Desenvolvedora: Imagineer
Publicadora: Nintendo
Gênero: Treino, Esporte, ritmo
Data de lançamento: 5 de dezembro de 2024
Preço: R$ 249,00
Formato: Físico/Digital
Análise feita no Nintendo Switch com cópia fornecida gentilmente pela Nintendo
Revisão: Marcos Vinícius
Quatro anos após seu último título principal, Fitness Boxing 3: Your Personal Trainer chega com a missão de continuar a exercitar os donos de Nintendo Switch. Sendo mais uma opção que visa a saúde de seus fãs, o jogo deve continuar com o trabalho árduo de se destacar entre os rivais.
Continuando sua série de exercícios

Fitness Boxing 3: Your Personal Trainer é, como o próprio nome sugere, um jogo cujo objetivo é entrar em forma treinando com exercícios. O título em si é focado em movimentos similares aos encontrados no Boxe, com ações como socos diretos, jabs, cotoveladas e outros.
Esta fórmula se faz presente na série desde o seu primeiro jogo e ela tem sido um sucesso. Além dos três títulos principais da franquia, também temos dois spin-offs crossovers com IP’s famosas no Japão, Fist of the North Star e Hatsune Miku, este último tendo sido lançado no Ocidente neste ano.
Leia também:
Obviamente quando se tem muitos títulos semelhantes é comum notarmos uma repetição, que pode acabar servindo como uma negativa. Para que adquirir um título mais recente, se já tenho outro que faz as mesmas coisas? No caso de Fitness Boxing, a situação é ainda mais específica, por se tratar de um título cujo objetivo é ajudar seus jogadores a se exercitarem e as limitações que existem com o que é oferecido pelo jogo.

Querendo ou não, jogos de exercícios limitam bastante o que pode ser oferecido em sua premissa. Geralmente temos a adição de um acessório, que permite que mais opções de exercícios sejam capazes de serem realizados e ainda recompensar os jogadores com pontos dentro do jogo. A série Fitness Boxing, por outro lado, limita-se apenas a utilizar os Joy-Cons, fazendo assim com que os focos de seus exercícios seja bem mais específico
O que quero dizer com isso é simples. Fitness Boxing 3: Your Personal Trainer é apenas mais do mesmo, sendo bastante similar a vários outros títulos do gênero na plataforma. Existem muitas poucas novidades aqui que o diferenciam dos jogos passados ou até mesmo de outras experiências. Ele é repetitivo e não inova em nada quando o quesito é exercitar de uma nova maneira.
Um, dois, um, dois

Assim como em outros jogos do gênero, Fitness Boxing 3: Your Personal Trainer busca fazer com que seus jogadores se exercitem por um período de tempo específico. O título possui todas as singularidades de uma experiência gamística, oferecendo pontuações, rankings e outras coisas mais virtuais, mas sempre com o objetivo de fazer com que o jogador mantenha seu ritmo diário.
Como mencionado anteriormente, os exercícios disponíveis são todos focados especialmente na parte de cima do corpo, com socos e outros movimentos abdominais. Há muita repetição, uma vez que existem poucas variações, contudo, são todos exercícios simples que ajudam bastante a queimar algumas calorias.
As novidades de Fitness Boxing 3: Your Personal Trainer são dois modos adicionais de se exercitar. O primeiro é o Sit Fit Boxing, que como o nome sugere, muda um pouco as coisas em relação ao modo normal de jogo. O Sit Fit Boxing coloca os jogadores para se exercitarem sentados, reduzindo as opções de exercícios e a intensidade, sendo perfeito para aqueles que não estão acostumados a se exercitar, ou estão cansados após um longo dia.

O segundo modo é o Mitt Drills, onde o jogador é livre para praticar seus socos com seu instrutor favorito sem precisar se preocupar com o ritmo. De uma forma, os dois novos modos funcionam como uma forma mais acessível para que novos jogadores possam aproveitar o título e até ajudam aqueles que querem algo mais tranquilo ou precisam se readaptar após ficarem longe dos jogos de exercícios por um tempo.
O modo principal ainda está aqui e com poucas mudanças. Ele ainda segue a tendência de precisar realizar as ações certas no ritmo correto para conseguir ganhar pontos. Agora, o instrutor pode recomendar exercícios adicionais e é até possível decidir se quer fazer uma sessão mais curta ou mais longa.
Um ginásio virtual todo seu

A apresentação de Fitness Boxing 3: Your Personal Trainer segue o tradicional modelo dos jogos do gênero. Temos opções de diferentes instrutores, que aqui podem ser personalizados a seu gosto, incluindo o retorno de alguns dos títulos anteriores, além de novatos. Cada um possui seus próprios estilos e afinidades com certos exercícios e podemos conhecê-los melhor ao completar certos desafios individuais. Apesar de não ser complexo como uma visual novel, a interação com os instrutores é legal e tudo pode ser aproveitado até por aqueles que não conhecem inglês, visto que o título está disponível em Português do Brasil.
Para ajudar a imergir o jogador nos exercícios, o título apresenta cenários distintos que funcionam como uma academia virtual. Desde locais mais comuns como ginásios e outros mais parecidos com baladas virtuais, visualmente Fitness Boxing 3: Your Personal Trainer dá um show com seus detalhes.
Como este é um jogo que utiliza de ritmo para seus exercícios, a parte sonora também não deixa nada a desejar. Existe uma boa seleção de músicas aqui para animar seus exercícios, incluindo trilhas originais e outras licenciadas. As licenciadas precisam ser desbloqueadas primeiro, com moedas adquiridas ao completar exercícios, e entre as músicas temos canções mais atuais, assim como clássicos de décadas passadas, como Take on Me.
Hora de descansar

Apesar de ter mencionado algumas ressalvas, Fitness Boxing 3: Your Personal Trainer é uma excelente pedida para quem quer perder uns quilinhos enquanto aproveita o seu Switch. O título tem exercícios fáceis de se realizar e ótimas opções de acessibilidade para quem está fora do ritmo ou quer fazer algo mais tranquilo e sem stress.
Pode ser um pouco difícil adquiri-lo se já possui algum dos antigos, já que as novidades são mínimas. Um pouco de incentivo seria seu preço reduzido, porém, mesmo para aqueles que já estão se exercitando em títulos anteriores, a nova experiência vale a pena, seja para descobrir suas novidades ou apenas para introduzi-lo a um amigo ou familiar que talvez só queria algo mais leve antes de entrar de cabeça no mundo fitness.
Prós
- Novos modos de jogo são perfeitos para quem não está acostumado a exercícios;
- Boa lista de músicas para animar seus exercícios;
- Disponível em Português do Brasil.
Contras:
- Poucas novidades em relação a títulos passados;
- Lista de exercícios pode se tornar repetitivo bem rápido.
Nota Final:
7,5

