
Desenvolvedora: 13AM Games
Publicadora: WayForward
Data de lançamento: 24 de agosto, 2023
Preço: R$ 34,25
Formato: Digital
Análise feita no Nintendo Switch com cópia fornecida gentilmente pela WayForward.
Revisão: Paulo Cézar
Em 2022 foi lançado Dawn of the Monsters, um beat’em up muito bem feito onde você controla Kaijus, ou monstros gigantes para os mais leigos. Eu trouxe um review dele para o NintendoBoy, que em resumo, trata-se de uma carta de amor para os fãs de propriedades como Godzilla, trazendo todo o charme e empolgação que se imagina ao controlar um monstro gigante pela cidade, destruindo prédios e outras aberrações enquanto admira visuais estilosos.
Agora, em 2023, Dawn of the Monsters expande seu escopo através do novo conteúdo adicional para o game, o “Dawn of the Monsters: Arcade Edition”, além do “Character DLC Pack.” Portanto, cá eu estou aqui revisitando Dawn of the Monsters depois de um ano para dar as minhas impressões sobre o novo conteúdo que foi adicionado.
Claro, eu não vou voltar a falar do jogo base aqui, por isso convido vocês antes lerem a minha análise no qual deixarei destacada a seguir:
O que há de novo em Dawn of the Monsters?

A expansão para Dawn of the Monsters traz uma variedade de novidades para um game que, na minha opinião, já era bem completinho para sua proposta. A novidade que mais chamou minha atenção no entanto foi a adição de um novo personagem jogável chamado “Meteor Temujin”, que é uma clara alusão à séries de Super Sentai, sendo uma espécie de Megazord controlado por quatro pessoas utilizando cores primárias. Ele inclusive, foi o vencedor de uma votação para candidatos à DLC do jogo.

O robozão é divertidíssimo por sinal. E se você era uma criança lá dos anos 90s ou 2000 que acostumada a assistir as séries de Power Rangers — que pasmem, foi a principal inspiração à está nova adição ao elenco de personagens — com certeza vai se sentir muito nostálgico enquanto joga.
A segunda adição notável de Dawn of the Monsters é o Modo Arcade. Em suma, ele nada mais é que um teste de resistência. São 11 fases em que você terá um limite de tempo para derrotar o máximo de inimigos possível até o tempo zerar, tentando pontuar para conseguir um resultado final mais alto.
Ao fim de cada nível, o jogo te dará a opção de escolher um entre três upgrades para equipar, mantendo as coisas justas. Sobre os upgrades, o modo Arcade te dá duas opções, sendo elas: o “Modo Clássico”, onde as melhorias são predeterminadas e o “Modo Rogue”, onde as três melhorias que aparecem no fim das fases sempre serão diferentes em cada tentativa que você fizer, adicionando uma questão de incerteza e estratégia a mais para cada uma das escolhas.

O Modo Arcade é uma adição super divertida e que pode ficar bem intensa, frenética e desafiadora em alguns momentos, criando um modo diferente de se jogar Dawn of the Monsters. Também existe uma tabela de classificação online para você comparar sua pontuação neste modo com a de seus amigos e pessoas ao redor do mundo.

Para além do conteúdo pago
Junto da porção paga da DLC, uma atualização gratuita também foi lançada adicionando novo conteúdo, como 10 desafios novos; um “New Game +” para aqueles que desejam rejogar o game com todas suas melhorias já desbloqueadas; duas novas opções de dificuldade (normal e pesadelo); um sistema de pontuação reformulado; e 50 novas skins para os personagens.
Adições menores, é claro, mas que ainda assim agregam muito valor de replay para Dawn of the Monsters, ainda mais se considerarmos que todas essas adições são completamente gratuitas!

Uma compra certa e acessível para quem amou a porradaria com Kaijus
A porção paga da expansão de Dawn of the Monsters custa apenas R$ 34 na eShop brasileira, um preço bem justo e acessível, fácil de se recomendar para o conteúdo que ela oferece. Minha grande crítica no entanto, é o fato das adições para o conteúdo pago serem tão poucas, se resumindo basicamente ao personagem novo e o modo arcade, mas o baixo preço da justifica essa ausência, assim como as adições feitas gratuitamente.
Se você já havia jogado e gostado de Dawn of the Monsters antes, eu diria que a DLC é uma compra obrigatória, até pelo preço baixo pelo qual ela está sendo oferecida. Para os que não jogaram este charmoso e divertido beat’ em up, o lançamento do conteúdo adicional é uma boa oportunidade para dar uma chance a um bom game com algumas melhorias e goodies.
Prós:
- Novo personagem jogáveis é divertidíssimo de controlar;
- Modo Arcade é empolgante e adiciona fator replay;
- Adições feitas gratuitamente agregam valor ao game;
- Preço justo.
Contras:
- Expansão poderia ter sido mais ambiciosa.
Nota final
8