Desenvolvedora: MAGES.
Publicadora: Spike Chunsoft
Gênero: Simulação de Rotina, Visual Novel
Data de lançamento: 23 de maio, 2024
Preço: R$ 389,99
Formato: Digital
The Quintessential Quintuplets – Memories of a Quintessential Summer é uma adaptação em videogame da série Gotoubun no Hanayome, lançada no Brasil pela Panini com o título As Quíntuplas. A aventura narrativa é uma chance de expandir o escopo da história original, permitindo que conheçamos mais a fundo as personagens e tenhamos mais momentos de proximidade com as garotas.
O que diabos é “As Quíntuplas”?
As Quíntuplas conta a história de um jovem rapaz chamado Futaro Uesugi, um estudante de alta performance do colégio Asahiyama. Bastante dedicado aos estudos, ele chega a tirar 100 em várias provas e é contratado como professor particular para ajudar cinco garotas do seu colégio a melhorarem suas notas.
As cinco garotas são irmãs quíntuplas e herdeiras da família Nakano, mas possuem personalidades muito diferentes. Uma coisa que elas têm em comum, porém, é a pior possibilidade para o nosso protagonista: nenhuma delas gosta de estudar e todas têm notas medíocres na escola. Obviamente, é por isso que ele foi contratado, mas a situação é muito mais grave do que ele esperava, já que elas se mostram bem arredias a princípio.
Junta-se a isso o fato de que os personagens estão no auge da puberdade e temos as garotas e Futaro se aproximando emocionalmente. Aos poucos, as relações entre eles se tornam mais complexas, criando uma comédia romântica bem gostosinha.
O mangá original escrito por Negi Haruba foi concluído em 2020, dando uma resposta clara para a questão de quem fica com o Futaro canonicamente. Porém, devido ao excelente trabalho de desenvolvimento dos personagens, é óbvio que várias pessoas ficariam tristes independente de qual fosse a escolha do protagonista ao final. É justamente nesse âmbito das possibilidades que entram os jogos.
Um verão… de mais estudos?!
Memories of a Quintessential Summer é uma espécie de aventura narrativa que combina elementos de simulação com visual novel. O conceito do jogo envolve uma viagem de férias de verão que leva Futaro, sua irmã mais nova e as cinco garotas para uma ilha remota da família Nakano.
Eram para ser poucos dias, só para espairar a cabeça, mas uma tempestade força o grupo a permanecer mais tempo na ilha até que novas embarcações possam atravessar o mar em segurança. Por conta disso, ficamos mais tempo do que o esperado e temos que criar uma nova rotina. Como tutor, essa responsabilidade recai sob o Futaro.
Agora o rapaz terá que escolher como os personagens passarão os seus dias enquanto estão presos na ilha. O título segue então um esquema de simulador de rotina como acontece em raising sims a la Princess Maker, Long Live the Queen ou Ciel Fledge.
Cada dia possui múltiplos horários, seguindo um esquema que intercala “tarefas” e “alimentação”. Nossa missão é fazer com que as cinco irmãs alcancem a meta de 60 pontos em todas as matérias dentro do período do jogo. Porém, como os personagens estão presos nessa ilha, é necessário também coletar comida e água.
Saber equilibrar a busca de recursos e os estudos é fundamental para ter sucesso ao final. Na prática, a maior dificuldade desse processo é o fato de que as garotas possuem HP e humor limitados. Ao estudarem e coletarem comida, elas desgastam esses valores e, caso eles caiam para a faixa de 20, elas poderão desmaiar, tendo seus atributos reduzidos e ficando impossibilitadas de agir para poder recuperar suas energias.
Depois das atividades, nossas personagens precisam se alimentar. O cardápio disponível varia de acordo com o horário do dia e a quantidade de ingredientes coletados. Vale destacar que os ingredientes usam siglas para poder caber em inglês, mas acaba sendo difícil de entender de vez em quando. Pior do que isso, porém, é o fato de que só conseguimos ver as receitas na hora de cozinhar, fazendo com que seja pior para planejar a coleta de comida inicialmente.
