Skip to content
  • Twitter
  • Facebook
  • Instagram
  • Youtube
  • Spotify
NintendoBoy

NintendoBoy

Niche Games on Nintendo Consoles

  • Notícias
    • Indústria
      • Nintendo Switch
    • Entretenimento
    • Nintendo 3DS
    • Wii U
    • Mobile
  • Artigos
    • Entrevistas
  • Review
    • Preview
  • Guias
  • Listas
  • RetroBoy
    • ArchiveBoy
  • TCG
  • Entretenimento
    • Filmes
    • Anime
  • Redação
    • FALE CONOSCO
    • Portfólio
  • Otome
  • Review

Review | La storia della Arcana Famiglia: Rinato

Angelus Victor 29/07/2025

Desenvolvedora:
Publicadora:
Lançamento:
Preço:
Formato:

Gênero:
Plataformas:

HuneX
HuneX
24 de julho, 2025
R$ 298,60
Digital
Otome Game
Nintendo Switch

Desenvolvedora: HuneX
Publicadora: HuneX
Gênero: Otome Game
Data de lançamento: 24 de julho, 2025
Preço: R$ 298,60
Formato: Digital
Plataformas: Nintendo Switch

Análise feita no Nintendo Switch 2 com cópia fornecida gentilmente pela HuneX.

Revisão: Manuela Feitosa

Desde que lançou o Nintendo Switch 2, eu não tive a oportunidade jogar a minha coleção de Otome Games. Lembro-me inclusive, de ter testado alguns a pedido de amigos, e outros que constavam na “bíblia de compatibilidade” da Nintendo como “possuem problemas”, e a risada que dei quando o Norn9: Last Era fechou abruptamente durante a logo do jogo é algo que me lembro bem.

Deixando isso de lado, porém, neste reviews retorno aos Otome Games para o NintendoBoy e, desta vez, nós temos mais um lançamento da HuneX para olhar, que é o port de La storia della Arcana Famiglia — ou “a história da família Arcana”, quando a gente traduz o seu título original em italiano. É um jogo que me senti até que curioso para tentar, apesar que uma amiga ter me avisado sobre ele… mas não deve ser tão ruim assim, não é mesmo? (Sim, isso é um prenunciado.)

Conheça os personagens

Felicità

Voz: N/A


A protagonista de Arcana Famiglia. Ela morou com sua mãe e seu assistente Luca em uma moradia remota até os seus quinze anos. Sua mãe sempre afirma que ela “deve fazer seu próprio caminho na vida”, enquanto o Luca fala que um dia, o “príncipe ideal irá levar ela”. Devido a sua infância, ela possui uma atitude bem independente, e por isso, não gosta muito do “amor excessivo” que seu pai dá.


Libertà

Voz: Jun Fukuyama


Um jovem que ama experimentar algo novo. Acredita que viverá sua melhor vida em alto mar, navegando os continentes. Libertà é o tipo de pessoa que irá colocar uma ideia na prática assim que ele pensa, e por isso, às vezes ele falha, mas consegue eventualmente por pura sorte. Ele respeita bastante o Dante, considerando-o uma figura paternal.


Nova

Voz: Tsubasa Yonaga


O primo da protagonista que possui uma habilidade absurda apesar de sua idade. Infelizmente, apesar de ser amigável com Mondo e Sumire, sua relação com a protagonista é meio antagonística. Quando Mondo pediu que ele se casasse com a protagonista, ele recusou essa ideia. Ele sempre mantém a sua katana ao seu lado, que foi dada de presente pela Sumire.


Debito

Voz: Hiroyuki Yoshino


Seu vocabulário pode até ser de baixo calão, mas Debito é surpreendentemente carinhoso e é muito popular entre as garotas da cidade. Ele, Pace e Luca são amigos desde a infância, e os três costumam sair juntos. Ele ouviu falar muito sobre a protagonista por meio do Luca, e por isso a vê como uma irmãzinha fofa. Seu amor por mulheres só é superado por seu amor por jogos de azar. Ele gosta de emoções e negociações, e é bom em observar cuidadosamente os outros.


Pace

Voz: Tomokazu Sugita


Pace é visto como um irmão mais velho amigável e confiável com um talento natural para atrair pessoas. Um animador alegre que pode ser um pouco brincalhão. Na Arcana Famiglia, ele costuma atuar como capitão substituto no lugar do diretor, que muitas vezes está ausente, fazendo a mediação entre os ilhéus e os executivos. Ele é eloquente e sábio, mas carece de conhecimento, por isso, quando chega a hora, costuma calar as pessoas com seus punhos. Ele vive confiando somente em seus “instintos animais”, ganhando apelidos como “criançona”, ou “cachorro gigante”.


