Quando AI: THE SOMNIUM FILES chegou ao mercado em 2019, a ideia era ousada: criar uma nova série capaz de herdar o espírito investigativo e envolvente de Zero Escape, mas com identidade própria. A missão estava nas mãos de Kotaro Uchikoshi e do produtor Yasuhiro Iizuka, que queriam oferecer algo diferente para os jogadores.

Só que nem toda boa história começa com números brilhantes. As vendas iniciais ficaram aquém do esperado e muitos estúdios poderiam ter parado por aí. Mas a Spike Chunsoft decidiu seguir adiante. Por quê?
Para Iizuka, dois fatores foram decisivos. Primeiro, o carinho da crítica especializada, que destacou a narrativa criativa e o estilo único do jogo. Segundo, uma estratégia pensada para o longo prazo.
“Quando existe apenas um título, uma promoção tende a trazer um retorno modesto. Mas quando você lança uma continuação, o interesse pelo jogo original volta a crescer. Agora que temos o primeiro e o segundo, quando surgir um novo capítulo, ambos ganharão novo fôlego. É um ciclo que só funciona porque mantivemos a série viva.”
A aposta deu certo. Com o tempo, a franquia conquistou uma base de fãs dedicada, especialmente nos Estados Unidos, e consolidou seu espaço como um dos ADVs de mistério mais comentadas dos últimos anos.
Iizuka também destaca que, antes de transformar um jogo em série, é essencial ouvir o público, tanto elogios quanto críticas, principalmente num cenário em que os custos de produção estão mais altos do que nunca.
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E para quem acompanha a jornada de Kaname Date, há novidade na área. O spin-off No Sleep For Kaname Date From AI: THE SOMNIUM FILES já está disponível para Nintendo Switch, Nintendo Switch 2 e PC (via Steam), expandindo ainda mais o universo dessa peculiar e intrigante franquia.


