Está na hora de uma “Mega Especial” de Pokémon Horizons!!!… De 3 episódios. Desta vez acompanhamos o começo da história de como a dupla Roy e Uruto se conheceram, e tudo começou com um samurai cavaleiro chamado Mayonnaise e Megavoluções.
Todas as estradas levam a Lumiose
Começamos com Uruto e Roy esbanjando seus Mega Pokémon quando a Liko pergunta sobre como o Roy conseguiu seu Lucario, e com isso vamos de flashback!

Roy e Cap começaram uma jornada após a separação dos Trovonautas após o arco de Rakua e, eventualmente, chegaram às ruas de Lumiose, a cidade que coincidentemente vai ser o palco do próximo jogo da franquia. Após fugir de algumas mulheres perseguindo Cap, o garoto chega ao centro da cidade na Prism Tower, e lá eles se encontram pela primeira vez com Uruto, não tão empolgado como normalmente.
Uruto que nesse episódio parece mais cínico do que conhecemos. Ele provoca bastante Roy e parece bem menos animado do que costume. A vida dele não aparentava ser tão boa antes de conhecer seu rival, porém, com o passar do episódio ele vai ficando mais parecido com o nosso atual Uruto, gritando e correndo na frente e tals.
Mestre ou Charlatão?
Na Prism Tower os dois veem uma batalha entre Mega Gardevoir e Mega Slowbro, e logo depois um novo personagem aparece convenientemente oferecendo ajuda aos protagonistas a conseguir megaevoluir seus Pokémon! E ele é… um samurai cavaleiro com penas de pavão?

Seu nome é Mayonnaise, o Mestre. Ele me remete um pouco ao Mustard, mestre do Leon em Galar. Ele está vendendo pedras incluindo Mega Stones, e apesar de sua credibilidade ser duvidosa nesse ponto é justo assumir que ele é um mestre de verdade pela orientação que dá aos nossos Trovonautas.
Então, temos uma aulinha básica de Megaevolução de como é preciso uma Key Stone e uma Mega Stone além de uma profunda conexão entre Pokémon e Treinador. Ambos ganham um Mega Ring já com uma Key Stone e também descobrimos que Uruto já tem uma Sablenite que encontrou por acaso — até parece conveniente até você perceber que todas as Mega Stones são encontradas por acaso.

Mayonnaise então envia os dois para o “Palácio Mayo-Maze”, ao leste de Lumiose, para desafiar a criatura ‘Yellow Blast’. Nesse lugar estão Pokémon poderosos dispostos a lutar e vão servir de treinamento para as crianças, e talvez algum deles até possa Megaevoluir, nunca se sabe.
Palácio Mayo-Maze não é para amadores
Após se desentenderem um pouco, Roy e Uruto chegam ao Palácio Mayo-Maze, com sua arquitetura oriental e vegetação não cuidada sendo muito destoante do restante da cidade. O lugar, no entanto, é enorme por dentro além de ser um grande labirinto que exploramos com um coro e música misteriosa de fundo, o que só acentua mais a estranheza do lugar. Roy demonstra prestar mais atenção ao Crocalor e ao Cap do que Uruto com seu sableye, talvez demonstra que ele é um treinador mais experiente.
Eventualmente eles chegam em uma sala de dojo cercado por portas amarelas, e do outro lado um Lucario shiny literalmente “farmando” aura. Batalha! …E não demora para os dois apanharem feio, Roy percebe que esse é o Yellow Blast, o que nos leva ao final desse primeiro episódio do especial com o garoto completamente abalado pela derrota fácil que sofreu.

O episódio nos dá uma explicação mais técnica do que são Megaevoluções, assim como nos introdução ao mestre Mayonnaise e nos reintroduz ao Uruto dessa vez de uma maneira menos abrupta.
Nota do editor: Um outro ponto, que foi uma crítica pertinente minha a esta saga, foi que finalmente mostraram mais Megaevoluções dentro da história do anime, que antes girava em torno apenas do Mega Sebleye, Mega Lucario e Mega Dragonite.
- Pokémon Horizons: Rising Again — Episódio 121 | O emocionante retorno de Friede, que só tirou um sabático no espaço sideral - 14/12/2025
- Pokémon Horizons: Rising Again — Episódio 118 | Evoluindo para uma Dommy Mommy - 23/11/2025
- Pokémon Horizons: Rising Again — Episódio 115 | Deitado na porrada, mas desta vez na Blueberry Academy - 02/11/2025
