
Pokémon TCG Pocket vem fazendo muito sucesso ao trazer o colecionismo do cardgame dos monstrinhos de bolso para os dispositivos móveis, sendo também uma alternativa ao TCG Live, simulador focado nas batalhas competitivas.
Apesar disto, TCG Pocket possui seu formato de batalhas simplificadas com base no formato padrão do jogo original, o qual já possui um metagame disputado com decks divididos em suas devidas tierlists. Após falar de outras opções, mais uma vez, aqui no NintendoBoy, abordaremos uma alternativa mais lenta, porém forte ao ser emplacada apropriadamente com devida sabedoria de jogo no tabuleiro.
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Este deck não consegue ganhar do deck mais forte do meta atual na Coleção Expansão Genética com frequência, porém consegue ser consistente e derrubar diversos outros. Estamos falando do deck do clássico inicial de grama de Kanto em sua forma final na carta Venusaur ex, vamos entender melhor sobre este baralho?
Decklist

Pokémon
- Bulbasaur x2
- Ivysaur x2
- Venusaur ex x2
- Exeggcute x2
- Exeggutor ex x2
Apoiadores
- Pesquisa de Professor x2
- Erika x2
Itens
- Velocidade X x2
- Poké Bola x2
- Poção
Cartas de destaque


As duas estrelas deste deck florestal são de fato as duas Ultra Raras de Exeggutor e Venusaur; de fato os dois atacantes principais do deck. É importante ter em mente que esta lista visa ter um aspecto mais defensivo do que Pikachu ex e outros concorrentes, visando um ritmo mais lento de jogo.
Primeiramente, é importante ter em mente que, em sua concepção, o conjunto visa montar Venusaur ex para então curar seus danos massivamente com as duas cópias de Erika e as várias poções presentes. É óbvio notar que nosso sapo de Kanto é uma excelente carta para esgotamento de recursos do oponente ao notar seu vasto HP de 190 – muito maior que a gigantesca maioria dos ex mais usados, a qual se faz maior aqui por ser um ex estágio 2 em contrapartida com os 120 HP de Pikachu ex ou os 150 HP de Mewtwo ex – o que o faz um oponente difícil de ser derrubado facilmente.
Apesar de ser um verdadeiro tanque de guerra, ele possui o gigantesco problema de ter um ritmo de jogo mais lento, tanto no ato de se chegar à forma final de Bulbasaur como também ao alto custo de energia para se poder usar seu melhor ataque, o qual, além de dar uma boa quantia de dano, também contribui com a mecânica de cura do deck de 30 de HP.
A princípio, 30 de HP parece pouco, porém, ao notar-se que os pontos de vida das cartas mais fortes do jogo possuem uma proporção menor em comparação ao gigantesco powercreep das ex do TCG padrão (que vezes costumam ultrapassar 300 de HP facilmente em suas formas evoluídas), porém em conjunto com o uso das Poções e Erika tornam a tarefa de derrubar Venusaur ex extremamente difícil.
Explicado o astro do deck, Exeggutor ex vem com o papel de ser uma alternativa para um bom early game no processo de construção de nosso objetivo final citado anteriormente; como uma forte alternativa do mesmo tipo de ataque rápida a qual consegue desempenhar o mesmo papel de desgastar o oponente ao curar danos devido a possuir uma quantia de vida consideravelmente próxima a seu companheiro de equipe, ainda mais sendo estágio 1, mais rápido e mais fácil de ser montado. Além disto, seu ataque consegue ser muito consistente pelo custo de uma energia, ao bater 40 de dano no Pokémon ativo e a possibilidade de aumentar 40 pelo lançar de uma moeda.
Apesar de parecer pouco, é fácil notar que muitos Pokémon básicos do jogo costumam dar de 20 a 30 de dano por uma energia, com raras exceções chegando à 40 sem um custo de perda alto como o próprio Farfetch’d desta mesma expansão, o qual consegue bater este dano com alternativas parecidas por este custo e mesmo dano normalmente sendo estágio 1, como Raticate ou Dodrio.
Este benefício de se atingir o oponente com esta possível quantia de dano maior se dá pela contraparte de que nosso Pokémon coqueiro é uma carta ex, a qual oferecerá dois pontos caso nocauteada. Apesar das consistentes cartas de healing presente no deck contornarem parcialmente o risco e fazerem com que Exeggutor ex seja de longe o melhor e mais consistente para se criar um bom early game para construir um Venusaur até a parte final do jogo.
Além desta questão do ritmo, nos itens, o deck possui um problema em suas formas evoluídas relacionada a seu custo de recuo muito alto em contraparte com tamanha quantia de HP, os quais são parcialmente amenizados pelas duas cópias de Velocidade X. Em um cenário ideal, estas cartas hão de tornar mais flexível a circulação de seus Pokémon em suas formas iniciais, as quais, por possuírem um custo de recuo baixo, não irão desperdiçar sua energia do turno.
Apesar disto, há momentos em que suas possibilidades de cura estarão esgotadas, com Velocidade X amenizando o problema de perda total das energias colocadas em Venusaur ex vendo a necessidade de recuo, cenário que facilmente pode acontecer contra decks com um dano muito acima da média como Mewtwo ex, o qual facilmente repõe suas energias descartadas com Gardevoir, além das possíveis bad matchs contra decks de fogo, muito mais contra Charizard ex do que contra a box de Pokémon de Blaine de fato, a qual consegue ser mais manuseável no controle de danos mesmo com fraqueza em um cenário com muitas cartas de cura presentes e um Venusaur ex montado na parte decisiva do jogo.
Esta questão da energização é essencial levar em conta ao pensar que não possuímos uma carta de Energia Dupla Incolor neste game para diminuir em um turno a questão dos 4 turnos necessários para se montar nosso astro para o ataque, sendo lenta ao levar em conta que Pokémon básicos com alto dano e um viabilidade de energização mais rápida certamente farão parte da elite do jogo, se não em um topo inalcançável de fato no contexto de Dominação Genética. Tudo isto, junto às duas cópias e Poké Bola para buscar básicos e fazer seu setup, inicial.
Alternativas
Antes de mostra-las, é necessário pontuar que estas alternativas possuem uma grande chance de tirar muito da consistência da lista acima, podendo não serem boas opções no quesito do funcionamento do deck.
Peço que leve em conta estas alternativas apenas como ideias diferenciadas, as quais não consigo recomendar como a melhor versão que este deck pode atingir, apesar das ideias abaixo visarem solucionar parcialmente vários dos problemas que citei acima, apesar de que tais poderiam ocupar slots essências de cartas de apoiador e item ou amenizar a força de Exeggutor ex como starter do deck de fato.

