Produção: Illumination (Chris Meledandri; Shigeru Miyamoto)
Direção: Aaron Horvath, Michael Jelenic
Data de lançamento: 5 de Abril, 2023
Revisão: Davi Dumont
De todas as franquias de jogos que mereciam um filme, Super Mario Bros. provavelmente estava no topo da lista de adaptações mais desejadas pelos fãs. Ignorando o charmoso mas obscuro Resgate da Princesa Peach, filme animado lançado apenas no Japão e que inclusive recebeu uma fã dublagem no final do ano passado (você pode ler mais sobre clicando aqui) e o péssimo filme Live-Action de 1993 estreado por Bob Hoskins, Mario nunca teve a adaptação que merecia aos cinemas.
Por anos os fãs sonharam com um filme do Mario 100% animado em 3D, muito mais fiel e usando os designs atuais dos personagens. E em 2018, esse sonho parecia se tornar realidade quando a Nintendo anunciou por meio de suas redes sociais que estaria trabalhando em um filme animado de Mario em colaboração com a Illumination, famosa por filmes como Meu Malvado Favorito e Sing.

Enquanto a Illumination não é um dos estúdios mais amados por amantes de filme animado, o fato que o longa estaria sendo 100% monitorado pela própria Nintendo com participação ativa do lendário Shigeru Miyamoto em sua produção deu esperança aos fãs que este seria o filme que o amado encanador merecia. A preocupação chegou, no entanto, quando foi anunciado em uma Nintendo Direct o elenco de dubladores do filme.

Os atores dos jogos não iriam retornar para seus papéis, com Chris Pratt substituindo Charles Martinet, que ainda participaria do filme com uma aparição especial apesar disso. A preocupação dos fãs com o anúncio era entendível, e a Illumination junto da Nintendo tinham muito a provar com os trailers que hora ou outra estariam por vir… e de certa forma, eles conseguiram.
Os trailers de Super Mario Bros. O Filme foram fenomenais, ficou claro dali em diante que todos os envolvidos na produção tinham muito amor, carinho e respeito pelo material original, e era exatamente isso que os fãs queriam! Todas as referências, músicas e personagens fizeram o longa conquistar o coração de seus fãs antes mesmo do lançamento.
Mas será que o filme conseguiu atender a essas enormes expectativas? É o que eu fui descobrir ontem quando fui assistir o filme antecipadamente a convite da Universal representando a equipe do Nboy. Devo dizer que foi uma grande honra e que a experiência foi mágica, com o cinema repleto de decorações remetentes à franquia, algo que aqueceu meu coraçãozinho como fã. Gostaria de agradecer tanto a Universal quanto a toda equipe do NBoy pela oportunidade inesquecível.

Agora, sobre o filme em si… minhas opiniões são um pouco divididas. Por um lado, temos uma adaptação perfeita que respeita o material original e claramente não se envergonha de ser baseado em um game, usando e abusando de elementos do mesmo até mesmo na soundtrack, algo que até mesmo filmes como Sonic 1 falharam.
O modo como foi adaptado todo o universo de Super Mario para as telonas do cinema foi perfeito: os personagens, suas personalidades e seus designs, os locais, e até a história de origem e relação dos dois irmãos está muito no ponto. Bowser e Donkey Kong em particular foram dois dos destaques, os personagens mais engraçados do filme com toda a certeza!

Visualmente, o longa é belo, certamente um dos filmes mais bonitos e bem animados do ano junto de Gato de Botas 2 e Homem-Aranha! O Reino dos Cogumelos e todos os outros reinos que fazem aparição nunca foram tão vivos e povoados quanto aqui. A maior qualidade de Super Mario Bros. O Filme é que ele em momento algum tenta esconder ou sente vergonha do fato que suas origens são de um vídeo-game, sendo repleto de referências ao passado da série que vai deixar os fãs mais árduos babando de alegria. Até mesmo a trilha sonora se encaixa nisso, com novos arranjos de músicas do passado da franquia totalmente orquestrados, fazendo até mesmo alguém como eu se arrepiar e chorar um pouco durante a sessão. O filme conta sim com algumas músicas licenciadas que são bem “out of place” dentro da experiência e podem causar algum estranhamento, mas o resto da trilha sonora é tão boa que esse aspecto é facilmente ignorável.

