Skip to content
  • Twitter
  • Facebook
  • Instagram
  • Youtube
  • Spotify
NintendoBoy

NintendoBoy

Niche Games on Nintendo Consoles

  • Notícias
    • Indústria
      • Nintendo Switch
    • Entretenimento
    • Nintendo 3DS
    • Wii U
    • Mobile
  • Artigos
    • Entrevistas
  • Review
    • Preview
  • Guias
  • Listas
  • RetroBoy
  • TCG
  • Entretenimento
    • Filmes
    • Anime
  • Redação
    • FALE CONOSCO
    • Portfólio
  • Entrevistas

Entrevista: Country Manager de Pokémon GO comenta a temporada de “Dias Deslumbrantes”, faz teaser de Pokémon que estão por vir no mobage, e mais

Gabriel Marçal 02/07/2025

Revisão: Davi Sousa

É com imenso prazer que a equipe NintendoBoy teve a oportunidade de entrevistar novamente Eric Araki, o Country Manager de Pokémon GO no Brasil, durante a ultima Pokémon GO Fest 2025: Global que aconteceu entre os dias 28 e 29 de junho, em São Paulo.

Acompanhem a agradável conversa que discutae as novidades mais recentes e futuras relativas a Pokémon GO.

Sumário

Eric Araki

Country Manager de Pokémon GO no Brasil. Possui mais de 26 anos trabalhando com games. É um dos principais nomes quando o assunto é Pokémon no Brasil, tendo sido o ex-editor-chefe da revista Pokémon Club. Também foi um dos redatores da finada Nintendo World.


Gabriel Marçal

Redator veterano no NintendoBoy, fã de Pokémon.

Primeiramente, gostaria de agradecer novamente pela oportunidade de estar entrevistando você, que é um cara importante da equipe do Pokémon GO, que está sempre em parceria com a gente. Muito obrigado por essa oportunidade!

Eric Araki: Eu que agradeço, Gabriel.

Beleza. Vamos lá! Pra começo de conversa, acabamos de começar a temporada “Dias Deslumbrantes”, certo? O que podemos esperar de legal dessa temporada que começou agora, dia 3 de junho?

Eric Araki: O que eu posso dizer…

Gabriel Marçal: Tudo! Diga tudo!

Eric Araki: Sem dar muitos spoilers, dizem que antes da tempestade vem a bonança, certo? Então podemos dizer que os Dias Deslumbrantes vão ser muito calmos e muito divertidos com muitos lançamentos e coisas legais, mas vem aí algo muito… aterrador!

Perfeito. Nesse evento, pela primeira vez, os treinadores podem transformar Zacian e Zamazenta nas suas formas coroadas. Como funciona e quais os benefícios dessas formas?

Eric Araki: Zacian e Zamazenta, eles são Pokémon que são muito queridos, mas a versão que todo mundo gosta é a versão coroada deles. A versão “Herói de Muitas Batalhas” é divertida, mas enfim, não tem todo o potencial deles e todo mundo que jogou Pokémon Sword e Shield gosta muito deles e é muito legal vê-los em Pokémon GO. Eles chegando na forma coroada e o método de conseguir fazer isso é muito semelhante ao que a gente já teve em alguns outros Pokémon. É semelhante ao que a gente teve da fusão do Necrozma com o Solgaleo ou com a Lunala: você precisa juntar energias e você os transforma na versão coroada. Você também ganha dois golpes específicos, certo, os golpes assinatura, são dois golpes que também têm efeitos de aventura. Zamazenta por exemplo, aumenta a defesa dos Pokémon, enquanto o Zacian aumenta o ataque.

Uma coisa legal deles, na lore desses Pokémon, é que eles eram os Pokémon que salvaram os treinadores na região de Galar quando os Gigamax e os Dinamax saíram do controle. Você pode utilizá-los nas batalhas Dinamax e Gigamax.

E falando nas batalhas Gigamax e Dinamax, quais os próximos Pokémon que a gente pode ver disponível nesse modelo de batalha?

Eric Araki: Olha… eu não posso dar muitos spoilers, mas é muito legal que o encerramento dos Dias Deslumbrantes vai trazer exatamente o fechamento dessa primeira leva dos Pokémon Gigamax e Dinamax. Ele vai ser o encerramento derradeiro e muito especial, e as pessoas vão ter a oportunidade de enfrentar o maior desafio dos Pokémon Gigamax até agora.

