Skip to content
  • Twitter
  • Facebook
  • Instagram
  • Youtube
  • Spotify
NintendoBoy

NintendoBoy

Niche Games on Nintendo Consoles

  • Notícias
    • Indústria
      • Nintendo Switch
    • Entretenimento
    • Nintendo 3DS
    • Wii U
    • Mobile
  • Artigos
    • Entrevistas
  • Review
    • Preview
  • Guias
  • Listas
  • RetroBoy
    • ArchiveBoy
  • TCG
  • Entretenimento
    • Filmes
    • Anime
  • Redação
    • FALE CONOSCO
    • Portfólio
  • Review

Review | STORY OF SEASONS: Grand Bazaar

STORY OF SEASONS: Grand Bazaar continua com a série de remakes da série com outra experiência viciante e divertida que mistura elementos tradicionais da franquia com uma novidade muito divertida na forma de um bazar.
Erick Figueiredo 25/08/2025

Desenvolvedora: Marvelous
Publicadora: Marvelous
Gênero: Farming Sim
Data de lançamento: 27 de agosto, 2025
Preço: R$ 199,99
Formato: Físico/Digital
Plataformas: Nintendo Switch 2, Nintendo Switch, PC

Desenvolvedora:
Publicadora:
lançamento:
Preço:
Formato:

Gênero:
Plataformas:

Marvelous
Marvelous
27 de agosto, 2025
R$ 199,99
Físico/Digital
Farming Sim
Nintendo Switch 2, Nintendo Switch, PC

Análise feita no Nintendo Switch com cópia fornecida gentilmente pela Marvelous USA.

Revisão: Manuela Feitosa

Continuando com a série de remakes de jogos icônicos da franquia, a Marvelous decidiu dar uma chance a um título da série no Nintendo DS. O escolhido foi Story of Seasons: Grand Bazaar, que moderniza o jogo original com visuais melhorados e muitas melhorias em sua experiência geral.

O Bazar e o Fazendeiro

Como era costume com os títulos da série na era DS, Story of Seasons: Grand Bazaar oferece uma gimmick única que o diferencia de seus irmãos. Dessa vez, além de continuar a ser um fazendeiro que começa com uma fazenda velha e aos poucos a transforma em algo grande, temos também a introdução do bazaar, onde poderemos vender os produtos adquiridos em nossa fazenda e coletados pela natureza.

Ocorrendo em Zephyr Town, jogadores assumem o papel de um novo fazendeiro que ficou interessado em um anúncio sobre uma velha fazenda. O local, uma vez famoso por seu grande bazaar, está passando por dificuldades e a missão do jogador é ajudar a rejuvenescer o bazar, resgatando seus dias de glória e colocando Zephyr Town de volta no mapa.

Temos um elenco bem variado de personagens e até mesmo a opção de customização do personagem, que retorna dos títulos anteriores, foi expandida. Grand Bazaar não era um dos títulos mais memóraveis do DS, uma plataforma que recebeu vários jogos da série, mas ainda assim a Marvelous quis dar aos fãs do jogo uma experiência bem melhorada e foi isso que eles conseguiram com esse novo remake.

Das duas telas para uma tela gigante

Sendo um remake de um título originário do Nintendo DS, é possível dizer que Story of Seasons: Grand Bazaar é um jogo totalmente novo. Os visuais foram melhorados, até mesmo em comparação a outros títulos da série, incluindo os remakes mais recentes. O nível das animações está bem superior ao esperado da série, e temos cutscenes dubladas em inglês e japonês. É vísivel que os valores de apresentação para este jogo foram aumentados e que o time buscou entregar algo mais especial que pudesse valer o investimento dos jogadores.

O visual do jogo é 3D com alguns elementos 2D. A câmera é fixa em um perspectiva de olhar de cima para baixo, persperctiva essa que as vezes atrapalha um pouco, mas nada tão ruim. Os elementos 2D são poucos, sendo utilizados principalmente para indicar os itens que podemos encontrar pelos cenários.

As mudanças visuais e sonoras não são as únicas coisas que chamam a atenção neste remake. A fórmula inteira do título foi reformulada para facilitar algumas coisas, além, é claro, de oferecer uma melhora experiência para os fãs modernos da série. Algumas dessas mudanças envolvem a parte de mecãnicas do título, mas outras, como o sistema dos moinhos de ventos, que servem para criar novos itens, foram mudados. No jogo original, era possível assoprar no microfone do DS e aumentar a velocidade da produção de tais itens, enquanto aqui, isso fica a cargo do sistema de clima, que além de possuir os tradicionais climas de chuva ou sol, agora também mostra a velocidade do vento, que influencia na movimentação dos moinhos.

