
Desenvolvedora: syn Sophia
Publicadora: Marvelous/XSEED Games
Data de lançamento: 03 de novembro, 2023
Preço: R$ 249,00
Formato: Digital/Físico
Análise feita no Nintendo Switch com cópia cedida gentilmente pela XSEED Games.
Revisão: Paulo Cézar
Simuladores de design de roupas certamente são algo. Para além daqueles jogos mais simples de browser em que passávamos o tempo vestindo nosso avatar, nos consoles o gênero viu o seu auge na sétima geração de portáteis em uma parceria calorosa entre Nintendo e syn Sophia, que dava frutos a uma tendência que, nos dias atuais, tornou-se apenas doces lembranças do passado.
Nos portáteis de duas telas da Big N nascia Style Savvy — ou Style Boutique para a Europa e Girls Mode para o Japão —, uma série que trazia uma experiência unica de simulação enquanto seguimos caminhos específicos dentro do mundo da moda. O primeiro título foi lançado para DS, com outras três sequências no 3DS. O sucesso comercial de Style Savvy foi modesto, porém notável o suficiente para influenciar o crescimento ainda tímido deste nicho bastante restritivo com derivados de outros estúdios.

Fashion Dreamer por outro lado, surge não apenas como uma continuidade para o legado da syn Sophie no âmbito de jogos Fashion Sim como também uma opção premium nos consoles. Contudo, se esperava de Fashion Dreamer um sucessor espiritual de Style Savvy, pode tirando o cavalinho da chuva, pois aqui a experiência é bastante distinta, sem quaisquer elementos narrativos, com seu apelo girando em torno da simulação e da comunicação em uma espécie de mundo virtual.
Ficou interessado? Não? Bem, finja que ficou e venha descobrir o que há de bom em Fashion Dreamer!
Bem-vindos ao Eve, o metaverso da moda
Fashion Dreamer nos apresente o Eve, um metaverso fashionista que reúne pessoas do mundo inteiro que compartilham seu amor por algo em comum. Crie looks únicos e compartilhe com todos em uma espécie de rede social enquanto ganha curtidas e seguidores, tal como desbloqueia novas peças de roupas e outras features. Uma premissa bastante simples e direta, eu diria.
O jogador irá mergulhar no glamouroso mundo de Fashion Dreamer criando seu Muse, o avatar que o lhe representará no Eve. Você pode inclusive criar mais de um, sendo bastante amplo na customização, contudo, ele ainda se vê um tanto conservador por não ser inclusivo o suficiente à sua proposta. Mas à frente você irá entender.
De todo modo, estou bastante satisfeito com a variedade de elementos customizáveis entregue aqui. Você pode mudar desde a altura, cor de pele, estilo de cabelo e até detalhes mais sutis. Eu, por exemplo, criei um Muse inspirado na Misaka Mikoto, de A Certain Scientific Railgun; o resultado foi bem satisfatório dado aos modelos de traços mais delicados convenientemente visando o público que a syn Sophia quer atrair com este tipo de experiência.
Mas e aí, gostaram da minha Muse? Ficou fofa? Isto é apenas uma pequena amostra do poder de personalização de Fashion Dreamer. Ele é muito bem elaborado neste quesito, porém, claro, como supracitado, perde um pouco de valor por não ser totalmente inclusivo, como por exemplo o fato dele ignorar completamente pessoas mais voluptuosas.
Ademais, apesar de ser um elemento fundamental, é óbvio que a customização é apenas a ponta do iceberg em Fashion Dreamer, portanto, vamos para o próximo tópico abordar sobre o que há de fato a se fazer no mundo de Eve, certo?
O poder da comunicação visual
O Eve possui estações chamadas Cocoon, que são cenários de interação e o HUB World de Fashion Dreamer. Cada Cocoon é dividido em áreas segmentadas, com coisas para se fazer lá como mudar o visual, jogar em máquinas de gacha ou bingo, olhar tendências etc.
A ideia é que você tenha um espaço divertido para encontrar outros Muses e interagir com eles criando looks, no jogo conhecido como “Lookit”. Infelizmente a interação online é totalmente de forma indireta: enquanto estiver conectado à internet, Muses aparecerão no seu Cocoon, e a partir dali existe algumas ferramentas de interação limitada como curtir o Lookit, acessar seu Showroom ou montar um Lookit para ele (e vice versa), que, pasmem, é o que realmente interessa aqui.

Para ser mais prático, cada Muse possui informações específicas que ajudam a definir o estilo que melhor se adéqua a ele. Em minha qqMuse por exemplo, coloquei informações como “verde” sendo minha cor favorita, “fofo” como estilo favorito e “meia-calça/legging” como itens desejados.
Com tais informações, crie um Lookit que melhor cai no gosto do Muse que você está montando o visual. Atente-se às suas preferências, independente se for um Muse de um outro jogador ou NPC. Você verá que acertou em cheio por meio da recepção do Lookit no seu Eve Log. Quanto mais assertivo o conteúdo publicado, mais curtidas e seguidores você ganha.
Você também pode tirar fotos sozinho ou com os Muses que encontra por aí ou elaborar uma única pelo Photo Egg para publicar no Eve Log. Gere muitas curtidas e seguidores e ganhe E-Points para desbloquear novas peças de roupas no “Item Creator”.

