Desenvolvedora:
Publicadora:
Lançamento:
Preço:
Formato:
Gênero:
Plataformas:
Sonic Team
SEGA
04 de dezembro, 2025
R$ 349,90
Físico/Digital
Corrida
Nintendo Switch, Nintendo Switch 2 PlayStation 5, PlayStation 4, Xbox Series X|S, Xbox One, PC
Desenvolvedora: Sonic Team
Publicadora: SEGA
Gênero: Corrida | Kart
Data de lançamento: 04 de dezembro, 2025
Preço: R$ 349,90
Formato: Físico/Digital
Plataformas: Nintendo Switch, Nintendo Switch 2, PlayStation 5, PlayStation 4, Xbox Series X|S, Xbox One, PC
Análise feita no Nintendo Switch 2 com cópia fornecida gentilmente pela SEGA.
Revisão: Manuela Feitosa
Há uns meses, eu redigi uma review do Mario Kart World, e sinceramente, minha opinião sobre aquele jogo ainda é a mesma: é uma experiência bem cara, porém divertida.
No entanto, um novo concorrente entrou nas pistas logo em seguida, e por um preço bem mais acessível, que é o Sonic Racing: CrossWorlds. Nosso colega Luiz Estrella já havia feito uma review da versão de Switch, mas agora é minha vez, com a “Nintendo Switch 2 Edition” do mesmo, vindo tardiamente. E então, será que esse jogo consegue deixar o Mario Kart World comendo poeira, ou era melhor o Sonic nem ter entrado na disputa?
Correndo entre os mundos

Sonic Racing: CrossWorlds possui dois modos principais de jogo. Primeiro nós temos o Grand Prix, onde você pode escolher entre sete copas, e cada uma delas possui quatro corridas cada. Caso você adquira a DLC, esse número sobe para oito, com uma nona copa planejada para 2026.
Assim que você começar uma das copas, um dos 22 personagens do jogo base (não incluindo DLCs) é selecionado para ser seu “rival”. Então além de completar todas as copas, você também precisa competir contra todos eles, com o seu prêmio sendo o Super Sonic (que infelizmente só fica como personagem jogável no modo Grand Prix).
Além disso, temos o modo online. Felizmente, mesmo com o jogo disponível em múltiplas plataformas, a SEGA foi sensata, e nos trouxe a habilidade de jogatina cross-platform. Ou seja, eu com a versão de Nintendo Switch 2 por exemplo, posso facilmente jogar com os meus dois amigos que adquiriam o jogo no PlayStation.
Sério, tem jogo que não suporta cross-platform, e como essa versão de Nintendo Switch 2 chegou BEM depois, eu imagino que os lobbies do online estariam MUITO vazios caso tivesse essa limitação. Ou não. Mas não quero pensar nessa possibilidade negativa.

Durante as corridas, você consegue imediatamente ver o principal diferencial que está até no nome do jogo. Antes da segunda volta da corrida começar, dois anéis gigantescos aparecem na pista, e o jogador que está em primeiro pode escolher qual mundo ele gostaria de visitar. Existem tantos mundos, e eu posso dizer que estou bem impressionado em como a SEGA conseguiu conectá-los tão bem.
Inclusive, na última corrida da copa, o jogo pega as três fases que você jogou anteriormente, e as junta em uma corrida de três voltas. Também há um diferencial na última volta, onde caixas com itens muito bons começam a aparecer, e no último pedaço, adicionam até umas pistas que te dão velocidade, além de uma quantidade maior de anéis. Sério, você sente uma adrenalina e tanto quando você consegue pegar vantagem disso, e eu gostei demais.
Eu só acho que sete copas é um número bem pequeno. Em menos de 2 horas, você consegue praticamente zerar o jogo inteiro. Ainda assim, o jogo tem esse aspecto meio arcade dele em que você pode simplesmente jogar por 30 minutos, se divertir, e depois fazer outras coisas. Nesse aspecto, eu diria que eles acertaram, e em cheio. Ah, e ainda temos diálogo dos rivais, que é a cereja do bolo. Ver o Shadow falando mal do Sonic ao acertar ele com o item é algo que traz uma imersão muito bem feita. Eu só queria que tivessem mais frases que possam ser tocadas aleatoriamente, mas isso é uma coisa pequena de se falar.
Customize seu veículo como quiser!

De uma maneira similar ao Mario Kart 8, Sonic Racing: CrossWorlds permite que você consiga customizar o seu veículo do jeito que você quiser. Para cada corrida que você joga, temos os Dodonpa Tickets, que podem ser utilizados para adquirir novas peças e veículos para você brincar. Você pode misturar a roda de um veículo com o corpo de outro, ou até mesmo adicionar adesivos na lataria e mudar as cores como você quiser, deixando assim uma liberdade absurda para você fazer o “veículo perfeito” (conforme as suas expectativas, claro).
Além de customização do veículo nós temos os Gadgets, que na tradução em português, foram chamados de Dispositivos. Ao equipar estes itens no seu inventário, você pode conseguir pequenos boosts que podem te ajudar nas corridas. Esses boosts variam desde a “começar a corrida segurando um item”, ao meu favorito, que é um boost que literalmente reduz a quantidade de tempo que você fica afetado após tomar um item na fuça durante a corrida.