Luca

Voz: Yuichi Nakamura


Luca é considerado um guarda da protagonista desde que ela era criança. Ele sabe cozinhar, costurar e realizar outras tarefas domésticas. Embora seja tratado como um fracote entre os membros da Arcana Famiglia, foi ele quem ensinou a protagonista a usar uma faca. Ele é amigo de Debito e Pace desde que eram jovens. É inteligente, adora alquimia e fica mais feliz quando realiza experimentos. Ele não se dá bem com Jolly.


Dante

Voz: Jurota Kosugi


Era originalmente um pirata que fez sua base no Mediterrâneo. Ele conhece Mondo há muito tempo e é o homem mais confiável da família. Dante é muito teimoso e honesto. Seu senso de humor não é ruim por saber como entreter as pessoas, inclusive contando piadas. Ele também é muito popular entre os homens, embora isso seja algo que não lhe agrade. Sua barba bem aparada é sua marca registrada e permanece a mesma há muito tempo.

NOTA: Para liberar a rota do Dante, é necessário completar pelo menos uma rota.


Jolly

Voz: Koji Yusa


Jolly é considerado o “braço direito” do líder da Arcana Famiglia. Como conselheiro, ele é temido pelos habitantes da ilha por suas decisões e punições. Ele é altamente considerado por suas habilidades. Suas habilidades e conhecimentos sobre alquimia são incomparáveis na ilha.

NOTA: Para liberar a rota do Jolly, é necessário completar pelo menos uma rota.


Era uma vez, uma prestigiosa Famiglia

Em Arcana Famiglia, existe uma organização que protege uma ilha localizada no Mar Mediterrâneo chamada de Regalo. Aqueles que pertencem a essa Famiglia possuem um poder misterioso chamado de Arcana, que os permite proteger a ilha de inimigos. Nossa protagonista, Felicità, após viver em uma parte remota da ilha com a sua mãe e seu zelador Luca até seus 15 anos, se muda para a mansão principal da Famiglia.

Não leva mundo tempo até que Mondo, o pai dela e também líder da Famiglia, faz o seguinte anúncio: daqui a dois meses a partir de hoje, faremos o Arcana Duello. O vencedor do Duello não só tomará o lugar dele como o líder supremo da Famiglia, além de ganhar a mão da sua filha, Felicità, em casamento. Lógico, isso causa todos da Famiglia a ficarem bem espantados.

Imediatemente, um dos aspectos que chama atenção é como que eles decidiram apresentar essa história. Arcana Famiglia faz todos os seus eventos se passarem como se você estivesse lendo um mangá colorido, com quadrados de diálogo, e até onomatopeias ao redor.

É uma maneira certamente bem única de representar o diálogo da história, e eu até que gostei. Só acho que isso traz um leve problema. Por causa desse estilo de arte, isso significa que caixas de diálogo não possuem o nome do personagem que está falando. Felizmente, você pode acessar o backlog a qualquer momento apertando X, e isso possui os nomes dos personagens que estão conversando.

É hora de duelar!

Se tem algo que detestei em Arcana Famiglia, é como os personagens em si são representados. No começo, eles tentam pregar aquele ar de que a Arcana Famiglia é uma organização séria, cujos membros você realmente não adoraria irritar, ou você seria encontrado morto no próximo dia, mas… sabe que nem tanto? A maioria das cenas tem um tom meio cômico, como, por exemplo, a punição do Nova sendo cantar uma… música? E o trabalho do Pace sendo nada mais que sair andando por aí, comendo feito um porco nos vários restaurantes da cidade.

Como protagonista, eu achei a Felicità péssima. O perfil oficial dela fala que ela age de uma maneira bem independente, mas se esse fosse o caso, por que parece que todo mundo nessa Famiglia trata ela como uma boneca de porcelana, frágil e incapaz? Ela mal parece falar muito, e eu confesso que talvez achava que a história pegaria um tom tipo o Piofiore, mas que pena.

No começo do jogo, existe inclusive uma opção para você colocar uma voz na Felicità, mas… não crie expectativas. Essa “voz” dela não passa de um “ah” ou “oh” às vezes. Honestamente, é como se pediram pra dubladora gravar uns cinco ou seis clipes da voz e pronto, é só isso.

Durante vários momentos na história, você terá que fazer um Duello. Pense nisso como se fosse um Quick Time Event, onde você deve apertar a sequência de botões necessária. E devo dizer isso: Que minigame péssimo. O timing para você apertar o botão é tão rápido e as vezes acontece quando você menos espera. E é necessário que você consiga vencer o Duello, pois ele é um dos requerimentos para conseguir o melhor ending para cada um dos rapazes, segundo a aba de endings.

