- Pokémon Horizons: Wonder Voyage — Episódio 149 | Pokémon fofinhos aliviam o estresse de um dia de trabalho CLT - 13/09/2026
- Pokémon Horizons: Wonder Voyage — Episódio 148 | Sem roteiro definido, Koraidon e Miraidon ficam só na resenha - 06/09/2026
- Pokémon Horizons: Wonder Voyage — Episódio 147 | Pokégirls e o cruel destino que lhes reserva - 30/08/2026
Olá, Treinadores!
Nesse episódio de Pokémon Horizons nós exploramos um pouco dos “hobbystas” do mundo Pokémon. Saímos à busca para responder as grandes questões do universo Pokémon, especificamente: “qual Pokémon dá a melhor pelúcia natural?”. E na segunda metade temos uma batalha épica entre dois rivais opostos… ou quase isso. Vamos à Review!
Viajando pelo Mundo Caçando Fofuras para Afagar
Começamos o episódio com o Brave Asagi pousado enquanto os Trovonautas estão reabastecendo de mantimentos. Navi propõe ir junto de Liko visitar uma cafeteria por perto que está oferecendo um doce com aparência de Ditto. Enquanto na cafeteria, as duas são abordadas por um homem vestido de terno e com olheiras nos olhos típico de um escravo CLT, ele está carregando 3 Pokémon: Pyukumuko, Pincurchin e Snom.

Os três aproveitam o (bem) grande pires com vários doces com formato de Ditto. Existem muitas comidas com formato de Pokémon nos jogos, por exemplo: no jogo Pokémon Café ReMix, que é todo repleto de receitas inspiradas em Pokémon. E no mundo real é muito comum ver fãs da franquia que preparam e compartilham sobremesas com formato dos monstrinhos nas redes sociais. Seria interessante se algum fã recriasse esse doce de Ditto.

Mas bem, o homem se chama Yakata, ele trabalhava em Castelia City em Unova e é um entusiasta de Pokémon “fofinhos” — do tipo agradáveis de acariciar. Liko e Navi parecem se interessar em aprender mais sobre Pokémon fáceis de abraçar e acompanham o Yakata à caça dessas pelúcias naturais.
O primeiro alvo que eles vão atrás é: Golem; parece que por um breve momento a pele de Golem fica mole e fácil de apertar após sua descamação anual. Na Pokédex é de fato mencionado que Golem trocam de pedras uma vez por ano e crescem de tamanho como resultado. Os três se encontram com um Golem prestes a trocar de rochas porém, eles são descobertos e Golem usa Explosion para fugir. Nossos protagonistas se divertem acariciando seus próprios Pokémon.

Com Golem fora do alcance, o trio vai atrás de seu próximo fofinho: Shellder. Apesar da concha dura parece que seu interior é macio e agradável ao toque. Felizmente, não demora muito para nos encontrarmos com um Shellder na praia, porém, enquanto Yakata discute sobre as regras de afagar Pokémon em karuta educativo do seu hobby que ele próprio desenvolveu… o Shellder vai embora. Talvez não fosse fã de karuta?
Como pedido de desculpas Yakata deixa Navi jogar seu Pyukumuku no oceano. Isso é referência a Pokémon Sun/Moon e Ultra Sun/Ultra Moon em que o jogador pode recolher Pyukumuku na praia e jogá-los de volta na água. Mas, sendo o Pokémon pepino-do-mar eu me pergunto o quão fofo um Pyukumuku realmente seria? E o mesmo se aplica ao Pokémon ouriço-do-mar e o Pokémon larva.

Nossos heróis ainda não conseguiram afagar nenhum Pokémon selvagem então a busca continua, e a próxima pelúcia natural vai ser: Scolipede. Yakata tem um palpite que a barriga de um Scolipede é macia e fofa de apertar. Porém, logo que um dá as caras, junto dele também aparece uma mulher — acompanhada de Roy e Uruto.
A Fofura Suprema Contra a Dureza Suprema
A mulher se chama Lalamoo, ela tem cabelo lilás e maquiagem de sombra a baixo dos olhos. Ela também é uma fanática, só que por Pokémon duros, completa com todo o lingo de nerd bem como Yakata.
Roy e Uruto falam alguns grandes trava línguas, mas basicamente a mulher é o oposto do nosso Yakata, buscando Pokémon com couraças e outras partes do corpo firmes. Claramente o design desses dois refletem seus opostos; Yakata adora Pokémon fofos e é todo rígido e analítico enquanto Lalamoo adora Pokémon duros e se veste de maneira leve com cabelos soltos, levando essa referência até em seus nomes.

Lalamoo quer sentir a barriga de Scolipede, que pressupõe que seja dura. É óbvio o que acontece quando opostos se encontram… Batalha! Lalamoo escolhe Steelix, Naclstack e Ferroseed; Yakata escolhe seus três feijões: Pyukumuku, Pincurchin e Snom. É uma batalha tripla, outra referência a Unova nesse episódio.
Steelix usa Heavy Slam, Ferroseed usa Iron Head e Naclstack ataca com Body Press; Pyukumuku responde com Helping Hand em seus dois companheiros para maximizar suas fofuras e ricochetear o impacto! Os Pokémon reencenam a mesma sequência de golpes que acabou de acontecer mais uma vez. Parece que os dois treinadores são firmes em seu modo de batalhar buscando dureza e fofura. Lalamoo usa Harden em seus Pokémon e Yakata usa Helping Hand no seu trio, efetivamente transformando essa batalha em Metapod Vs Metapod e encerrando com empate pros dois lados.
Scolipede vai embora enquanto os dois se distraem tirando foto com seus Pokémon, deixando os dois fanáticos procurarem pela sua barriga para outro dia. De uma maneira que só dois nerds conseguiriam, eles chegam em uma mútua rivalidade. Se ambos refletem a característica que o outro mais gosta talvez esse seja um arco rivais para amantes, isso é, se eles voltarem no futuro. Mas, com nossos Trovonautas de volta aos céus, nós encerramos esse episódio.

Treinadores, esse acabou sendo um bom episódio, só procurar por Pokémon fofinhos de apertar seria um pouco decepcionante, mas a introdução de uma rival com ideias opostas introduz uma ótima dinâmica cômica, além de ter alguns boas piadas nessa segunda parte do episódio com Scolipede esperando todo o conflito se resolver para ir embora justo quando ele é preciso. Em termos de história de novo não avançamos muito, porém parece que semana que vem teremos um pouco da backstory do Friede.
Até semana que vem, Treinadores!
