Durante uma entrevista com a revista japonesa Nintendo Dream, Kensuke Tanabe, o icônico produtor de diversas franquias da Nintendo (majoritariamente, Paper Mario e Metroid Prime) indicou que está perto de sua aposentadoria, e que sabia que Metroid Prime 4: Beyond provavelmente seria sua última chance de trabalhar com a IP. Ele também afirmou que esse é o primeiro jogo da “saga Sylux”.
“Quando estávamos desenvolvendo Metroid Prime Hunters, os designers da NST, a equipe de desenvolvimento da época, criaram histórias completas por trás de cada caçador que apareceu no jogo. Isso incluía também o contexto de Sylux e seu “ressentimento pela federação galáctica.
Na época, eu queria expandir o universo de Metroid Prime e criar diversos spin-offs futuros; então embora eu acreditasse que ele [Sylux] já tivesse seus próprios detalhes de background, eu pedi para que a equipe “não os finalizassem ainda”. Enquanto eu estava iniciando os planos para Metroid Prime 3: Corruption ou no final de 100% de complecionismo de Metroid Prime: Federation Force, eu voltava ao pensamento de “um dia eu quero fazer um jogo sobre a história de Samus e Sylux”.
Mas, após isso, muito tempo havia se passado antes de eu ter a oportunidade de fazer esse jogo”
Tanabe também entrou em vários detalhes do seu pensamento do motivo de Metroid Prime 4 ser o último jogo que pretende trabalhar, como a sua idade e também o fato de que sabe que a franquia Prime estará em boas mãos com sua substituta, a também veterana Risa Tabata:
“Considerando a minha idade, senti que essa seria a minha última chance de trabalhar com a franquia Metroid Prime; por isso, eu planejei esse jogo como a primeira base da “saga Sylux” . Quanto ao próprio Sylux, eu planejei para que ele fosse um vilão sombrio, cheio de ressentimentos e totalmente desprezível.
A partir de Prime 4, Samus perceberia que um conflito direto com ele seria inevitável e que ela precisa o derrotar por completo. Por conta disso, a batalha final de Samus e Sylux ainda não acabou, porém, o tempo que levou para esse jogo ficar completo foi mais do que eu esperava…
Portanto, eu posso confirmar que não serei mais capaz de participar da produção dessa série no futuro. Se uma sequência for feita ou não, ainda não sabemos, mas eu espero sinceramente que a Srta. Tabata e a equipe da Retro Studios serão capazes de continuar essa história e levá-la a sua conclusão”
Apesar das controvérsias após seu lançamento, é inegável apontar que Metroid Prime 4: Beyond foi um marco para ambas Nintendo e Retro Studios. E, se for de fato o último jogo que o Sr. Tanabe produziu para a companhia, ainda seria um ótimo encerramento de um legado que data desde 1987 com Doki Doki Panic – o nosso Super Mario Bros. 2.
- See you space cowboy: Kensuke Tanabe vai se aposentar, e diz que Metroid Prime 4 foi seu último jogo para a Nintendo - 21/01/2026
- Uma sequência para DYNASTY WARRIORS: ORIGINS pode fazer a ω-Force considerar uma trilogia, diz produtor - 19/01/2026
- Já passou tempo o suficiente: The Hundred Line -Last Defense Academy- é oficialmente confirmado como um pacote de “dois jogos em um” - 16/01/2026
