Desenvolvedora: MAGES.
Publicadora: Spike Chunsoft
Gênero: Visual Novel
Data de lançamento: 23 de maio, 2024
Preço: R$ 91,79
Formato: Digital
Junto com Memories of a Quintessential Summer, The Quintessential Quintuplets – Five Memories Spent With You é uma adaptação em videogame da série Gotoubun no Hanayome, lançada no Brasil pela Panini com o título As Quíntuplas. Enquanto o jogo anterior mostrava uma história original que poderia ocorrer no meio dos eventos canônicos, temos aqui o ponto de clímax da comédia romântica.
Leia também:
A declaração

“As Quíntuplas” é um mangá shounen de comédia romântica escrito por Negi Haruba e publicado entre os anos de 2017 e 2020 na Weekly Shounen Magazine da Kodansha. Na obra, acompanhamos a história do jovem Futaro Uesugi, um rapaz muito dedicado aos estudos e que acaba sendo contratado para ser tutor de quíntuplas com sérios problemas com suas notas escolares.
Porém, ao longo do tempo, mais do que uma simples relação de ensino, a dedicação do rapaz e os esforços das belas e carismáticas garotas acabam deixando o grupo muito próximo. Com os hormônios da adolescência à flor da pele, os personagens acabam nutrindo sentimentos mais profundos, dando a Futaro a oportunidade de se relacionar com uma delas.

No mangá, temos uma escolha definitiva no capítulo 113, com Futaro se declarando para a moça que mais gosta dentre elas no 114. Porém, como um mangá que desenvolveu muito bem as personagens, é óbvio que a escolha deixou vários leitores insatisfeitos, desejando que o rapaz tivesse optado por outra das irmãs.
É justamente nesse ponto que entra este jogo em particular. Começamos a história escolhendo a garota para quem Futaro irá se declarar. Podemos escolher qualquer uma das cinco (e depois desbloquear uma opção alternativa na qual ele não escolhe nenhuma das garotas por ainda estar indeciso), observando assim tanto o evento canônico quanto caminhos alternativos que o mangá não optou por tomar.

As declarações são o primeiro passo da trama, que depois envolve uma viagem para Okinawa em comemoração a Futaro e as garotas terem concluído seus estudos do ensino médio. Ao final, temos também versões alternativas do casamento de Futaro.
Honestamente, a escolha de trecho da história para adaptar foi a melhor possível porque nos permite ver o romance dos personagens desabrochando. Temos aqui os prazeres e inseguranças de uma relação em seu estado inicial.
Romance implica escolhas

Ao contrário de Memories of a Quintessential Summer, temos aqui uma visual novel pura. O foco da experiência é textual e nossas possibilidades de interação se resumem a escolhas de cena, alterando a forma como o roteiro se desenvolve.
Em alguns momentos, podemos escolher para onde Futaro e sua namorada devem ir, liberando diálogos específicos entre eles e com as outras personagens. Ilustrações especiais estão escondidas em alguns momentos opcionais da história, então pode ser necessário explorar todas as opções para encontrar essas cenas. Além disso, ao longo do jogo temos várias escolhas de como responder as garotas, aumentando o indicador de “Futaro Points”.

Cada momento de resposta apresenta três escolhas e cada uma rende quantidades diferentes de Futaro Points. A opção mais errada não rende nenhum ponto, enquanto a mediana rende 10 pontos e a a melhor rende 30 pontos. É necessário conseguir pelo menos 180 pontos para conseguir o melhor final com a namorada selecionada, pois, caso contrário, teremos apenas o final normal.
Na prática, é bem fácil obter o melhor final, já que temos muitas chances para fazer uma pontuação alta e é possível voltar no registro de conversas antes da escolha quando erramos sem nem precisar abusar de saves. A experiência é bem confortável, sendo possível também pular diálogos já lidos bastando apertar um botão, embora no meu tempo com o jogo tive algumas situações estranhas em que o Skip parecia não funcionar adequadamente em algumas linhas que já tinha lido anteriormente.
As investidas do amor

Não tem como não falar da qualidade do texto em uma visual novel e nesse ponto a tradução sempre acaba pesando na impressão que temos do jogo. Comecei o jogo sentindo uma considerável melhoria em relação ao antecessor, com muito menos erros de digitação e poucos momentos em que as quebras de linha causavam estranheza.
Porém, do meio da rota da Nino (a primeira que escolhi) para frente, os erros aumentaram e se acumularam. Ao final, diria que foi feito um trabalho ainda marginalmente melhor aqui, mas o jogo merecia passar um pente fino de edição para corrigir os trechos mais grosseiros.

É uma pena porque os diálogos são muito interessantes e conseguem aproveitar muito bem o charme das personagens. Como um jogo no qual só temos o protagonista (cuja voz desaparece depois do início da história por tradicionais bullshits de self-insert), sua irmã e as cinco heroínas durante quase todo o tempo, temos o máximo de tempo possível para ver as suas interações.
Em particular, é feito um ótimo trabalho de intercalar a visão do protagonista com a heroína selecionada durante pontos-chave da trama. Embora a nossa perspectiva mais frequente seja a de Futaro, é muito bom poder acompanhar mais de perto os sentimentos delas nesses trechos em que vemos a história pela perspectiva da sua namorada ou das irmãs dela preocupadas com o ritmo relativamente lento do romance (meu mano Futaro é muito responsável).

De forma geral, é neste jogo que está a cereja do bolo da narrativa dentre os dois ADVs das Quíntuplas recém lançados. Mesmo se passando após a declaração, o romance é mais gradual e menos corporal do que várias outras narrativas voltadas para rapazes hétero em revistas shounen, mas é muito bom poder ver como tanto Futaro quanto a garota que ele escolhe se esforçam para tatear o que significa ser um casal.
Por fim, gostaria apenas de destacar um ponto curioso da experiência: screenshots não são permitidas durante a maior parte do jogo. Só é permitido tirar fotos do menu inicial até a cena em que os personagens estão planejando a viagem para Okinawa. Nada depois desse ponto é permitido. Não podemos nem mesmo tirar fotos das galerias com ilustrações, cenas, filmes e músicas do jogo de tanto medo de compartilhamento de spoilers.
A dois passos do paraíso