Alguns alimentos restauram mais HP e humor, mas é mais fácil falhar, rendendo metade do bônus desejado. Devemos também selecionar quem fará a comida, com Nino tendo uma larga vantagem inicial que a torna mais propensa a fazer as comidas bem. Não é possível escolher a mesma personagem várias vezes no mesmo dia. Não ter comida afeta muito negativamente as garotas, ou seja, não é uma opção para se ignorar.
Estudar, coletar ingredientes e cozinhar são atividades que podem levar a resultados positivos e negativos. A diferença entre falhar e ter sucesso é apenas entre bônus menor ou maior. Existe um certo aspecto de RNG no processo, mas as atividades diárias também podem ser afetadas por parâmetros específicos. Por exemplo, quanto mais uma personagem cozinha, mais o seu atributo Cook aumenta, fazendo com que ela se torne mais habilidosa na prática.
Na prática, pelo modo como o jogo é balanceado, é fácil ignorar as atividades de descanso, havendo inclusive eventos de história que recuperam as energias das garotas. Embora no início haja a pressão desses elementos caindo e das falhas por conta do RNG, trata-se de um simulador casual e confortável pensado para um público que prefere não ter dificuldade para encontrar as cenas desejadas.
Uma chance de intimidade
Embora a parte de simulação ocupe boa parte do tempo do jogo, também temos o aspecto visual novel com elementos românticos. Embora o objetivo mínimo para conseguir um bom final é fazer com que as garotas tenham 60 pontos em todas as matérias, o que o jogador realmente deseja é ter momentos de intimidade com as garotas.
As cinco heroínas possuem um atributo chamado Intimidade que pode ser aumentado de algumas formas ao longo do jogo. O principal fator é que, durante os momentos de estudo, é possível escolher uma única personagem para focar os seus esforços de suporte. Mas a escolha de uma delas para cozinhar junto com a Raiha e as decisões de diálogo também podem aumentar esse fator.
As escolhas de suporte, as comidas feitas e ter passado de certas marcas de intimidade também rendem cenas especiais com as personagens. São momentos mundanos, mas que ajudam a detalhar as personalidades de cada uma, seus gostos e vontades ao mesmo tempo que insinuam o desejo de uma relação mais profunda com o rapaz.
Caso o jogador tenha cinco estrelas de intimidade com uma delas e tiver ensinado todas a fazer pontuação acima do 60 em todas as matérias, podemos acessar a rota específica dela. Além disso, temos duas rotas especiais, uma caso Futaro não alcance a meta com as garotas e outra caso consiga se tornar íntimo de todas.
Em termos de qualidade de vida, gostaria de destacar que o jogo possui um log de diálogos e é possível usá-lo para voltar a um trecho anterior da conversa para ver novamente a cena e fazer escolhas diferentes. Também temos um manual in-game, galerias com ilustrações, cenas, músicas e vídeos, vários slots de save, quick save, skip e auto.
De forma geral, a experiência como visual novel é um arroz com feijão, mas deve agradar fãs da obra original. Em especial, é até possível tratá-la como uma forma de reparação para as personagens não selecionadas por Futaro na história original, dando às outras a mesma chance de ter momentos bem românticos com ele, embora sejam ainda naquela fase do tease pré-namoro.
O principal problema é a tradução, que conta com vários erros gramaticais e de digitação, além do texto ter uma disposição estranha de quebras de linhas que nem sempre faz sentido. Inclusive, os menus contam com vozes em japonês, mas não há legendas para elas, o que significa perder uma parte importante da experiência. Para efeito de comparação, várias visual novels da Otomate contam com isso e nos últimos anos trazem legendas para que os jogadores ocidentais não fiquem de fora.
O charme do romance juvenil
- Atelier Resleriana: The Red Alchemist & the White Guardian, spin-off offline do mobage, chega ao Switch em 2025 - 27/09/2024
- Trilogia Utawarerumono leva uma mistura de VN e SRPG ao Switch em janeiro no Japão - 26/09/2024
- Urban Myth Dissolution Center, aventura de investigação de lendas urbanas, recebe teaser trailer para o episódio 3 - 26/09/2024