Pokémon TCG Pocket vem fazendo muito sucesso desde seu lançamento onde, apesar de seu aspecto colecionista, já está criando um cenário competitivo, com muitos torneios acontecendo no Brasil e no mundo.
Oferecendo um sistema de batalha simplificado em relação ao TCG original, o mobage serve como uma boa porta de entrada para quem se interessa pelo cardgame dos monstrinhos de bolso. Com isto em mente, nós, do NintendoBoy, continuamos a mostrar a variedade de decks sendo utilizados no game.
Com os recentes torneios, cartas esquecidas vem ganhando força e o metagame mudando, criando a possibilidade de várias hot techs novas surgirem para os decks que mostramos aqui. Mas apesar desta possibilidade, a essência do game é a mesma, com muito da estrutura destes decks competitivos sendo consistentemente parecidas, apesar de tudo.
Após falarmos do deck de Pikachu ex e seus colegas (além de suas variações de estratégias), neste artigo, falaremos de um dos únicos (se não o único) que por padrão compartilha a Tier S dos decks competitivos de Dominação Genética: Mewtwo ex com Gardevoir.
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Neste artigo, iremos te explicar tudo o que você precisa saber sobre a mecânica de Mewtwo ex e como utilizá-lo contra os mais diversos Pokémon do metagame.
Decklist
Pokémon
- Mewtwo ex x2
- Ralts x2
- Kirlia x2
- Gardevoir x2
Apoiadores
- Pesquisa de Professor x2
- Giovanni x2
- Sabrina x1
Itens
- Velocidade X x2
- Poké Bola x2
- Poção x2
- Cartão Vermelho x1
Cartas em destaque
Primeiramente, vamos explorar o que faz Mewtwo ex ser um dos Pokémon ex mais utilizados, junto com Pikachu.
Mewtwo ex não é tão rápido de se montar quanto o rato elétrico, porém, compartilha a similaridade de ser um Pokémon básico o qual consegue aplicar uma quantidade de dano absurda, que possivelmente nocauteia qualquer básico ex e a gigantesca maioria das Pokémon de estágio 1, com muito deste problema podendo ser resolvido com o uso de Giovanni.
Para se sobreviver aos ataques de Mewtwo, um Pokémon ex tem que estar no limiar de PV que os estágio 2 costumam atingir, por volta dos 180 e 190, normalmente oferecidos pelas formas finais dos iniciais de Kanto nesta coleção. Além disso, o PV de Mewtwo o faz muito resistente para um early game, dificultando de ser nocauteado facilmente com o grande uso de Poções no deck, prática presente na estrutura de todos os decks do metagame atual.
Os seus 150 de dano não se tornam tão custosos apesar do fato de quatro energias parecerem um custo alto para sua execução, que é o que leva a conversa para a segunda carta em destaque, a qual não é possível utilizar Mewtwo de maneira apropriada sem a mesma: Gardevoir. Sua habilidade permite que se puxe uma energia da zona para o Pokémon ativo, basicamente sendo uma energização extra em seu turno, casando perfeitamente com o ataque do Pokémon experimento.
Gardevoir possui um PV muito bom para resistir à snipes de dano no banco de Zebstrika e Greninja, sendo uma engine tão difícil de nocautear, a qual normalmente compensa muito mais dedicar estes pingos de dano a Mewtwo por si só por parte do oponente. Seu custo de recuo normalmente consegue ser contornado por sua habilidade por si só, o que sim, a torna uma carta extremamente forte. Seu único problema é o que cria a exata única fraqueza do deck e a exata provável única situação que o fará perder inclusive para Pikachu: Sua velocidade.
Não se engane, há decks muito mais lentos e muito utilizados como Venusaur ex que costuma virar jogos no late game, até destruindo Mewtwo muitas vezes, e outros de estágio que, fluindo em seu máximo potencial, conseguem um nocaute certo no grande PV para padrão de ex básico do clone de Mew, como Charizard ex — o problema é que mesmo com as duas cópias de Kirlia e Gardevoir, o fator aleatoriedade dos draws, mesmo com as duas cópias de Pesquisa de Professor, não trazem as evoluções de Ralts a tempo do setup do oponente, o que pode dificultar um pouco contra decks mais velozes ou mais resistentes.
