Satoru Iwata infelizmente deixou o mundo em 2015, tendo o Nintendo Switch como sua última participação direta em um hardware da Nintendo. No entanto, mesmo que já tenha falecido, o legado do ex-presidente da companhia e criador de jogos de alguma forma teve alguma influência sobre o Switch 2.
Leia também:
Em entrevista à IGN, Kouchi Kawamoto e Takuhiro Dohta do Departamento de Planejamento e Desenvolvimento de Entretenimento da Nintendo, junto ao Tetsuya Sasaki da Divisão de Desenvolvimento de Tecnologia Nintendo, falaram sobre como Satoru Iwata impactou o desenvolvimento do Switch 2, citando o Joy-COn 2 com conexão magnética ao console como exemplo:

Há vários aspectos, mas o que me vem à mente (em termos do impacto de Iwata no Switch 2), primeiro é o conector magnético. Originalmente, não o adotamos para o Nintendo Switch porque não era tão seguro quanto gostaríamos. No entanto, colocamos muito esforço nesse aspecto e isso se concretizou. Foram as preocupações do Sr. Iwata sobre os ímãs que fizeram com que isso não se concretizasse [para o Switch original]. Então, ser capaz de realmente abordar todos os problemas e criar algo que provavelmente atenderia aos seus padrões é comovente e significativo.