A primeira carta é uma cópia do Venusaur padrão, o qual, além de possuir a mesma quantia de vida de Exeggutor ex, apesar de mais fraco, consegue encaiar no contexto do deck perfeitamente como uma opção que entrega apenas um ponto ao oponente, com um ataque que além de possuir o mesmo efeito de seu irmão mais velho, também consegue causar um bom dano, apesar de menor devido ao fato de não ser uma poderosa carta ex.

Seguindo o mesmo padrão da primeira, consigo recomendar o Exeggutor padrão também, que além de encaixar pela mesma razão que um Venusaur de um ponto faz sentido, possui um ataque que pelo mesmo custo, acerta um dano muito similar a seu superior, apesar de seu hp não ser dos melhores infelizmente, consegue aguentar danos de alguns peixes menores que você encontrar na ladder.

Com o intuito de amenizar o problema de energização lenta do deck, 1-1 de Lilligant e sua pré-evolução se faz uma boa opção no quesito aceleração. O que considero uma dificuldade em seu encaixe é o fato de que, por ser estagio 1, há de ocupar 2 slots em uma lista tão fechada em seu design. Consigo recomendar usar 1-1 de Exeggutor, apesar de poder se provar menos consistente e considerar uma alternativa pior do que a lista original como disse anteriormente.
Seu custo de duas energias pode se tornar um problema na questão do setup se você for o jogador a começar a partida, já que o primeiro a jogar não pode energizar o Pokémon, apenas o segundo começa a realizar esta tarefa essencial para o game.

Outra opção é Pinsir, o qual possui um grande fator aleatoriedade que pela quantidade de dano possível e entregar apenas um ponto, pode ser viável arriscar.
Apesar de parecer contraditório o que citei de duas energias anteriormente sobre a Pokémon acima, é essencial entender que o fato da mesma ser estágio 1 torna esta questão um pouco mais problemática do que seria para Pinsir pela barreira que a evolução oferece, apesar de que o primeiro estágio não se faz tão difícil quanto um estágio 2 de fato.O fato de ser um Pokémon básico ajuda a amenizar o problema de encaixar Lilligant, apesar de se fazer uma alternativa de moeda muito mais arriscada que Exeggutor por si só.
É essencial entender que, apesar do TCG padrão não recompensar apropriadamente ataques como este, estes conseguem se encaixar como estratégias viáveis em alguns contextos em TCG Pocket.

Por último uma alternativa citada anteriormente no texto e não tão convencional, nosso querido Farfetch’d. Ele consegue ser um ótimo starter de amaciar HPs maiores com seus 40 de dano base por uma energia incolor, o fazendo viável em diversos decks, além de ser básico de fato.
Ressalto mais uma vez que estas opções podem tirar consistência do deck, e deixo de recomendar Giovanni e Sabrina por haver um espaço muito pequeno para o foco do deck em criar um bom setup e executar a mecânica de cura massiva.
Tome cuidado
Considero as duas maiores ameaças deste deck baralhos de fogo e Mewtwo. O baralho de fogo mais consistente é Blaine com Ninetales e Cia, os quais entregam um ponto e conseguem causar um ótimo dano por um custo relativamente baixo.

Além deste, apesar de não se tratar de sua fraqueza, Mewtwo consegue ser um grande perigo devido a seu dano ser massivo e de fácil reposição de energia, tornando um pouco mais difícil o processo de cura, apesar de ser uma match possível de vencer.
Outro problema se trata de que decks mais rápidos conseguem ser um problema ao early game de Venusaur, com a presença de Exeggutor amenizando isto.
