O Nintendo Switch cada vez mais se prova ser um dos, se não o melhor, console que já tivemos no mercado para JRPGs. Desde novas entradas de franquias consagradas, novos nomes ambiciosos, e até diversos clássicos sendo trazidos de volta por meio de remasters ou coletâneas, o Switch realmente tem de tudo para oferecer para fãs do gênero. E considerando a proposta híbrida no videogame, o gênero casa muito bem com o sucesso de vendas da Nintendo, podendo levar esses incríveis jogos para qualquer lugar, podendo sempre estar avançando em suas histórias ou realizando algumas side quests e grindings em menores espaços de tempo livre pelo modo portátil.
No final de 2021 escrevemos uma lista com diversos JRPGs que estariam chegando ao Nintendo Switch em 2022, lista que você pode conferir abaixo, e com o passar do ano, mediante a diversos destes jogos já terem sido lançados, alguns adiados e algumas caras novas sendo anunciadas, achamos conveniente fazer uma nova rodada de recomendações, com títulos de RPGs japoneses que valem a pena ficar de olho para o segundo semestre do ano. Sem mais delongas, vamos à lista, primeiro destacando os títulos inéditos
Veja também:
METAL MAX Xeno: Reborn

Em uma Tokyo pós-apocalíptica tomada por monstros e máquinas gigantes, a humanidade só sobrevive com o auxílio de veículos mortíferos, como maior destaque, tanques. Neste RPG de ação, temos que controlar nossos personagens em duas principais situações. Na terra firme, os equipando com armas como em um JRPG comum para se defender de inimigos menores, e o grande destaque, usando e customizando enormes tanques de guerra para explorar o mundo caótico e cheio de criaturas hostis gigantes espalhadas pela terra, podemos criar desde os tradicionais tanques de guerra a até mesmo ônibus escolares bem equipados para derrubar uma criatura de 5 vezes o tamanho de seu veículo. Certamente uma proposta bem única e cheia de adrenalina para o gênero.
METAL MAX Xeno: Reborn chega ao Nintendo Switch em 10 de junho.
Monster Hunter Rise: Sunbreak

Monster Hunter Rise foi um dos maiores lançamentos de 2021 para o Nintendo Switch, conquistando diversos jogadores em um ciclo de gamelay extremamente viciante e divertido. E agora, em 2022, veremos sua grande expansão paga, Sunbreak, sendo lançada.
Depois de resolver os problemas na vila Kamura, seremos levados a uma nova região, chamada de Elgado, onde encontraremos diversos novos monstros para caçar, novos mapas, equipamentos e aprimoramentos na gameplay a deixando ainda mais dinâmica com novas habilidades e tipos de cabinsetos. Também teremos pela primeira vez missões em que os personagens do jogo poderão te acompanhar nas caçadas, controlados por inteligência artificial, dando uma dinâmica bem diferente as caçadas.
Monster Hunter Rise: Sunbreak chega ao Nintendo Switch em 30 de junho.
LIVE A LIVE

Anunciado de maneira surpreendente na Nintendo Direct de fevereiro, LIVE A LIVE é um remake HD-2D de um JRPG original de Super Famicom,que até então nunca tinha sido lançado oficialmente fora do Japão. No entanto, entre os poucos que jogaram, LIVE A LIVE é considerado uma ótima experiência para os fãs do gênero, sendo um dos primeiros trabalhos de direção de Takashi Tokita, um dos principais nomes na direção do clássico Chrono Trigger, e tendo participação da consagrada compositora Yoko Shimomura em algumas músicas do título.
Neste jogo, acompanhamos as histórias individuais de 7 diferentes protagonistas, espalhados por diversas eras do mundo. Aqui vemos ninjas, homens pré-históricos e até robôs, cada um com seu próprio arco, cenários, e um estilo de gameplay de rpg bem diferente dos outros, cada um tendo que resolver seu próprio capítulo da história, num arco cheio de surpresas.
Um dos aspectos mais notáveis desse remake é o uso do estilo gráfico HD-2D, no qual ele está sendo construído, estilo este que nasceu junto do título Octopath Traveler, jogo que na verdade teve bastante inspiração em LIVE A LIVE, onde também experienciamos as histórias individuais de cada protagonista numa grande trama, tornando bem satisfatório de ver o ciclo do jogo que inspirou Octopath estar sendo refeito aos moldes de seu sucessor.
Live a Live chega ao Nintendo Switch em 22 de julho.
Xenoblade Chronicles 3

Parte da metasérie Xeno, da Monolithsoft, Xenoblade Chronicles 3 apresenta uma nova história protagonizada por Noah e Mio, membros das duas nações opostas de Keves e Agnus, em uma jornada para acabar com o ciclo de violência. Xenoblade Chronicles 3 segue os padrões já estabelecidos na série, mantendo sua lore e vastos cenários para explorar, inclusive ele se conecta à história principal de Xenoblade Chronicles.
O game introduz algumas novidades em seus sistemas para que as coisas fiquem mais distintas dos jogos passados. No sistema de batalha por exemplo, Xenoblade Chronicles 3 permite que o jogador alterne o comando de seis personagens na party, bem como o inédito sistema “Interlink”, permitindo fundir aliados em formas gigantes chamadas Ouroboros durante as batalhas. Além disso, pela primeira vez na série, membros da party agora podem mudar de classe, permitindo o jogador criar uma party personalizada no decorrer da aventura.
Xenoblade Chronicles 3 chega ao Nintendo Switch em 29 de julho.
Digimon Survive