A velocidade do vento também impacta outra área da jogabilidade. Story of Seasons: Grand Bazaar reintroduz mineração, elemento que ficou de fora do original, com a introdução de pedras espalhadas por Zephyr Town e áreas adjacentes. Algumas só podem ser alcançadas com a utilização de um glider e o vento impacta a velocidade que você se move enquanto usa o glider.

Outras mudanças icluem novidades na movimentação dos personagens, que agora podem realizar até mesmo pulos duplos para ajudar na exploração e durante seu trabalho na fazenda. Além disso, um novo sistema de pedidos formais existe como uma forma de incentivar o jogador a interagir com as mecânicas do título. NPC’s podem, após um certo nível de amizade, pedir certos itens em troca de recompensas, sejam estes outros itens novos ou abrir barracas no bazar. Essa é uma mecânica que realmente busca fazer com que o jogador explore ao máximo tudo o que o jogo oferece, mas que também pode ser um pouco chata, pois é impossível prosseguir o nível de amizade de um NPC quando um pedido está ativado.

A tradução do título também foi modificada, como já é costume com os remakes anteriores. Ela está mais próxima da versão original em Japonês, mas ainda existem certas liberdades como o nome de alguns personagens e outros termos mais técnicos. É inigualável que este título foi feito com um charme a mais do que outros jogos da série, com NPC’s reagindo quando você desmaia ou ignora um evento, visuais e animações melhorados e uma trilha sonora bem charmosa.

Cuidando da terra durante a semana e vendendo aos finais de semana

O loop da jogabilidade de Story of Seasons: Grand Bazaar é dividido em duas partes. A parte principal envolve a fazenda do jogador. A maior parte do tempo será dedicado ao local, onde é necessário plantar e regar sementes até que elas possam dar frutos e cuidar de animais para que eles forneçam produtos como ovos e leite. Além disso, o jogador também é livre para explorar Zephyr Town e seus arredores em busca de contato com os NPCs e encontrar recursos biólogicos.

Plantar e cuidar dos animais continua sendo tão simples quanto em títulos anteriores. É possível comprar sementes na loja local e as ferramentas necessárias para o trabalho são oferecidas automaticamente nos primeiros dias de jogo. Além de plantar e regar as sementes, também é possível usar fertilizantes para melhorar sua qualidade, aumentando seu valor de venda. Assim como em títulos anteriores, é possível melhorar suas ferramentas com ore e desbloquear a possibilidade de realizar ações com mais facilidade, mas diferente de jogos passados, em vez de segurar um botão é necessário realizar pulos para poder usar as habilidades extras, algo estranho e que demora a se acostumar.

Cuidar de animais também é simples, com as ferramentas também sendo oferecidas conforme vamos avançando no jogo. Tirando uma galinha e um cavalo, dados automaticamente quando chegamos perto de um dos eventos envolvendo tais animais, vacas, ovelhas e outros bichinhos adicionais precisam ser comprados. Todos, com exceção do cavalo, começam como filhotes e após alguns dias crescem e começam a produzir produtos.

Duas coisas que eu não gostei neste sistema é que, tirando os animais extras, as coisas se sentem meio forçadas para o jogador. Você recebe tudo gratuitamente sempre que um evento está para ocorrer, isso inclui até mesmo alguns itens especiais, que só ficam disponíveis bem depois. Além disso, amizade com os animais se torna algo meio vazio, em títulos anteriores elas influenciam se você receberia ovos de ouro, por exemplo, mas aqui isso é um elemento aleatório que pode ocorrer mesmo que você não tenha uma boa relação com sua galinha.

Você também recebe um cachorro gratuitamente como parte da história, podendo adquirir outros e gatos através de uma loja. Além de ser um bichinho de estimação, ter um cachorro e gato é útil, pois eles ajudam a cuidar dos outros animais, levando-os para aproveitar o sol no início de cada dia.

A segunda parte, e também bastante importante, ocorre uma vez por semana todos os sábados, que é o Bazaar. Nele, o jogador tem sua própria barraca e é onde ele poderá vender os itens conseguidos, seja na fazenda ou encontrados por Zephyr Town. Diferente da versão original, onde era possível negociar preços, aqui cada item tem seu próprio preço fixo, que varia dependendo de sua qualidade. Existem alguns fatores, contudo, que podem lhe ajudar a conseguir bons resultados financeiros.