Tradução que é bom…

Hoje em 2025 vivemos em uma bela época. Apesar de ainda termos muitos otome games que ainda continuam presos nem nenhuma previsão de tradução, o número de localizações feitas por várias empresas como Aksys Games, Idea Factory International, HuneX, e até recentemente a EastasiaSoft, continua a aumentar. Porém, preciso ressaltar um único aspecto que eu consideraria o carro chefe de qualquer jogo deste gênero, até para os non-otome. Sim, me refiro a tradução.

Infelizmente, a qualidade da tradução do Arcana Famiglia: Rinato é bem precária, por assim dizer. Bem no começo, a palavra “sugee”, que seria um espanto de alegria, foi traduzida como “Cups cow”. Olha, não me perguntem de ONDE que pegaram a palavra “cow”, pois eu também não faço a menor ideia de onde que ela saiu.

Além disso, tem muitas instâncias onde parece que os tradutores simplesmente erram completamente o verbo, como, por exemplo, na cena onde o Luca relembra algo que aconteceu, ele usa o pronome “watashi” para se referir a ele mesmo. Mas aí os tradutores se confundiram, e o sujeito da frase ficou como se a protagonista estivesse preocupada, o que não é o correto.

Infelizmente, erros assim tem sido um problema bem comum nas traduções dos jogos da dramatic create, mas esse aqui me pareceu como o pior de todos até o momento. Eu inclusive perdi minha paciência e até mudei o texto para japonês só para prosseguir um pouco mais, algo que eu jamais havia feito na minha vida.

Às vezes eu sinto que eles poderiam investir só um pouco mais em revisão e LQA, como tipo, fazer uma pessoa ou tradutor jogar o jogo do começo ao fim, e fazer as devidas correções para o texto ficar coerente. É um processo que leva tempo? Sim. Mas como eu havia dito no começo, tradução é meio que um dos carros-chefe para visual novels em geral, e por isso, um cuidado a mais vai longe em garantir uma boa experiência.

Um jogo que sinceramente merecia muito mais

La storia della Arcana Famiglia: Rinato é um jogo com uma proposta muito interessante, isso é fato. Eu até que adorei a tentativa de representar a história em um formato de um mangá animado. Porém, de resto, o jogo peca em quase tudo: Uma história que fica demorando pra concluir, além de uma tradução bem precária, me fazem não querer recomendar esse título a praticamente ninguém.

Até com os Otoges menos legais, eu pelo menos terminava algumas rotas, mas com Arcana Famiglia: Rinato, minha paciência praticamente se esgotou logo no meio. Se você possui alguma nostalgia pela versão do PS Vita, eu recomendaria até que você só pegue o Google Tradutor e jogue com o texto em japonês, pois isso te trará uma experiência até que melhor.

Pros:

  • Design de personagens bem feito;
  • Um estilo de história interessante.

Contras:

  • Tradução para o inglês com qualidade muito precária;
  • Demora muito pra história pegar no tranco;
  • Protagonista com um arquétipo muito mal construido.

Nota

5,5

  • Sobre
  • Últimos Posts
Angelus Victor
Angelus Victor
Muito interessado na cultura e língua japonesa. Às vezes chega a criticar (um pouco demais) sobre a tipografia e design de um jogo.
Angelus Victor
Últimos posts por Angelus Victor (exibir todos)
  • NintendoBoy na BGS 2025: Conheça a casa nova da maior feira de jogos da América Latina - 13/10/2025
  • Otome Visual Novel, Homura: The Crimson Warriors chega ao Ocidente em 2026 pela Idea Factory International - 16/09/2025
  • Review | SHUTEN ORDER - 29/08/2025

Post navigation

Previous Disgaea 7 Complete chega ao Switch 2 em 10 de Outubro no Ocidente
Next Em meio a acusações de plágio, Pokémon TCG Pocket substitui designs de cartas imersivas de Ho-Oh ex e Lugia ex

Relacionado

Review | FULL METAL SCHOOLGIRL
  • Review

Review | FULL METAL SCHOOLGIRL

03/11/2025
Review | QQQbeats!!!
  • Review

Review | QQQbeats!!!

01/11/2025
Review | BALL x PIT
  • Review

Review | BALL x PIT

31/10/2025
  • Twitter
  • Facebook
  • Instagram
  • Youtube
  • Spotify
Copyright © All rights reserved. | DarkNews by AF themes.