Pokémon Horizons: Mega Voltage — Episódio 107 | Mega Dragonite é o novo “Deus ex machina” do anime

Com o episódio da semana passada revelando que o Pokémon misterioso da Dusk Ball de Uruto era, na verdade, um Dragonite, todos estávamos esperando que a recentemente revelado Mega Dragonite viesse ao anime em breve — mas foi muito rápido mesmo!

Leia também:

As asas que voam ficam nas costas

O episódio da semana poderia ter sido um episódio duplo com o anterior, pois segue imediatamente de onde paramos. Uruto seguindo os capangas coloridos dos Explorers. Roy se sente mal pelo que disse e foi atrás do guri (esbarrou com o menino do Grafaiai de paladar infantil) e foi arás de seu nakama.

Tivemos uma cena muito curta mostrando Diana (vó de Liko) e Hamber (o mordomo de Amethio) conversando sobre uma captura incrível e sobre trabalharem juntos novamente. Ele faz alguns comentários sobre Spinel e os Explorers, atualizando a senhora, mas nada muito novo pra nós. Acho que só serviu pra mostrar que ela deve aparecer com um pouco de frequência daqui pra frente.

Lembrar de algumas coisas são um pouco relevantes: Uruto não participou da aventura depois da saga da Seis Heróis de Lucius, então nunca viu os outros além do Rayquaza Preto, mas supostamente ele conhece a história (justamente por Roy ter contado a ele deixando-o fascinado pelo dragão lendário).

Mas de toda forma, o garoto conseguiu sem nenhuma dificuldade invadir a base dos Explorers para descobrir que Spinel estava lá. Mas acabou sendo capturado, e usado como isca para atrair mais Trovonautas para o resgate do guri, executando o plano de elimina-los de uma vez só. Enquanto era levado para a cela, Uruto vê os 5 outros Pokémon de Lucius enjaulados e até pergunta por que eles não estariam nas pokébolas, mas não notou que era justamente os bichos que eles estavam procurando.

No fim das contas, deu certo mesmo. Roy chega para o resgate, e uma batalha em grupo começa. Roy com seus três Pokemon, Uruto com Sableye e os Explorers com os mesmos Darmanitan, mas nas formas imóveis, agora trocados de treinador já que a Esfera de Força faria o trabalho dela, não importa muito se tem ou não um treinador ali. Junto a isso, um exército de Rabsca usando Gravidade para controle de grupo, inibindo os movimentos da galera. Gosto muito desses usos não convencionais de ataques no anime. Foi bem efetivo inclusive, e a dupla de crianças foi amassada sem muita dificuldade. Até que…

Nessas horas que o heroi chega e tudo muda, né? Revelado no episódio anterior, Dragonite reage a Uruto quando ele se empenha em lutar pelos outros, e não por si apenas, como é o seu costume (mas ele tinha esquecido dessa informação pelo visto). Nossa lagartixa amarela pançuda favorita dá as caras novamente, mas o exército de Rabsca sob efeito do Rakurium ainda exercem um poder avassalador. Mas sabe o que é ainda mais avassalador? Uma Megaevolução de um pseudo-lendário.

Taí a estreia do Mega Dragonite no anime. Eu tenho meus comentários, mas vamos finalizar o episódio ok?

A cena de evolução foi bem bonita, se deram ao trabalho alí mesmo, pra compensar outras cenas de batalha mais capengas. Também fico curioso sobre qual vai ser a habilidade do cabeça de pena quando chegar ao Pokémon Champions, e se isso teve algo a ver com ignorar a manipulação de gravidade dos insetos. Com essa brecha, Mega Dragonite resolve o problema do controle de grupo, liberando Lucario para Megaevoluir também, e finalizar a batalha contra os Darmanitan.

É interessante como as coisas se resolvem no mundo Pokémon né? Acabou a batalha, e eles só se viram e vão embora. Roy também não viu nada dos Pokémon de Lucius capturados, Spinel nem tentou interferir e acabou, vida que segue. Teve um pedido de desculpas de um pro outro, e Uruto reconhecendo sobre amizades e a importância de fazer pelo outro, bem ao estilo moral de Pokémon mesmo. Mas ao retornar para o Brave Asagi, os comentários sobre a aventura foram tão rasos, ninguém perguntou nada, os meninos não contaram detalhes, e foram tomar banho como se fosse uma simples terça-feira. Quem sabe nas próximas semanas eles dão um gás nisso.

Sobre o Mega Dragonite, tendo revelado no anime traz algumas informações interessantes: as asas da cabeça serão mais suportes do que propriamente asas de voo. Notem que os desenhistas se deram ao trabalho de animar as asinhas das costas batendo, mostrando que são elas que sustentam e impulsionam aquele tanque de guerra no ar. A lista de movimentos não disse nada, podendo ser foco tanto físico quanto especial. Por fim, ainda acho que o design poderia ter sido muito melhor do que foi entregue. Será que estão com medo de plagiar artistas online novamente?