Sabia que muitos jogadores de Shogi são fãs de Pokémon? Foi justamente essa curiosidade que levou o site japonês Futaman [via Automaton] a conversar com a jogadora profissional de shogi e fã assumida de Pokémon, Manao Kagawa.

Para quem não conhece, o shogi é um jogo tradicional de estratégia do Japão, parecido com o nosso xadrez, mas com regras que muita gente acha até mais complexas. Uma das diferenças mais legais é que, no shogi, quando você captura uma peça do adversário, pode usá-la no seu próprio tabuleiro. Imagina só a vantagem estratégica disso!

Agora, apesar de muita gente já comparar as batalhas de Pokémon com o xadrez, Kagawa percebe que o shogi tem algo especial que conecta muitos jogadores ao universo Pokémon: a necessidade de estar sempre um passo à frente do adversário. Ela, que já ganhou o título Osho duas vezes, uma das maiores conquistas do shogi profissional, conta que o que torna Pokémon tão cativante é justamente essa dança estratégica, onde você tem que pensar rápido e tentar adivinhar o que o outro está planejando.

Ela explica que, no fim das contas, tanto no shogi quanto em Pokémon, o segredo está em ler o adversário. E não é só imaginar os próximos movimentos, às vezes é como resolver aquele problema difícil do shogi chamado tsume shogi, onde você visualiza a jogada vencedora e traça o caminho de trás para frente. Nem todos os jogos permitem esse tipo de pensamento reverso, mas Pokémon sim. E isso, segundo Kagawa, é o que torna o jogo tão fascinante.
Além disso, ela percebeu que muitos profissionais de shogi que jogam Pokémon levam a mesma calma e paciência para a batalha, preferindo sentir o adversário ao invés de sair atacando tudo de cara.
Quando vejo um jogador de shogi profissional tomando seu tempo numa batalha Pokémon, sempre fico me perguntando: quantos turnos à frente ele está pensando?
Curiosamente, mesmo sendo fã de Pokémon desde criança, Kagawa só começou a entender a profundidade estratégica do jogo quando passou a acompanhar as batalhas de jogadores muito experientes em transmissões de torneios. As estratégias que esses fãs desenvolvem são incríveis, é como assistir a uma partida profissional, conta ela com entusiasmo.

Ah, e se você ficou curioso, os títulos preferidos da Kagawa são Pokémon Gold, Silver e Crystal, clássicos que conquistaram gerações.
