FINAL FANTASY TACTICS – The Ivalice Chronicles está revivendo uma das joias mais preciosas da Square Enix por meio do clássico de PS1 que chega aprimorado para a nova geração de consoles.
Leia também:
Apesar de estar sendo baseado no lançamento original e não incluir o conteúdo inédito de The War of the Lions, a versão “The Ivalice Chronicles: ainda contará com elementos que não estão presentes em nenhum dos lançamentos posteriores, como dublagem completa e várias melhorias de QoL. Dado o contexto, podemos rotular este relançamento como uma remasterização, já que remake está fora de cogitação, certo?

Isso seria o pensamento comum entre fãs se não pela Square Enix complicando as coisas. Em entrevista ao outlet japonês 4Gamer [via Automaton], os desenvolvedores optaram por excluir qualquer um desses termos para The Ivalice Chronicles.
O diretor Kazutoyo Maehiro disse que o principal motivo de não chamá-lo de “Final Fantasy Tactics Remastered” foi que vários dos desenvolvedores originais voltaram para trabalhar no Final Fantasy Tactics de 2025 — incluindo ele, o escritor Yasumi Matsuno e o artista/designer Hiroshi Minagawa. Para ser mais claro, eles queriam “criar um novo jogo Final Fantasy Tactics em 2025 baseado no original.”

Maehiro também argumenta que sua versão aprimorada também não pode ser classificada como uma mera remasterização, já que ela traz várias adições para além da melhoria visual, como dublagem em ingles e japonês, modos de dificuldade e UI atualizada. Porém, o diretor admite que entre as duas versões presentes em Ivalice Chronicles, a versão “Classic” é a que mais se aproxima de um remaster.
- Prize Pack Series 8 chega aos eventos locais em janeiro de 2026; Confira a lista completa das cartas - 17/12/2025
- RPG de ação side-scrolling, Ariana and the Elder Codex será lançado em março de 2026 no Ocidente - 16/12/2025
- Veja se o port está bom: Demo de FINAL FANTASY VII Remake Intergrade já disponível na eShop do Switch 2 - 16/12/2025

