Desenvolvedora: Otomate
Publicadora: Idea Factory International
Data de lançamento: 28 de Junho, 2022
Preço: US $ 49,99
Formato: Digital/Físico
Análise feita no Nintendo Switch com chave fornecida gentilmente pela Idea Factory International.
Com muito estilo, história e ação, Birushana: Rising Flower of Genpei é um Otome Game que me conquistou logo nos primeiros minutos. Embora assim como a maioria dos jogos do gênero, essa aventura é, até certo ponto, movida pelas chamas da paixão, enquanto são feitas de maneiras bem menos óbvias que obras que tive a oportunidade de escrever sobre como Olympia Soirée e Cupid Parasite. Contudo, mesmo que eu goste de abordagens diretas e espalhafatosas como em Cupid Parasite, foi justamente por se diferenciar tanto da fórmula padrão, que Birushana: Rising Flower of Genpei se tornou uma dos meus Otoges favoritos.
Com um ritmo deliciosamente determinado, uma vasta seleção de personagens e pretendentes cheios de nuances, além de um sistema muito mais intuitivo que a maioria de suas obras irmãs, Birushana: Rising Flower of Genpei é uma obra honesta e apaixonada que roubou meu coração. Dito isso, apertem os cintos (ou nesse caso as as selas de seus cavalos) e embarquem comigo nessa fantástica jornada de época.

Os caminhos do coração – rotas
Veja bem, Birushana: Rising Flower of Genpei possui bastante conteúdo, e mesmo que eu não tenha completado 100 por cento da aventura, explorei um pouco de cada rota e finalizei a minha rota da escolha, a de Benkei Musashibo. E sim, para aqueles com conhecimentos histórico ou do folclore japonês, esse nome pode ser bastante familiar, ou até mesmo talvez conheçam sua história, essa é só uma das várias referências históricas de Birushana.
De qualquer forma, como dito anteriormente, acabei por escolher a rota de Benkei Musashibo, e devo dizer que ele não era minha primeira opção logo de cara, ao contrário de basicamente todas os Otoges que revisei até agora, onde tive a sorte (e o prazer) de escolher um pretendente rapidamente e conquista-lo na primeira ou segunda rota concluída. Nesse caso, tudo se desenvolveu de maneira natural e quase acidentalmente cai nessa rota.

Isso tornou minha experiência mais densa e apaixonante do que em outras situações, tendo em vista que esse era de fato o par ideal para a versão da Shanao,protagonista da história que eu criei através dos meus ideais. De qualquer forma, para você que deseja ter uma experiência mais complecionista, ordenada e evitar finais ruins, recomendo o guia do maior portal de Otome Games no Brasil, o Otomices; a staff muito competente do Otomices sempre realiza a cobertura dos jogos do gênero que saem por aqui, sempre criam guias dinâmicos capazes de auxiliar qualquer jogador em sua jornada.
Isso dito, eu me divertir muito mais com a rota escolhida do que esperava, mesmo Benkei sendo um personagem que parece raso inicialmente, o desenvolvimento de sua jornada faz com que ele se tornasse um dos rapazes mais apaixonantes que já tive o prazer de ficar em um otoge. No entanto, irei evitar entrar em grandes spoilers, mas posso dizer com segurança que nenhum Otoge me deixou tão empolgado para explorar todas as rotas como esse.
Um épico histórico – A ação e ritmo
Birushana: Rising Flower of Genpei é um jogo que se destaca com bastante facilidade pelo seu ritmo fluído. Ele não perde tempo com muitas trivialidades e consegue sustentar uma quantidade enorme de cenas de ação para o gênero. Por isso, essa se tornou uma aventura bastante refrescante para mim, principalmente pelas influências na direção desses combates. Mesmo já tendo encontrado algumas outras obras com uma boa quantidade de ação, como BUSTAFELLOWS, a ação desses jogos eram similares a que temos em livros. Mas Birushana poderia facilmente ser adaptado em um anime de ação na maior parte do tempo.

