
Desenvolvedora: SOFTSTAR ENTERTAINMENT, Noisy Fish
Publicadora: Game Source Entertainment
Gênero: Dating Sim, BL
Data de lançamento: 30 de dezembro de 2024
Preço: R$ 161,99
Formato: Digital
Análise feita no Nintendo Switch com cópia fornecida gentilmente pela Game Source Entertainment.
Revisão: Marcos Vinícius
Vindo de uma grande série de Otome Games é um grande prazer fazer minha estreia oficial aqui no NintendoBoy com um jogo BL com um título tão cativante e interessante!
Para àqueles que não estão familiarizados, a sigla BL, como irei continuar usando, significa “Boys Love”, e serve de forma bem objetiva para rotular obras que contém conteúdo romântico ou sexual entre dois rapazes, de forma bastante objetiva, é um jogo Gay.
Fugindo da sua Visual Novel tradicional, Voice Love On Air também é um Dating Sim com o tema dublagem, com necessidade de administração de status e trabalhos para alcançar seus objetivos no jogo que, de certa forma, vão além do romance. Mas sem colocar os pés na frente das mãos, vamos começar do básico.
Rumo à falência um milagre acontece
Aki é um jovem diretor de dublagem que acabou financeiramente enrolado e leva seu estúdio até a beira da falência. Sem opções, ele acaba por aceitar uma série de trabalhos de dublagem que envolvem a produção de dramas de aúdio, uma espécie de novela de rádio, e é claro que esses áudio drama são BL.

Uma mídia BL sobre a produção de mídia BL é sempre bem-vinda, eu particularmente sou bastante afeiçoado por essa abordagem mais meta, mas de certa forma esperava que o jogo fosse um pouco mais ousado pegando essa premissa de frente. Voice Love On Air, contudo, não tem medo de ser BL, e nem caí em tropos cansativos de obras tipicamente queer, mas ele acaba sendo um pouco tímido no passo desses romances e na ausência de qualquer tipo de cena mais sexual (por motivos óbvios).

Mas isso não é de jeito nenhum um demérito, o jogo — pelo menos a versão de Switch — é leve e resoluto para tratar de questões de sexualidade, o que pode ser uma ótima porta de entrada ou até mesmo algo refrescante para quem já está bem acostumado com BL no geral.
Amor e trabalho, uma combinação de ouro
Aqui, em geral, as opções românticas são os outros VA (Voice Actors) que são dirigidos pelo Aki; temos um total de 4 rotas sendo que uma delas só fica disponível em sua segunda jogatina.

Junichi (CV: Naoto Sankucyuari) — Meu favorito. Ele é um aspirante a Idol que é na verdade um verdadeiro fã de BL vivendo o sonho. Acho tanto a premissa do personagem como a execução muito divertidos.

Wesley (CV: HiiragiSanta) — Um dublador veterano e intransigente que se encontra em um lugar decadente na carreira devido a sua postura.

Ryousei (CV: Aoume Yukke) — Trabalhador honesto. Topa qualquer tipo de trabalho e pega turnos extras de dublagem para ajudar nas contas de hospital da irmã. Como é de se esperar, esse tropo nos entrega um cara um pouco mais sério por fora mas extremamente sensível por dentro.

Yuki (CV: Rokudo Hajime) — O amigo de infância de Aki que só vira uma opção romântica na segunda rota. Ele é um ex-dublador que deixou a indústria no passado mas voltou para ajudar Aki dadas as circunstâncias.
O jogo ainda nos dá outras rotas de amizade com alguns personagens extras, o que achei uma ideia bem legal. Mas nem só de romance vivem os dubladores.
Gerencie suas chances no amor
Embora seja um Dating Sim, Voice Love on Air é primariamente um jogo de gerenciamento, eu diria. Passamos bastante tempo tomando decisões e executando mini-games nele. Temos alguns tipos de decisões para controlar, como os status que pretendemos upar em cada dublador e depois quem queremos elencar para cada papel. Além disso, temos um mini-game bastante divertido sobre como dirigir essas dublagens.

Embora exista um fator sorte — ou pelo menos eu não entendi como garantir a eficiência, no comportamento dos atores que é um pouco indesejável —, esses ainda são bons momentos da jogatina. A unica questão que eu tive com esse aspecto como um todo é que dado o tamanho extenso de cada rota, e a quantidade de vezes que executamos cada um desses passos, a experiência pode ficar um pouco mais arrastada do que o ideal. Mas tudo isso compensa com os pontos fortes dessa aventura.

O valor de produção
Tanto a história minuciosamente bem escrita e de aquecer o coração, quanto as artes estão no auge desse tipo de gênero. Dado que muitas vezes jogos BL acabam recebendo menos orçamento e atenção, Voice Love On Air está aí para mostrar que esse gênero em ascensão veio para ficar, e que o BL deve se não já alcançou o patamar de produção dos Otome Games.

E eu digo isso como um grande fã dos dois que acha que devemos prestigiar o crescimento destes gêneros que alguns anos atrás nem mesmo sonhávamos em ter por meio oficiais e que sabe o valor de cada vez mais ter esse tipo de história com cada vez mais espaço nas prateleiras digitais aqui no Ocidente. A dublagem, quando tem, também está a altura de um jogo que fala sobre dublagem, e ainda bem, pois caso não estivesse essa seria a pior das irônias.
Mas no geral, o jogo sabe a que veio e consegue muito bem imprimir sua vibe acolhedora em toda sua direção de arte, mas sem perder o peso que é necessário quando ele quer ser mais dramático, o que é um erro comum.
Ouça a voz do coração

Voice Love On Air é um excelente dating sim, com conteúdo extenso e diverso, 4 caras romanceavéis bem cativantes e gimmicks muito divertidas. Caso você queira uma história mais leve desse gênero ou goste das mecânicas de gerenciamento, eu recomendo facilmente essa história.
Com uma vibe bem encantadora e um loop divertido, o único ponto fraco é o tamanho um pouco excessivo. Mas quando ouvimos a voz do nosso coração e nos entregamos para o amor, um pouco de paciência é a chave para uma relação saudável.
Pros:
- Gerenciamento divertido;
- Visualmente muito bonito;
- Jogo bem escrito.
Contras:
- Um pouco repetitivo.
Nota
9
- Review | The Hundred Line -Last Defense Academy- - 22/04/2025
- Preview | The Hundred Line -Last Defense Academy- - 06/04/2025
- Review | Voice Love On Air - 06/02/2025