Skip to content
  • Twitter
  • Facebook
  • Instagram
  • Youtube
  • Spotify
NintendoBoy

NintendoBoy

Niche Games on Nintendo Consoles

  • Notícias
    • Indústria
      • Nintendo Switch
    • Entretenimento
    • Nintendo 3DS
    • Wii U
    • Mobile
  • Artigos
    • Entrevistas
  • Review
    • Preview
  • Guias
  • Listas
  • RetroBoy
    • ArchiveBoy
  • TCG
  • Entretenimento
    • Filmes
    • Anime
  • Redação
    • FALE CONOSCO
    • Portfólio
  • Anime
  • Original

Pokémon Horizons — Episódio 76 | Uma crítica ao jornalismo sensacionalista?

Marcos Vinícius 08/12/2024

Olá, pessoal! Mais uma semana, mais um episódio de Pokémon Horizons para o NintendoBoy resumir e opinar. Este que, desta vez, apresenta um tema interessante sobre o jornalismo sensacionalista, mas que não é diretamente uma crítica à este viés editorial.

“Entao isto é um filler?” Sim e não. É mais um daqueles episódios que no final dão um gancho para o próximo passo dos eventos principais, mas juro que não foi tão ruim quanto eu imaginava.

Leia também:

Pokémon Horizons — Episódio 75 | A origem dos Explorers e o desastre no paraíso

Acreditar ou não depende de você

O objetivo dos Trovonautas segue sendo encontrar os últimos dos Seis Heróis de Lucius, Entei e Rayquaza Preto, para assim seguirem para Rukua. O Entei, agora o alvo dos nossos viajantes, segue sem pistas de seu paradeiro, mas existe alguém que pode ajudá-los.

Este alguém é Sohdayo, um ex-Trovonauta que agora segue com sua carreira de “Jornalista Pokémon”, conhecido por escrever artigos em uma revista de ocultismo que Dot acompanha assiduamente. Mas parece que Sohdayo não possui uma boa reputação entre os amigos.

Acontece que, Sohdayo é o que podemos chamar de jornalismo sensacionalista em sua forma física. Ou seja, ele exagera, mas sem mentir, afim de gerar interesse dos leitores por mais sacana que seja o método. Eu particularmente não gosto desta maneira de passa informação, e isso se reflete diretamente no NintendoBoy como alguns leitores de longa data puderam notar.

Enfim, uma curiosidade interessante é que “Sohdayo”, como é chamado o antagonista do episódio, nada mais é que uma brincadeira para o homófono japonês “Sō da yo!”, que é uma afirmação como por exemplo, “isso mesmo” ou “está certo”. E este rapaz curiosamente possui um Wynaut, cujo seu nome é uma brincadeira para “Why Not” (por que não?). No japonês, Wynaut se chama Sohnano, um homófono para a frase “Sō na no?” em japonês. Muito obrigado, Sopa de Grookie!

Para que este contexto? O episódio o tempo inteiro brinca com tais nomes sempre que Sohdayo conta alguma informação factual, mas sendo exagerado, assim gerando dúvidas genuínas a Liko, Roy e Dot que passam a averiguar tais fatos com os membros dos Trovonautas. Inclusive, parece que dentre os Trovonautas, Mollie é a que mais se incomoda com ele por ter “sido enganada” inúmeras vezes pelas informações de Sohdayo.

Mollie adotava um estilo mais “meigo” no passado, o que contrasta com seu jeito mais “punk” atual.

O mistério do lago na savana

Mas claro, o cerne do episódio foi o fato de que, Farigiraf estão enfurecidas com àqueles que chegam perto de um lago quase seco, disputando seu território com uma Spathra. Sohdayo descreve a situação como “A maldição da savana” enquanto busca por um furo de reportagem, a princípio sendo o motivo dele estar vagando pela região. Aqui, ele mostra nunca foi mal intencionado, só estava apurando os fatos para colocar em seu próximo artigo.

Mas o motivo era óbvio: o lago secou devido a um deslizamento de rochas. Neste caso, bastava com que a grande rocha que fechava a passagem de fosse removida, assim fazendo com que a água voltasse a correr e acabando com o mau-humor das Farigiraf e da Spathra. Isso foi resolvido graças a cooperação de Liko e seus amigos, que ali aprendem que de fato, Sohdayo nunca esteve mentindo.

Entendendo como é o modus operandi ex-Trovonauta, todos agora perguntam sobre o Entei, se por acaso Sohdayo tem informações sobre o paradeiro da Besta Lendária. Ele responde que possui informações dele estar em Johno, mais precisamente em Olivine City, vocês sabem, a cidade portuária onde fica a Gym Leader Jasmine e o Ampharos do farol.

O objetivo dos Trovonautas agora é ir para Johto em busca do Entei de Lucius. Embora seja uma região nostálgica, eu duvido que veremos personagens dos jogos lá.

  • Sobre
  • Últimos Posts
Marcos Vinícius
Marcos Vinícius
Fã de JRPG e weeb nas horas vagas.
Marcos Vinícius
Últimos posts por Marcos Vinícius (exibir todos)
  • FANTASY LIFE i: The Girl Who Steals Time supera 1.5 milhão de cópias vendidas - 29/12/2025
  • Precisamos mesmo? Um port ou atualização de Pikmin 3 Deluxe para Switch 2 parece estar acontecendo - 28/12/2025
  • NBoy Awards 2025: Vote nos indicados ao melhor jogo do ano - 27/12/2025

Post navigation

Previous Lançamentos em Mídia Física da Semana — 9/12 a 13/12 | FAIRY TAIL 2, Mystery Walk e mais
Next Demon Slayer -Kimetsu no Yaiba- The Hinokami Chronicles 2 é anunciado para Switch

Relacionado

Os vencedores do NBoy Awards 2025
  • Original

Os vencedores do NBoy Awards 2025

31/12/2025
Pokémon Horizons: Rising Again — Episódio 122 | Pô, Friede, dava sim pra ter mandado um zap
  • Anime

Pokémon Horizons: Rising Again — Episódio 122 | Pô, Friede, dava sim pra ter mandado um zap

21/12/2025
Pokémon Horizons: Rising Again — Episódio 121 | O emocionante retorno de Friede, que só tirou um sabático no espaço sideral
  • Anime

Pokémon Horizons: Rising Again — Episódio 121 | O emocionante retorno de Friede, que só tirou um sabático no espaço sideral

14/12/2025
  • Twitter
  • Facebook
  • Instagram
  • Youtube
  • Spotify
Copyright © All rights reserved. | DarkNews by AF themes.