As deixas que esse jogo cria para as batalhas ainda geram uma sensação de RPG tático e me fazem sonhar como uma mistura desses dois gêneros seriam. De qualquer forma, Birushana: Rising Flower of Genpei tem uma forte trama política que gera diversos confrontos que tornam a história bem mais intrigante que a média. Outra das consequências desses confrontos são os momentos de catarse que ganham bastante intensidade e deixa a profundidade da relação da Shanao com os meninos mais orgânica.
A beleza encantadora de Birushana – direção de arte

O visual de Birushana é bem interessante de modo geral. A estilização histórica e o design dos personagens deixam tudo bastante cativante. Mas o que realmente me chamou atenção logo de primeira foi sua trilha sonora fantástica..
Desde as músicas lentas e apaixonadas dos momentos mais tranquilos, até as empolgantes e agitadas músicas dos momentos de ação, tudo é bastante envolvente e adiciona peso as cenas mais emocionantes. Em contra partida, acredito que o game deveria contar com mais imagens do que o que é oferecido ao jogador, pois senti que as artes não são oferecidas com tanta frequência quanto em outras aventuras. Claro isso torna o recebimento desses “prêmios” mais especiais, mas com tantas cenas icônicas a resistência de entregar as artes ao jogador é surpreendente. De qualquer forma, isso a essa altura é mais um detalhe que um problema em si na obra. Até as próprias representações das não escassas cenas de combate são ilustradas sempre de maneiras criativas mesmo com bem pouco pra trabalhar.
O que me deixa com outro ponto importante para elogiar, é a força da Shanao. Mesmo que ela seja salva por algum dos garotos periodicamente… o contrário também é verdade! Existe entre ela e seus pretendes uma sensação de companheirismo e igualdade muito raro dessas obras.

E claro, eu sei que há mais nuances a se debater do que isso, sei que tem a ver com o fato de ela se disfarçar de homem mas basicamente nenhum homem/par romântico em potencial cai nisso, então… é complicado. Eu sei que talvez eles estejam simplesmente evitando entrar em uma possível insinuação LGBT a qualquer custo, como vários animes acabam caindo, mas de qualquer forma prefiro não pensar demais e acreditar que Shanao é uma mulher muito respeitada pelos rapazes e principalmente pela história.
Os caminhos que percorremos – a história e ficção
A história de Birushana é baseada em uma história que existe! ‘Heike Monogatari’ é um clássico da literatura japonesas que representa uma disputa bem específica em uma época mais específica ainda. Claro, a visual novel toma várias liberdades para adapta-las como um romance épico de figuras históricas com múltiplos finais. Mas ai ainda aprecio o embasamento, ele torna as relações mais densas e naturais e sempre carregam uma tonelada de subtexto sobre quem realmente eram aquelas pessoas, é excelente.
Mesmo para aqueles que não tenham um interesse direto nessa história, ainda podem descobrir uma ampla quantidade de informações sobre como as coisas funcionavam no Japão nessa época, o que de certa forma sempre brinca com o imaginário otaku. Ainda que, de qualquer forma as adaptações não sejam bem liberais, a obra parece apreciar suas inspirações e gosta de colocar tanto conteúdo histórico quanto possível, sem pesar nem um pouco no ritmo, o que é sempre um enorme ponto a se admirar.
Uma flor em ascensão

Birushana: Rising Flower of Genpei possui uma história densa com personagens bidimensionais, e é com certeza uma das melhores Otoges que já tive o prazer de jogar. A ótima estilização, a temática é densa, a variedade de rotas e pretendentes, tudo amarrado com maestria pelo ritmo impecável.
Acredito que seja uma ótima aventura para aqueles que desejam começar na se aventurar pelo Otoge, ela tem sua cota de dificuldades mas ainda considero uma leitura fácil e engajante. Os pretendentes também cobrem a maioria das bases sem entrar nos tropos mais nichados desse tipo de obra. Tudo isso banhado por longas e bem escritas cenas de ação, consagram essa com o que pode ser a melhor Otoge do ano para mim, mas isso o tempo poderá confirmar.
Prós
- Ótimo ritmo;
- Excelente trilha sonora;
- Background histórico e literário interessante.
Contras
- Poucas ilustrações.