Cada temporada possui itens que são bastante desejados, aumentando seus preços consideravelmente. Além disso, ao preencher uma barra especial, preenchida com vendas, é possível pedir a ajuda dos Harvest Sprites para conseguir vendas extras e com preços melhorados. Também é importante ficar de olho no que os clientes procuram e atendê-los antes que eles decidem ir comprar em outro lugar.

O jogador tem um stock limitado, que pode ser reabastecido antes de começar suas vendas. Cada dia do bazar é dividido entre turno da manhã e turno da tarde, com o jogador podendo vender itens nos dois turnos. Além de poder trabalhar em sua própria barraca, também é possível visitar outras, sendo esta a forma de conseguir comprar as melhorias para mochila e fazenda, animais, sementes especiais e outros meios de ganhar dinheiro como plantação de cogumelos e colméias de abelha para fazer mel.

No dia seguinte ao bazar, os resultados de sua venda são contabilizados e caso você tenha alcançado certa meta, o bazar sobe de nível, melhorando sua própria barraca e abrindo a oportunidade de NPC’s quererem abrir suas próprias barracas. Este é basicamente o loop de jogabilidade envolvendo o bazar, com o jogador tendo como objetivo alcançar o último nível, que requer um alto número de vendas e bastante barracas.

Eu tenho que dizer que acho Story of Seasons: Grand Bazaar um jogo bastante fácil. Os primeiros níveis do bazar são bem fáceis de alcançar e o jogo te dá muita coisa gratuitamente, além de liberar opções extras de se fazer dinheiro bem rápido. A única coisa que me complicou inicialmente é o tamanho limitadíssimo da mochila e armazenamento, contudo, depois de algumas atualizações, que não são tão caras, especialmente se você realmente explora bem os locais, isso logo se tornou uma preocupação a menos. 

Alguns pedidos são bem chatinhos de se fazer, especialmente os que requerem itens específicos que o jogo não explica muito bem inicialmente. Eu sei que este não é o tipo de jogo em que é necessário ser díficil, mas até mesmo comparado a alguns jogos mais antigos, eu pude perceber essa diferença.

Um bazar cheio de emoção

Story of Seasons: Grand Bazaar é um divertido jogo que consegue modernizar o título original e torná-lo não apenas mais acessível aos veteranos, como também para novatos que desejam conhecer a série. O bazar e suas mecânicas gerais se integram muito bem a fórmula tradicional da franquia, oferecendo uma experiência muito boa e extremamente viciante.

Prós:

  • Adição do bazar traz uma mudança muito boa e bem vinda a fórmula tradicional da série;
  • Apresentação muito boa para o nível da série;
  • Personagens são bem carismáticos;
  • Loop de gameplay é bem viciante.

Contras:

  • Muito fácil até para os padrões da franquia;
  • Câmera pode atrapalhar um pouco.

Nota

9

  • Sobre
  • Últimos Posts
Erick Figueiredo
Erick Figueiredo
Fã de videogame desde os 6 anos de idade. Curte Sonic, e JRPGs como Breath Of Fire IV e Final Fantasy VIII, além de outros títulos como BlazBlue, Tales of e outros.
Erick Figueiredo
Últimos posts por Erick Figueiredo (exibir todos)
  • Arc System Works cogita encerrar o suporte de GUILTY GEAR -STRIVE- no Switch devido ao hardware defasado - 29/12/2025
  • Yakuza Kiwami 3 & Dark Ties destaca os novos modos de jogo “Bad Boy Dragon” e “Hell’s Arena” - 23/12/2025
  • GRID Legends: Deluxe Edition está chegando ao Switch 2 - 18/12/2025

Post navigation

Previous Atelier Yumia: The Alchemist of Memories & the Envisioned Land | Nova DLC traz o mapa adicional “Idus Training Grounds”
Next Corpse Party Tetralogy Pack confirma lançamento Ocidental pela XSEED Games

Relacionado

Review | INAZUMA ELEVEN: Victory Road
  • Review

Review | INAZUMA ELEVEN: Victory Road

31/12/2025
Review | The Rogue Prince of Persia
  • Review

Review | The Rogue Prince of Persia

25/12/2025
Review | POPUCOM
  • Review

Review | POPUCOM

24/12/2025
  • Twitter
  • Facebook
  • Instagram
  • Youtube
  • Spotify
Copyright © All rights reserved. | DarkNews by AF themes.