A Nintendo e a The Pokémon Company conseguiram recentemente aprovar uma patente que envolve a mecânica de invocar um personagem para lutar contra outro, algo que lembra bastante o que os jogadores veem nos jogos de Pokémon, onde criaturas são enviadas para batalhar.

O registro, aprovado pelo United States Patent and Trademark Office (USPTO) como Patente nº 12,403,397, se conecta a outra patente (nº 12,409,387) relacionada ao mecanismo de “troca suave de montarias”, mostrando que a Nintendo tem investido em proteger e expandir suas ideias de gameplay. O movimento pode ser visto como uma estratégia para resguardar seus conceitos contra jogos como Palworld, além de servir como um possível impedimento para concorrentes. Ao mesmo tempo, a mecânica de invocar personagens para lutar não é exclusiva da Nintendo e pode se aplicar a diversos jogos, passados ou futuros.
O pedido original da patente foi feito em março de 2023, aprovado no verão americano e emitido oficialmente na semana passada. A novidade surge enquanto a disputa legal entre Nintendo, The Pokémon Company e Palworld continua, já que o jogo da Pocketpair recebeu uma ação judicial recentemente. Como resposta, a empresa realizou mudanças em Palworld, incluindo a remoção da habilidade de invocar Pals, mostrando o impacto direto de patentes e disputas legais na indústria de games.