Por outro lado, apesar da incrível adaptação, o roteiro do filme infelizmente é fraco e a história bem rasa. Muita coisa não é exatamente bem desenvolvida e algumas cenas que eu achei que iam dar em algum momento legal de desenvolvimento de personagem, não deram em absolutamente nada, como por exemplo, uma cena do DK falando com o Mario sobre como o Cranky considera ele uma piada. Achei que isso iria resultar num diálogo bacana e tocante entre o Donkey Kong e seu pai ou algum desenvolvimento de personagem por parte do DK, mas infelizmente isso não acontece, sendo só uma das várias oportunidades perdidas que esse filme tem.
A química entre os personagens também é estranha. Os protagonistas Mario e Luigi estão no ponto com a relação deles dois sendo perfeita, mas todo o resto deixa a desejar. A interação entre o Mario e a Peach em particular foi algo super estranho, e em alguns momentos do filme eu cheguei a me questionar se eles dois realmente tinham interesse um no outro, pois apesar de o filme dar dicas que esse é o caso, ele nunca desenvolve isso ou faz algo de impactante com esse aspecto que é tão crucial nos jogos, criando uma relação estranha e de certa forma superficial, mesmo que fofa em alguns momentos.

As coisas só acontecem sem muito ritmo ou razão e tudo parece BEM APRESSADO, como se tivessem feito de tudo pra encaixar um filme muito maior no runtime de 90 minutos.
Eu também não gosto de como o Luigi é inútil por praticamente 90% do filme, apenas ficando enjaulado no castelo do Bowser esperando por seu irmão e só fazendo algo de útil junto ao simpático encanador. O bigodudo verde que frequentemente é ignorado pela Nintendo é meu personagem favorito da franquia, então acredito que vocês imaginam o quão eu fiquei magoado com o modo que o deixaram de lado. Para um filme chamado Super Mario BROS., eu esperava que o irmão do protagonista fosse mais presente na história.

Como uma consequência desses problemas, qualquer tentativa de drama é falha, não causando a emoção que os escritores provavelmente queriam passar. Eu sinto que o filme tenta muito se segurar no elemento de fanservice para agradar aos fãs e tentar desviar o foco do roteiro meia boca.
Gostaria de deixar claro que eu não quero que um filme do Mario revolucione o cinema ou tenha a maior e melhor história da história ou um roteiro shakespeariano, mas eu também acho que um personagem tão especial e importante para a indústria dos games merecia bem mais do que a gente recebeu.
Porém, não me entendam errado, o filme é sim muito divertido! Eu gostei muito dele e admito que estava com um sorriso estampado no rosto do início ao fim. Todas aquelas referências, power-ups, músicas do passado da série e a fidelidade e respeito à franquia me deixaram emocionado como um fã de Mario, e eu recomendo que qualquer um que tenha o mínimo de interesse pelo personagem assista ao filme, pois ele foi feito por fãs de Mario para fãs de Mario! É uma grande carta de amor para todos que acompanham o personagem, sem se esconder ou se envergonhar de suas origens.

Mas ao mesmo tempo, por conta do roteiro fraco eu não sei se quem já não é fã do personagem vai ter uma experiência muito boa, pois boa parte do divertimento do filme vem de notar essas referências e sorrir com elas. Por esse motivo, Super Mario Bros. O Filme é como uma faca de dois gumes: um longa recheado de referências que deixarão os fãs mais árduos da série (como eu) super contentes, mas com um roteiro fraco que não deve agradar o público casual que não é fã da franquia.
Prós:
- Visualmente lindo;
- Fiel aos jogos, incluindo diversas referências;
- Soundtrack de tirar o fôlego;
- Não tem vergonha de suas origens.
Contras:
- História fraca;
- Dinâmica entre os personagens é estranha!
- O filme acontece muito rápido e dá a sensação de ser apressado
- Músicas pop causam estranhamento.
Nota Final
6,5
- Review | Kirby Air Riders - 30/11/2025
- Review | Plants vs. Zombies: Replanted - 26/11/2025
- Review | Yooka-Replaylee - 08/10/2025
