Olá caros leitores! Sou eu mais uma vez. Combinei isso com o Thomas, então ele deve voltar a escrever no próximo episódio. Enfim, impressões de Pokémon Horizons, episódio 49, dando continuidade ao treinamento Terastal da criançada, desta vez chegou o momento da Dot.
Claro, como de praxe deixarei as impressões e comentários do episódio passado, que foi bem divertido de acompanhar. Não deixe de ler se você é um daqueles que acompanha nosso resumo com preguiça de assistir o anime (existe alguém assim?).
Estaria Dot preparada para um Face Reveal?
O episódio foi nada mais que uma pré-preparação para teste Terastal de Dot, onde ela irá de enfrentar Iono, a Gym Leader de Levincia, em Paldea, especialista em Pokémon do tipo Elétrico.
Chegando à cidade, Dot, Liko e Roy são recebidos pelos demais Trovonautas, que estão usando o porto de Levincia como uma base de manutenção do Brave Asagi e fazia um tempo que não via a toda turma junta, embora tenha acontecido tudo muito rápido.

Ademais, Iono faz uma aparição repentina para propôr a Dot uma transmissão ao vivo durante o teste Terastal, no qual Gurumin estará desafinado ela para gerar muitas visualizações a seus respectivos canais. Mas antes, um pequeno treinamento onde Dot enfrentará Roy enquanto é filmada sem seu traje de Gurumin — é aí que mora o problema.

Dot sabe lidar bem com as câmeras e com o público quando está fantasiada. Quando sem, escondendo sua verdadeira identidade, ela simplesmente morre de nervosismo e não sabe como reagir. Só que ela jura que, durante a transmissão, tudo vai ficar bem, e pra ter certeza disso, inicia uma Live nas ruas vestida de Gurumin.

A coitada obviamente se mostra apreensiva, forçando um entusiasmo que dá pra sentir de longe. Quaxly e Liko notam na hora e tentam perguntar para Dot se é isso mesmo que ela quer fazer, deixando-a furiosa. As coisas começam a cair por terra quando um Varoom nas proximidades é incomodado e acaba se irritando, levando a fantasia da Gurumin embora.

Agora, Dot precisa resgatar o traje, mas de forma que não pode deixar descobrem que ela é a dona da fantasia, pois assim toda a atenção do público seria voltado a um Face Reveal não intencional. Quaxly então entra em combate contra o Varoom por conta própria pra garantir que isso não aconteça.
Quaxly vs. Varoom: Reforçando que Dot é mais habilidosa que Liko e Roy
Quaxly entra em batalha mas não recebe comandos de seu treinador, que está complemento desorientado tentando esconder o fato de que a fantasia da Gurumin largada na praça é dela. Pra piorar a situação, todos em volta sacam seus Rotom Phones e começam a gravar o embate, tornando as coisas ainda mais difíceis pra Dot.
Só que sem um treinador para orientar, Quaxly esta levando a pior. Liko e Roy até tentam intervir, mas Dot vendo o esforço de seu Pokémon ao tentar preservar sua indentidade, deixa toda a preocupação de lado pra ajudar seu parceiro Pokémon a vencer.

De agora em diante o jogo virou e Quaxly, recebendo os comandos de seu treinador, pressionando o Varoom. Em uma estratégia pra fazer o Pokémon motor se movimentar mais para perto usando o Water Gun, Quaxly consegue a distância adequada para desferir um Low Kick e vencer a batalha.

Com o público maravilhado com a reviravolta, Iono aparece de repente para anunciar que a garota que performou super bem participará de uma Live especial a enfrentando como parte do teste Terastal, resolvendo assim toda a preocupação de Dot ao aparecer nas câmeras sem desconfiarem quem ela é na internet. E a batalha, claro, ficará para o próximo episódio.

Comentários finais
Se por acaso acompanha as impressões de Pokémon Horizons aqui (por que eu estou perguntando isso? Haha), já deve ter lido sobre como eu gosto de Dot como personagem, sendo dentre os três protagonista o meu favorito.
Gosto de como é repleta de nuances que foge do clichê de heróis mirins de Pokémon, sobre como a base de um personagem é ser sempre virtuoso e altruísta. Dot não é assim! Quero dizer, ela não está ali com o papel do herói da trama, mas como alguém normal com preocupações mundanas. Nada tão forçado como determinação de um protagonista shounen (Roy) ou um objetivo incomum como “eu quero entender os sentimentos dos Pokémon” (Liko).

Dito isso, o episódio 49 só mostrou como Dot possui problemas pessoas e comuns do nosso dia a dia. Eu mesmo embora não seja o tipo de pessoa muito tímida não consigo me imaginar aparecendo na internet. Me conhecendo, minha mente ficaria em branco e não sairia uma palavra da minha boca sem ter que gaguejar. Mas superar esse tipo de coisa faz parte da vida de quem quer trabalhar com público e o plot da Dot parece ser sobre ela criar coragem para aparecer e dizer: “EU SOU A GURUMIN.”

Este momento chegará cedo ou tarde, mas quando chegar, tenho certeza que não será um momento forçado pois o desenvolvimento dela vem sendo trabalhado desde de que ela foi introduzida no anime.