Em minha experiência, como ávido jogador de Pikachu ex, sempre que meu oponente de Mewtwo montava Gardevoir contra meu deck elétrico eu facilmente perdia, principalmente com as duas poções ajudando muito Mewtwo a resistir aos ataques. Então sim, é fácil dizer que a grande fraqueza de Mewtwo está longe de ser seu dano, seu PV ou a consistência de sua carta, mas sim a possibilidade de demora ou ausência de se conseguir colocar em jogo uma Gardevoir entre um early e midgame, sendo esta exata situação o que costuma fazer Pikachu vencer de seu rival na mesma tier devido a sua velocidade.
Mewtwo consegue se sair muito bem mesmo contra decks que causam um dano considerável. A Aqua-box de Articuno com Misty e Starmie ex não costuma vencer deste deck, com situações desta sendo mais frequentes apenas contra a variação que utiliza de Greninja para ajudar a fechar o dano.
Dentre estes vários fatores, considero Pikachu ex, Mewtw ex o e Charizard ex os melhores decks do formato, com Mewtwo sendo muito versátil em relação à diversas match-ups devido a todos estes fatores citados neste artigo.
Alternativas
A primeira opção seria o “Baby Mewtwo”, o qual além de possuir um ataque muito similar em dano e custo a ex, por uma quantia pouco menor de dano, consegue causar um grande estrago oferecendo apenas 1 Ponto.
Além deste fator, ele não só consegue nocautear Pikachu ex com um só ataque, como vários outros com PV um pouco maior com Giovanni como Zapdos ex. Por mais estranho que pareça, este Mewtwo também é usado em muitos decks de setup como um básico de 1 Ponto para aguentar dano até que um estágio 2 esteja completo para a batalha.
O próximo muito mais usado do que se imagina seria Golurk, que além de oferecer 1 Ponto e ter a mesma quantia de PV que básicos ex como Articuno, oferece um ataque que, apesar de ser por moeda, vale a risco para muitas pessoas, ao causar 100 de dano para cada cara.
É essencial entender que Pokémon TCG Pocket com um ambiente muito mais favorável para Pokémon com ataques deste tipo do que o cardgame original até certo ponto, apesar de ser inegável que grandes danos sem riscos deste tipo realmente serão melhores para seu jogo.
A próxima carta seria Jinx, a qual com duas energias causa 30 mais 20 de dano para cada energia ligada aos Pokémon oponente.
Além de oferecer 1 Ponto, consegue causar um bom estrago em vários Pokémon do meta que utilizam muitas energias, Como Charizard, Venusaur, Zapdos etc… Também, seu custo de recuo baixo a faz fácil de remanejar na mesa por meio de Velocidade X.
Uma hot tech um pouco diferenciada que também é muito usada como um Pokémon de 1 ponto para aguentar dano até o Setup, é Kangaskhan.
Apesar de seu custo de recuo pesado, seu ataque por umas energia consegue amaciar o terreno para maiores danos em maiores PVs (apesar de Mewtwo se encaixar nisto em poucas situações). Além disto, consegue ganhar um tempo considerável para montar uma Gardy, amenizando parcialmente o problema citado acima.
Por último e menos convencional, uma das únicas maneiras alternativas de se conseguir draw power além de Pesquisa de Professor é Meowth com seu ataque para comprar uma carta.
Apesar de usado, pessoalmente vejo que ocupa um espaço no deck devido ao fato que em situações práticas, um turno que você deixa de energizar um atacante em um meta lento como este, te coloca atrás de seu oponente muitas vezes.
Tome cuidado
Se há uma situação à parte que pode acabar com Mewtwo ex são os decks do tipo Noturno, os quais oferecem apenas um ponto e causam um bom dano. Os mais fortes destes são Nidoking com Nidoqueen e Weezing com Muk e Arbok.
Apesar disto, há outros decks do meta que conseguem destruir Mewtwo se setados com uma rapidez imensa como Charizard principalmente. Apesar disto, fique tranquilo, Mewtwo não é um dos melhores decks do formato por acaso, tem grandes chances contra qualquer baralho, apesar destes em especial.