feito de Ryza e seus amigos. Não só ela, o pai do Bos está super grato por terem salvado a vida do filhão orgulhoso e prepotente. Com prêmio por derrotarem o Dragão, Ryza e os demais agora tem a autorização para viajar, e claro, isso está correlacionado aos acontecimentos do final do jogo e em Atelier Ryza 2, mas não convém spoiler aqui.
Quanto ao Bos, bem… ele está ainda mais frustado do que antes. Ele não acredita que teve que ser salvo pelos seus ex-amigos (de novo). Ele até tenta encara-los, mas o jovem simplesmente não consegue reagir adequadamente de tão surtado que está.

Para mim, Bos é um tsundere e está escondendo seus reais sentimentos através dessa faixada de mauricinho arrogante. Brincadeiras à parte, nós veremos o desfecho desse drama no último episódio, aparentemente.
E agora, o que vêm por aí?
Episódio bom, não “muito bom”, mas foi divertido de assistir. Não adianta, a animação no geral têm sido muito abaixo da média para um anime de Slice of Life. Algumas decisões afetaram severamente o pacing e alguns desenvolvimentos. E pior de tudo: eles não vão adaptar o final do jogo. A essa altura é praticamente impossível a menos que façam um especial de 1 hora — ainda assim, iria ficar rushando demais.
Eu sei que vocês devem estar agoniados com esse arco do Bos. Afinal, Klaudia já “jogou a isca” duas e Ryza, Tao e Lent simplesmente desconversaram. Eu espero que concluam isso no próximo episódio, que deve ser onde de fato vão mostrar o flashback do que aconteceu com Bos. Espero que façam uma boa resolução para ele na história do anime também, porque caso tenham em mente de fazer uma nova temporada, ele já precisa estar resolvido com Ryza e cia.
Ah, e o episódio 12 será o último, tá? O que nos aguarda? Será que vão adaptar o final ou vai ser original? Vai ter grande duração para preencher alguns buracos ou vão simplesmente deixar os fãs a ver navios? Vai ter anúncio de segunda temporada? — esse último eu espero que não; Deus me livre continuarem esse desserviço com a série Atelier.
- Famitsu — 9/6 a 15/6, 2025 | Mario Kart World em 1° lugar nas vendas do varejo japonês pela 2ª semana consecutiva - 19/06/2025
- FANTASY LIFE i: The Girl Who Steals Time anuncia o “Update the World!” — Atualização que adiciona o modo mundo aberto roguelike e mais - 19/06/2025
- Donkey Kong Bananza | Novas informações, incluindo revelação da Pauline como parceira, transformações para DK, detalhes da jogabilidade e mais! - 18/06/2025