RADICAL DREAMERS – Le Trésor Interdit – é um text ADV com elementos de RPG lançado em 1996 como um “game as a service” no Satellaview, um periférico para o Super Famicom que permitia os jogadores baixarem jogos, revistas digitais e outros conteúdos de software através de transmissões via satélite. Como o modem nunca chegou ao Ocidente, muitos títulos exclusivos para ele ficaram, por anos, preso ao Japão – isso inclui RADICAL DREAMERS.
Leia também:
Com o lançamento de Chrono Cross: The Radical Dreamers Edition, o RADICAL DREAMERS – Le Trésor Interdit – chega pela primeira vez no ocidente após 26 anos preso no Satellaview, e nesta aventura narrativa três aventureiros – Serge, Kid e Gil – tentam entrar na Viper Manor, a mansão do antagonista Lynx de Chrono Cross, para roubar uma relíquia conhecida como Frozen Flame.
RADICAL DREAMERS – Le Trésor Interdit – surgiu após Masato Kato, o escritor por trás de Chrono Trigger, ter considerado que havia algumas pontas soltas no jogo, incluindo para a personagem Schala, que após desaparecer na narrativa de Chrono Trigger, viu sua conclusão no RADICAL DREAMERS. Sendo assim, Cronologicamente, RADICAL DREAMERS – Le Trésor Interdit – se passa depois de um dos finais alternativos de Chrono Trigger, mas com uma ponte para Chrono Cross.


Em entrevista [cedida pela Square Enix via PR], o produtor Kouichirou Sakamoto e o gerente de projeto Sato-san afirmam que “você não precisa jogar RADICAL DREAMERS – Le Trésor Interdit – para desfrutar do Chrono Cross”, no entanto caso pretenda jogá-lo “seria capaz de ter uma sensação uma base para personagens de Serge e Kid, para um prazer mais profundo ao jogar Chrono Cross.”
RADICAL DREAMERS – Le Trésor Interdit – é um jogo baseado em texto. Você escolhe entre certas opções à medida que lê e avança através da história, e a história muda como resultado de suas escolhas.
Existem vários cenários, com um deles sendo conectado ao CHRONO TRIGGER e também tendo links para CHRONO CROSS. No entanto, você não precisa jogá-lo para desfrutar do CHRONO CROSS.
…Dito isso, se você fosse jogá-lo então você seria capaz de ter uma sensação para a base dos personagens de Serge e Kid, e eu acho que você seria capaz de ter um prazer mais profundo de CHRONO CROSS.
Na mesma entrevista, Sakamoto e Sato-san explicam a importância de incluir RADICAL DREAMERS – Le Trésor Interdit – no remaster de Chrono Cross. O objetivo ao fazer isso é para que os fãs possam ter acesso a todos os jogos da série, uma vez que, como supracitado, o ADV estava apenas no Japão e em uma plataforma inacessível mesmo naquele território.
Nosso objetivo era fazer isso para que você [jogador] pudesse jogar os jogos da série Chrono em plataformas modernas. RADICAL DREAMERS – Le Trésor Interdit – foi um jogo somente de serviço feito para o Satellaview da Nintendo, e é praticamente impossível jogá-lo hoje devido ao serviço ter terminado para Satellaview.
Eu acho que mesmo antigamente não havia muitas pessoas que tinham que jogar RADICAL DREAMERS, mesmo entre aqueles que tinham jogado CHRONO TRIGGER e CHRONO CROSS. Além disso, hoje em dia há pessoas que se tornaram fãs jogando CHRONO TRIGGER que não pode jogar CHRONO CROSS, a sequência.
Portanto, ao incluir RADICAL DREAMERS – Le Trésor Interdit -, um jogo que está relacionado com a série, além do remaster de CHRONO CROSS, conseguimos fazê-lo para que todos os jogos da série Chrono possam ser jogados em plataformas modernas.