Nós tivemos o lançamento da função de Agenda de Confirmação. A gente vê de fora essa função e ela é legal, pois permite uma articulação melhor da comunidade. Que respaldo vocês perceberam da comunidade e no engajamento com essa função?

Eric Araki: As pessoas tão começando a utilizar ela [Agenda de Confirmação], tão utilizando mais constantemente, mas a gente está de olho no feedback da comunidade. A coisa que a gente mais ouve é por que isso não pode ser feito nas batalhas de Gigamax, e Dinamax. Já estamos de olho nisso e teremos novidades em breve.

Gabriel Marçal: Ah, muito legal!

A gente viu que, junto com os Dias Deslumbrantes, vão chegar os novos Pokémon de Hisui e Galar. Tem alguma palhinha pra gente de quem tá por vir?

Eric Araki: Eu posso dizer que uma “mão do destino está chegando”, mas outros Pokémon muito legais estão também chegando e um dos meus favoritos, inclusive, é um Pokémon que vai ser anunciado em breve. Eu posso dar uma dica que ele tem 2 formas e enfim… é isso.

Gabriel Marçal: Vem aí!

Agora, dia de 06 de julho, é o aniversário de Pokémon GO. O que que a gente pode esperar do aniversário?

Eric Araki: Ah, quem poderia imaginar, né? 9 anos de Pokémon GO, muita gente começou a jogar ainda criancinha e hoje tá aí se formando. Estamos preparando muitas celebrações. Podemos esperar por mais Pokémon vestidos com chapeuzinho de festa, mais bônus, mais Ultradesbloqueios, e coisas legais por vir.

No começo de junho, tivemos o evento temático de Festa Junina trazendo o Snorlax com chapeuzinho de cowboy. É a coisa mais fofa. Achamos muito legal ver essa proximidade do Pokémon GO com o Brasil, a cultura brasileira, eventos típicos que já têm acontecido há algum tempo, e isso mantém a comunidade local engajada de um jeito muito específico, né? Podemos esperar mais desses eventos no futuro?

Eric Araki: Claro! Essa é uma pergunta muito boa porque o Brasil é um mercado muito importante para Pokémon GO. O Brasil é o terceiro mercado do mundo que mais traz jogadores, então a gente tá à frente de grandes outros mercados pelo mundo e é muito importante que a gente olhe com carinho pro público brasileiro.

Alguns exemplos contam como a recente celebração do GO Fest: Global com a comunidade brasileira, além de outros que a gente realiza baseados na cultura brasileira e que buscamos levar um pouco da riqueza brasileira pro mundo. São pequenas formas que a gente tem de incluir e trazer pra dentro do jogo o treinador brasileiro, então podemos esperar por coisas do gênero chegando por aí.

Pokémon GO agora está sendo gerenciado pela Scopely. Esse tipo de mudança traz vários impactos para a comunidade. Tem gente que já tinha experiência com a Scopely e acha legal, mas tem os que ficam inseguros por não saber como vai ser daqui pra frente. O que podemos esperar de como essa mudança vai afetar o jogo e a comunidade? E o que esperar dessa nova fase do Pokémon GO sob gestão da Scopely?

Eric Araki: Desde as primeiras conversas com a Scopely, o time de lá sempre demonstrou quão fãs eles eram de Pokémon GO, não só pela tecnologia, não só pelo jogo, não só pela forma como tudo acontece, mas principalmente pela forma como a gente consegue engajar nas comunidades, como a gente lida com elas, traz para dentro do jogo e celebra junto com as comunidade todas essas conquistas, eventos grandes e tudo mais. Eles gostam muito disso, então o jogo que as pessoas amam vai continuar crescendo. Essa nova fase será muito especial, o melhor do Pokémon GO ainda está por vir.

Bem legal! Por último, e essa eu não sei se você vai poder me dar uma palhinha novamente. A Megaevolução já é uma mecânica presente no Pokémon GO e atualmente a gente tá com bastante foco no na Dinamax e no Gigamax. Só que a franquia é unificada e estamos com a chegada do Pokémon Legends: Z-A. Será que podemos esperar um pouquinho de amor do Pokémon GO pras Megaevoluções também?

