Durante a The Game Awards2025, tivemos a confirmação de um dos segredos mais mal guardados do ano: Leon S. Kennedy, um dos múltiplos protagonistas da franquia Resident Evil, estará de volta para um jogo inédito emResident Evil Requiem, o 9º título mainline da franquia. Essa é a primeira vez que Leon é um personagem jogável em um jogo novo (não contando os “RE-Makes”) desde Resident Evil 6, de 2012.
E somando a essa revelação, Koji Nakanishi e Masato Kumazawa, o diretor e o produtor de Resident Evil Requiem respectivamente, deram uma entrevista à Famitsu para falar sobre como foi implementar o Leon no jogo, o que ele traz de único em sua gameplay, além de coisas menores como as suas expressões e até mesmo um collab real com uma marca de automóveis.
Eles também notam a ironia da revelação, considerando que mais cedo no ano haviam comentado sobre como o personagem em questão não funcionaria em um jogo de terror.
A entrevista seguiu da seguinte forma:
~ Leon aparece no novo trailer. Há outros personagens que você pode nos revelar aqui?
Nakanishi: Primeiramente, eu gostaria de esclarecer que os únicos personagens jogáveis no jogo são Leon e Grace. Quanto a outros personagens, por favor entenda que você precisará jogar para descobrir.
~ Houve uma cena onde Leon corta um inimigo com uma motosserra, mas existem outras armas distintas como essa, ou até mesmo ações parecidas?
Nakanishi: A gameplay da Grace é estilizada de forma parecida com Resident Evil 2, enquanto a de Leon é baseada em Resident Evil 4, o que significa que ele tem um conhecimento de armas de curta distância e artes marciais. Essa é a primeira vez que temos Leon em um jogo novo desde Resident Evil 6; e com isso, um dos temas que pensamos foi “como será o Leon em 2026, agora que ele está envelhecido e já lutou diversas batalhas?”
Leon continua a lutar, seguindo seu desejo de ajudar os outros, mas nem sempre as coisas dão certo, o bioterrorismo nunca parece acabar. Em que estado ficará a mente do Leon após tantas experiências, e que tipo de pessoa ele irá se tornar? Para acrescentar, suas técnicas de combate evoluíram do novato que ele era em Resident Evil 2 para o que vemos em Resident Evil 4 e 6, então estamos tentando expressar o seu atual nível de habilidades através de novos elementos que foram baseados no 4º jogo.
~ Você nos disse que “podemos aproveitar o medo através de Grace, e uma ação emocionante através de Leon”, mas será que ambos vão agir ao mesmo tempo, como Ashley no Resident Evil 4?
Nakanishi: O jogo possui apenas uma história, com as cenas do Leon mudando quando a história avança, e as cenas onde os dois se encontram e interagem. Grace é a pessoa mais medrosa da história da franquia Resident Evil, enquanto Leon é o mais forte. Eu acredito que isso sirva para demonstrar como esses dois personagens de personalidades que se contrastam interagem.
~ Para os interessados na franquia RE pela primeira vez, qual o apelo de Leon?
Nakanishi: Para resumir, ele é um cara boa-pinta. Não só em aparência, mas em personalidade também, ele sempre está disposto a se arriscar para salvar alguém. Há um enorme vão entre isso e como ele diria algo como o que estou falando.
Kumazawa: É importante notar que você não precisa conhecer todo o passado de Leon. Como colocamos no website oficial, tudo que você precisa saber é que ele esteve envolvido no Incidente de Raccoon City; com isso em mente, vai ser divertido ver ele retornar ao Incidente, agora que está mais velho.
~ Quanto ao crescimento e mudança de aparência do Leon. Quais direções vocês buscam seguir com os visuais?
Nakanishi: É uma forma de mostrar o que ele conseguiu aturar até agora, enquanto passa a vibe do “cara maneiro”. Eu fiquei feliz de ver um comentário assim enquanto assistia a stream. Nós podemos todos tomar uma boa bebida hoje (risos).
Kumazawa: Tem muitas funcionárias na companhia que são fãs do Leon, então eu recebo muitas críticas… não, eu recebo muitas opiniões diversas.
Nakanishi: Os designers fizeram um bom trabalho. Raccoon City foi o ponto de partida na história do Leon. De fato, ele está retornando para a cidade pela primeira vez desde RE:2, então um dos pontos fortes da história será a forma que o Leon se sente e age enquanto está ali.
Próximo ao fim da entrevista, o entrevistador da Famitsu comenta de forma irônica sobre o histórico da franquia com veículos, especialmente agora que a IP está com uma colaboração especial com a Porsche:
~ Falando em Resident Evil, diversos “veículos” são destruídos na história. Mas e quanto a Porsches?
Nakanishi: Por favor, aguardem para ver (risos).
Kumazawa: Não, não. Aí eles nunca mais colaboram com a gente (risos).
A entrevista completa entra em mais detalhes em relação as mecânicas de Grace e como uma gameplay dupla afetará a jogatina, mas a Capcom comentou que veremos mais do jogo em uma Showcase própria em janeiro.
Resident Evil Requiem sairá para o Nintendo Switch 2, PS5, Xbox Series e PC (via Steam) em 27 de fevereiro do ano que vem. Quanto ao Leon eu só tenho uma coisa a dizer: ele não é mais forte que o Chris “QTE na rocha” Redfield, para de mentir Nakanishi