Claro que quanto mais vantagem, mais espaço o Dispositivo ocupa. No começo, você só possui 3 slots para equipar, mas após correr muitas vezes, você consegue adquirir a Master Plate, que possui 6 slots. Há muitas possibilidades que esse sistema traz, e eu adorei bastante esse tipo de customização.
Uma crise de identidade

Eu simplesmente não poderia deixar de falar desse aspecto do Sonic Racing: CrossWorlds. Bem antes do lançamento do jogo, foi anunciado que personagens de outras IPs da SEGA seriam personagens jogáveis.
Até ai tudo bem, mas ai começaram a incluir escolhas como o Ichiban de Yakuza: Like a Dragon, Joker do Persona 5, e até a grande Hatsune Miku. O Passe de Temporada até inclui DLCs de IPs que nem da SEGA são, como Bob Esponja e até Minecraft. Confesso para vocês que isso me deixou um pouco confuso. E acho que isso dá até uma leve crise de identidade para o jogo.
Incluir personagens dos IPs da SEGA? Tudo bem, isso é até legal. Nós tivemos o Sonic & SEGA All-Stars Racing lá na época do Wii, e nele a gente tinha personagens como a Ulala do Space Channel 7, e o Beat do Jet Set Radio. Mas pelo menos ali, o nome fazia mais sentido, pelo menos, a meu ver. Nesse, a única coisa que justifica é o fato que são chamados de CrossWorlds, ou seja, mundos de jogos que se cruzam. Mas é um negócio que demorou para eu conseguir compreender, especialmente considerando que Sonic tem tanto personagem que basicamente não falta personagem para incluir.
Além disso, eu pessoalmente não gostei de jogar com esses personagens. Eles sequer tem uma fala única, e até no modo onde você enfrenta outros rivais, eles só reagem com uma mensagem genérica, e ao ganhar em primeiro lugar, você só tem uma música diferenciada. Ainda bem que eles são gratuitos. Pois infelizmente, se você quiser mais personagens além deles, terá que desembolsar uma GRANA, e mesmo assim, não acho que vale a pena.
Desempenho no Nintendo Switch 2

Agora vamos ao que provavelmente interessa muitos, que é o desempenho do jogo no Nintendo Switch 2. Para quem já possui a versão no Switch 1, seja ela física ou digital, você pode gastar R$ 100,00 para adquirir o pacote de melhoria. Eu já havia falado mal da prática da SEGA de não oferecer um pacote de melhoria, então fico feliz que dessa vez, parece que eles decidiram dar essa opção. Mas o que você ganha com esses 100 reais? Nossa, muita coisa.
Primeiro de tudo, a taxa de quadros do jogo aumenta para 60, ao invés de 30 no Switch. Além disso, sombras e detalhes de personagens estão bem mais detalhados, e arrisco dizer que a experiência do jogo está muito melhor no Switch 2. Só que nem tudo são flores, claro.
Segundo a página oficial da eShop, o tamanho do jogo aumenta de 10,1 GB para 23,8 GB. Ou seja, serão necessários 13,7 GB a mais de espaço. Considerando que até então, os cartões microSD Express, que você só encontra nos importados, continuam bem caros, isso é um aumento considerável. Porém, eu vou dizer que certamente esses dados extras fazem bastante sentido, e a diferença entre as duas versões é noite e dia.
Um jogo para a família toda
Eu certamente não esperava que eu iria dizer isso, mas após jogar o Sonic Racing: CrossWorlds, devo dizer que estou muito impressionado com o tanto de amor e carinho que esse jogo teve. Eu não gosto de dar gasolina para o fogo de rivalidade que muita gente fala que a SEGA e a Nintendo ainda têm, mas se eu tivesse que escolher entre esse jogo e o Mario Kart World, não chega nem a ser competição.
Isso até se deve ao fato de que no Switch 2, o desempenho é maravilhoso, e assim como a versão de Switch, Sonic Racing: CrossWorlds providencia um loop viciante, graças à execução do seu conceito de CrossWorlds. Honestamente, mesmo que você nunca tenha jogado um Sonic Racing antes na vida, recomendo muitíssimo que experimente jogar este jogo. E quem sabe, talvez um dia nós veremos o Mario e o Sonic juntos novamente em algum jogo… assim não teremos mais essa briga.
Prós:
- Desempenho maravilhoso no Nintendo Switch 2;
- Sistema de mudança de pistas é muito divertido.
Contras:
- Personagens de DLC não adicionam muito ao jogo;
- Não possui tanto conteúdo single-player assim.
Nota
8,5