Eric Araki: Essa é uma pergunta muito boa, porque a gente sempre tem o Pokémon GO como um jogo para ser jogado para sempre. É um jogo que sempre traz coisas novas e sempre busca encantar os jogadores para que eles continuem se interessando pelo título. Temos as diferentes vertentes da franquia como inspiração e isso é algo muito legal e muito divertido, ajuda a fazer com que os jogadores fiquem sempre animados com o que esta por vir.

Nós temos muitos planos e coisas muito legais. Vamos fechar essa primeira leva das Gigamax e Dinamax, tem novos capítulos vindo aí pela frente e eu posso dizer que algo muito pedido pela comunidade há bastante tempo está bem próximo de chegar.

Muito obrigado, Eric! Tem mais alguma coisa que você gostaria de compartilhar com a gente sobre o jogo, como novidades?

Eric Araki: Só agradecer muito pelo carinho da comunidade brasileira em abraçar o jogo com essa intensidade e abraçar as nossas campanhas. Recentemente tivemos um filme para a América Latina (Pokémon GO: Nossa Língua), ele foi baseado no Brasil e foi muito bem recebido pelo público, especialmente a comunidade brasileira. É algo que só temos a agradecer. E o nosso desejo é continuar trazendo mais coisas legais desse tipo.

Gabriel Marçal: E o prazer é todo nosso de fazer parte dessa comunidade incrível que vocês ajudaram e continuam trabalhando para continuar expandindo. Muito obrigado pela sua atenção Eric, é um prazer poder te entrevistar sempre e é um prazer poder estar interagindo com os eventos do Pokémon GO. Nos vemos no próximo evento!

Eric Araki: Até a próxima, Gabriel! Foi um prazer.

  • Sobre
  • Últimos Posts
Gabriel Marçal
Gabriel Marçal
Outrora um herói curioso e gentil, Gabriel vivia no seu própria ritmo pelas suas própria batidas, sempre com um sorriso no rosto e muito amor pelas coisas que jogava e escrevia. Contava suas histórias e opiniões aos 4 ventos em forma de maravilhosas reviews, porém hoje, é um andarilho perdido e obstinado que vaga pelas nada amistosas terras da vida adulta, tentando se encontrar e encontrar seu lugar no mundo, Gabriel só tem uma missão, ser o gatekeeper que trará a vocês o conhecimento de quais jogos merecem ser jogados.
Gabriel Marçal
Últimos posts por Gabriel Marçal (exibir todos)
  • Review | Tamagotchi Plaza - 08/07/2025
  • Entrevista: Country Manager de Pokémon GO comenta a temporada de “Dias Deslumbrantes”, faz teaser de Pokémon que estão por vir no mobage, e mais - 02/07/2025
  • Review | The Hundred Line -Last Defense Academy- - 22/04/2025

Continue Reading

Previous: NIS America confirma o lançamento global para Cladun X3, o RPG de ação pixelado da NIS
Next: Famitsu — 23/6 a 29/6, 2025 | Mario Kart World é líder no varejo japonês pela 4ª semana consecutiva; Tamagotchi Plaza estreia com 128,685 cópias vendidas

Relacionado

Entrevista: A Hakababunko explica o processo de localização em PT-BR de Urban Myth Dissolution Center, reflete sobre o quão popular são as histórias de lendas urbanas no Japão, e mais
  • Entrevistas

Entrevista: A Hakababunko explica o processo de localização em PT-BR de Urban Myth Dissolution Center, reflete sobre o quão popular são as histórias de lendas urbanas no Japão, e mais

23/05/2025
Entrevista: Jonathan Silva, CEO e fundador da Nuntius Games, fala dos planos para ajudar os desenvolvedores brasileiros, suporte ao Switch e Switch 2 e mais
  • Entrevistas

Entrevista: Jonathan Silva, CEO e fundador da Nuntius Games, fala dos planos para ajudar os desenvolvedores brasileiros, suporte ao Switch e Switch 2 e mais

07/05/2025
Entrevista: Eric Araki e Leonardo Wille, Country Manager e Community Manager de Pokémon GO, falam sobre o jogo nas mãos da Scopely e mais
  • Entrevistas

Entrevista: Eric Araki e Leonardo Wille, Country Manager e Community Manager de Pokémon GO, falam sobre o jogo nas mãos da Scopely e mais

05/05/2025
  • Twitter
  • Facebook
  • Instagram
  • Youtube
  • Spotify
Copyright © All rights reserved. | DarkNews by AF themes.