Desenvolvedora:
Publicadora:
Lançamento:
Preço:
Formato:
Gênero:
Plataformas:
HuneX
HuneX
24 de julho, 2025
R$ 298,60
Digital
Otome Game
Nintendo Switch
Desenvolvedora: HuneX
Publicadora: HuneX
Gênero: Otome Game
Data de lançamento: 24 de julho, 2025
Preço: R$ 298,60
Formato: Digital
Plataformas: Nintendo Switch
Revisão: Manuela Feitosa
Desde que lançou o Nintendo Switch 2, eu não tive a oportunidade jogar a minha coleção de Otome Games. Lembro-me inclusive, de ter testado alguns a pedido de amigos, e outros que constavam na “bíblia de compatibilidade” da Nintendo como “possuem problemas”, e a risada que dei quando o Norn9: Last Era fechou abruptamente durante a logo do jogo é algo que me lembro bem.
Deixando isso de lado, porém, neste reviews retorno aos Otome Games para o NintendoBoy e, desta vez, nós temos mais um lançamento da HuneX para olhar, que é o port de La storia della Arcana Famiglia — ou “a história da família Arcana”, quando a gente traduz o seu título original em italiano. É um jogo que me senti até que curioso para tentar, apesar que uma amiga ter me avisado sobre ele… mas não deve ser tão ruim assim, não é mesmo? (Sim, isso é um prenunciado.)
Conheça os personagens
Era uma vez, uma prestigiosa Famiglia

Em Arcana Famiglia, existe uma organização que protege uma ilha localizada no Mar Mediterrâneo chamada de Regalo. Aqueles que pertencem a essa Famiglia possuem um poder misterioso chamado de Arcana, que os permite proteger a ilha de inimigos. Nossa protagonista, Felicità, após viver em uma parte remota da ilha com a sua mãe e seu zelador Luca até seus 15 anos, se muda para a mansão principal da Famiglia.
Não leva mundo tempo até que Mondo, o pai dela e também líder da Famiglia, faz o seguinte anúncio: daqui a dois meses a partir de hoje, faremos o Arcana Duello. O vencedor do Duello não só tomará o lugar dele como o líder supremo da Famiglia, além de ganhar a mão da sua filha, Felicità, em casamento. Lógico, isso causa todos da Famiglia a ficarem bem espantados.

Imediatemente, um dos aspectos que chama atenção é como que eles decidiram apresentar essa história. Arcana Famiglia faz todos os seus eventos se passarem como se você estivesse lendo um mangá colorido, com quadrados de diálogo, e até onomatopeias ao redor.
É uma maneira certamente bem única de representar o diálogo da história, e eu até que gostei. Só acho que isso traz um leve problema. Por causa desse estilo de arte, isso significa que caixas de diálogo não possuem o nome do personagem que está falando. Felizmente, você pode acessar o backlog a qualquer momento apertando X, e isso possui os nomes dos personagens que estão conversando.
É hora de duelar!
Se tem algo que detestei em Arcana Famiglia, é como os personagens em si são representados. No começo, eles tentam pregar aquele ar de que a Arcana Famiglia é uma organização séria, cujos membros você realmente não adoraria irritar, ou você seria encontrado morto no próximo dia, mas… sabe que nem tanto? A maioria das cenas tem um tom meio cômico, como, por exemplo, a punição do Nova sendo cantar uma… música? E o trabalho do Pace sendo nada mais que sair andando por aí, comendo feito um porco nos vários restaurantes da cidade.

Como protagonista, eu achei a Felicità péssima. O perfil oficial dela fala que ela age de uma maneira bem independente, mas se esse fosse o caso, por que parece que todo mundo nessa Famiglia trata ela como uma boneca de porcelana, frágil e incapaz? Ela mal parece falar muito, e eu confesso que talvez achava que a história pegaria um tom tipo o Piofiore, mas que pena.
No começo do jogo, existe inclusive uma opção para você colocar uma voz na Felicità, mas… não crie expectativas. Essa “voz” dela não passa de um “ah” ou “oh” às vezes. Honestamente, é como se pediram pra dubladora gravar uns cinco ou seis clipes da voz e pronto, é só isso.

Durante vários momentos na história, você terá que fazer um Duello. Pense nisso como se fosse um Quick Time Event, onde você deve apertar a sequência de botões necessária. E devo dizer isso: Que minigame péssimo. O timing para você apertar o botão é tão rápido e as vezes acontece quando você menos espera. E é necessário que você consiga vencer o Duello, pois ele é um dos requerimentos para conseguir o melhor ending para cada um dos rapazes, segundo a aba de endings.
Tradução que é bom…
Hoje em 2025 vivemos em uma bela época. Apesar de ainda termos muitos otome games que ainda continuam presos nem nenhuma previsão de tradução, o número de localizações feitas por várias empresas como Aksys Games, Idea Factory International, HuneX, e até recentemente a EastasiaSoft, continua a aumentar. Porém, preciso ressaltar um único aspecto que eu consideraria o carro chefe de qualquer jogo deste gênero, até para os non-otome. Sim, me refiro a tradução.

Infelizmente, a qualidade da tradução do Arcana Famiglia: Rinato é bem precária, por assim dizer. Bem no começo, a palavra “sugee”, que seria um espanto de alegria, foi traduzida como “Cups cow”. Olha, não me perguntem de ONDE que pegaram a palavra “cow”, pois eu também não faço a menor ideia de onde que ela saiu.
Além disso, tem muitas instâncias onde parece que os tradutores simplesmente erram completamente o verbo, como, por exemplo, na cena onde o Luca relembra algo que aconteceu, ele usa o pronome “watashi” para se referir a ele mesmo. Mas aí os tradutores se confundiram, e o sujeito da frase ficou como se a protagonista estivesse preocupada, o que não é o correto.

Infelizmente, erros assim tem sido um problema bem comum nas traduções dos jogos da dramatic create, mas esse aqui me pareceu como o pior de todos até o momento. Eu inclusive perdi minha paciência e até mudei o texto para japonês só para prosseguir um pouco mais, algo que eu jamais havia feito na minha vida.
Às vezes eu sinto que eles poderiam investir só um pouco mais em revisão e LQA, como tipo, fazer uma pessoa ou tradutor jogar o jogo do começo ao fim, e fazer as devidas correções para o texto ficar coerente. É um processo que leva tempo? Sim. Mas como eu havia dito no começo, tradução é meio que um dos carros-chefe para visual novels em geral, e por isso, um cuidado a mais vai longe em garantir uma boa experiência.
Um jogo que sinceramente merecia muito mais
La storia della Arcana Famiglia: Rinato é um jogo com uma proposta muito interessante, isso é fato. Eu até que adorei a tentativa de representar a história em um formato de um mangá animado. Porém, de resto, o jogo peca em quase tudo: Uma história que fica demorando pra concluir, além de uma tradução bem precária, me fazem não querer recomendar esse título a praticamente ninguém.
Até com os Otoges menos legais, eu pelo menos terminava algumas rotas, mas com Arcana Famiglia: Rinato, minha paciência praticamente se esgotou logo no meio. Se você possui alguma nostalgia pela versão do PS Vita, eu recomendaria até que você só pegue o Google Tradutor e jogue com o texto em japonês, pois isso te trará uma experiência até que melhor.
Pros:
- Design de personagens bem feito;
- Um estilo de história interessante.
Contras:
- Tradução para o inglês com qualidade muito precária;
- Demora muito pra história pegar no tranco;
- Protagonista com um arquétipo muito mal construido.
Nota
5,5