Depois de incontáveis adiamentos, parece que Digimon Survive, novo título de RPG tático da franquia de monstros digitais da Bandai Namco, finalmente vai chegar às lojas do mundo inteiro.
Depois de serem transportados a um mundo cheio de monstros perigosos, acompanharemos a jornada de um grupo de adolescentes, junto com seus parceiros Digimon, na luta para voltar para casa, enfrentando difíceis lutas no combate tático similar a jogos como Fire Emblem e Disgaea, e tomando difíceis decisões ao longo de uma história emocionante, que vão ditar a evolução de seus personagens, e poderão alterar a conclusão da trama.
Digimon Survive chega ao Nintendo Switch em 29 de julho.
Made in Abyss: Binary Star Falling into Darkness

Se passando no universo do mangá/anime Made in Abyss, “Binary Star Falling into Darkness” é um RPG de ação 3D que conta com duas campanhas principais. A primeira que reconta os eventos do anime de Made in Abyss, e a segunda trazendo uma história original escrita pelo próprio autor da história, Akihito Tsukushi, onde controlamos um recruta prestes a começar sua jornada explorando as profundezas do abismo.
Made in Abyss: Binary Star Falling into Darkness é bem focado na customização do personagem com novas armas e na exploração do abismo, que é repleto de monstros e armadilhas, onde temos que sobreviver fazendo comidas, evitando fadiga e craftando items, além de contar com uma trama bem misteriosa. E não se deixe enganar pelo estilo artístico, pois ela não é nada infantil também.
Made in Abyss: Binary Star Falling into Darkness chega ao Nintendo Switch em 2 de setembro.
Pokémon Scarlet & Pokémon Violet

A mais nova geração de Pokémon está a caminho do Nintendo Switch. Pokémon Scarlet e Pokémon Violet introduzirão uma nova região baseada na Espanha, e pela primeira vez na franquia irá contar com um mundo totalmente aberto para os jogadores explorarem conforme suas vontades.
Outro grande destaque em Pokémon Scarlet e Pokémon Violet, é que a Game Freak parece estar se esforçando para trazer uma maior experiência Multiplayer às entradas, com jogadores podendo explorar áreas lado a lado; um pedido a longa data dos fãs.
E apesar de ser no mínimo curioso ver que algumas mecânicas recém introduzidas em Pokémon Legends: Arceus à princípio não estarem voltando – como poder capturar Pokémon sem entrar em combate -, é bom ver os novos títulos saindo cada vez mais da zona de conforto da franquia. Cada jogo parece ter um diferente foco temático, com Pokémon Scarlet tendo alguns personagens e criaturas baseadas no passado, enquanto Pokémon Violet usa de características mais futuristas, e só nos resta esperar para vermos mais criaturas, personagens e mecânicas serem anunciadas.
Pokémon Scarlet & Pokémon Violet chegam ao Nintendo Switch em 18 de novembro.
The DioField Chronicle

Publicado pela Square Enix, e desenvolvido pela Lancarse, estúdio responsável por MONARK [leia nossa review aqui], The DioField Chronicle é um novo RPG de estratégia. A trama se passa num território medieval, onde uma guerra entre o império Trovelt e a aliança Rowetale é incessante, e a incerteza sobre a segurança do reino de Alletain no meio deste conflito surge, já que com a chegada de magia e armas poderosas no embate, itens que o reino possui ótimos recursos para produzir, faz com que o território vire alvo dos outros dois países.
Controlamos um grupo de de mercenários chamados Blue Fox, que guiará o rumo da guerra, podendo ser um sinal de esperança ao reino. O combate inaugura um novo tipo de batalha estratégica em tempo real, o RTTB (Real-Time Tactical Battle), onde deveremos avaliar as condições dos ataques em tempo real, usando de diversas habilidades para tomar decisões nas lutas, além de ter uma enorme gama de armas, classes e habilidades para os combates. O jogo também conta com nomes conhecidos por trabalhos na aclamada série Game of Thrones para a composição de trilhas a entrada, podendo trazer uma atmosfera épica aos combates e a trama.
The DioField Chronicle chega ao Nintendo Switch em 2022.
Agora numa sequência mais rápida, gostaríamos de destacar alguns Ports, remasters e relançamentos de jogos que já estavam disponíveis anteriormente em outros consoles ou regiões.

Prinny Presents NIS Classics Volume 3: Rhapsody: A Musical Adventure / La Pucelle: Ragnarok / 30 de agosto

The Legend of Heroes: Trails from Zero / 27 de setembro

Front Mission 1st / Inverno 2022

Dragon Quest X Offline / Inverno 2022 (Apenas Japão)

Romancing SaGa -Minstrel Song- Remastered / Inverno 2022
É incrível ver que mesmo com tantos lançamentos de peso no primeiro semestre, o Nintendo Switch ainda vai contar com diversos novos JRPGs interessantes em seu catalogo até o fim do ano, isso sem contar anúncios surpresas que ainda podem ser feitos até lá.
Mas e aí? Curtiu nossa lista? Fique a vontade para colocar quais os JRPGs de 2022 que você mais aguarda nos comentários.
- Review | OCTOPATH TRAVELER 0 - 14/12/2025
- RetroBoy | Pokémon X/Y - 15/10/2025
- Review | Dear me, I was… - 12/08/2025