Isso mesmo, você não gasta E-Points para comprar roupas, até eu fiquei surpreso com isso de início. É muito fácil adquirir roupas: basta clicar “Like” e ela estará no seu guarda-roupa, ou use seus E-Points para desbloquear roupas no Item Creator. Prático, não?
No Item Creator inclusive, você pode modificar as roupas que possui criando uma variedade exclusiva, alterando a paleta de cores e adicionando sua própria marca para manter os créditos da sua criação. Conforme vai criando roupas, seu Brand Lv aumenta possibilitando desbloquear ainda mais de peças.
Desculpa parecer mecânico demais na escrita, pois um jogo um viés de simulação como Fashion Dreamer precisa ser fundamentalmente didático na explicação para o entendimento geral de seus sistemas. Espero ter sido compreensível até aqui, pois agora iremos para o tópico em que eu irei exaltar suas falhas.
Espera, é só isso?
Espero ter deixado claro os princípios básicos de como funciona Fashion Dreamer. Ele é de fato uma experiência única e divertida, mas infelizmente sua diversão não se delonga tanto como deveria. Eu explico.
Para um jogo de simulação e interação sócia, o loop de gameplay de Fashion Dreamer deveria ser diversificado para que o jogador não enjoe rápido ou se sinta cansado. E é exatamente este o crime que Fashion Dreamer comete, ele falha em prender o jogador.
Depois de passar do tutorial no modo single-player, eu pensei que as coisas ficariam menos monótonas no online, mas o que aconteceu foi que eu apenas mantive minhas atividades do single-player, só que agora sem os NPCs. Claro, é muito mais fácil crescer seu Eve Log jogando online, mas esperava que atividades alternativas e novas maneiras de interação fossem exclusivas no online.

Eu não estou dizendo que o jogo falhou em sua proposta, ele apenas carece de mais de conteúdo para mantê-lo lá. Remodelar roupas, criar Lookits, publicar fotos no Eve Log e de vez em quando brincar no Bingo e no Gacha Machine é tudo de atrativo que você encontrará aqui.

Portanto, jogos como Fashion Dreamer deveriam ter modos alternativos, mesmo que por meio de atualização de pós-lançamento, só que nem um roadmap foi compartilhado pela Marvelous, o que me preocupa em relação ao futuro do jogo, pois eventualmente as pessoas vão parar de entrar por ficarem enjoadas da fórmula.
Uma nova tendência para jogos Fashion Sim?

Fashion Dreamer se beneficia de ser uma das, se não a única experiência de Fashion Sim disponível para consoles e acessível de forma mundial. A ideia de criar um espaço de interação onde criamos e compartilhamos looks e as pessoas do mundo inteiro curtem nossa criatividade é algo sensacional e simplesmente me vi envolvido por isso desde seu anúncio.
De fato ele se manteve dentro das minhas expectativas, mas se é um jogo que não se apoia de elementos narrativos ou não temos outros caminhos para seguir como é em Style Savvy, fica difícil se sustentar com um loop de gameplay que, embora funcional, não mantém o jogador engajado por muito tempo.
Eu realmente torço para o sucesso de Fashion Dreamer, para que jogos Fashion Sim sejam mais recorrentes novamente. O esforço da syn Sophia com este título é notável e a qualidade é evidente, mas por ser um jogo de extremo nicho, é bom que ela trabalhe duro para manter seu público preso nele.
Minha recomendação para Fashion Dreamer é difícil para quem não tem vivência com o gênero, mas para quem gosta de passar horas montando looks e carece de um novo Style Savvy ou similar, ele perfeitamente recomendável, mas com ressalvas.
Prós:
- Estética visual deslumbrante, com modelo dos personagens com traços delicados;
- Amplo catálogo de roupas para desbloquear;
- Muitos elementos de personalização.
Contras:
- Carece de conteúdo;
- Apesar de divertido, loop de gameplay não prende o jogador por tempo suficiente;
- Interação bastante limitada com outros Muses online.
Nota Final
7,5
- Fire Emblem Engage não é “Three Houses 2”, e isso é ótimo! - 23/11/2023
- Hideki Kamiya acredita que, mesmo fora da PlatinumGames, a série Bayonetta ainda continuará viva - 23/11/2023
- Famitsu — 13/11 a 19/11, 2023 | Momotaro Dentetsu World e Super Mario RPG estreiam no topo da lista no varejo japonês - 23/11/2023