Se ontem a maioria das modalidades do mundial de Pokémon estavam aquecendo —com a exceção talvez do Pokkén Tournament DX onde os stakes já estavam gigantes—, nesta sexta-feira (19) tivemos partidas intensas e emocionantes desde o começo. Com uma batalha regional que acabou em stomp, a primeira batalha da história de Pokémon UNITE na Pokémon World Championships 2022 saiu a favor da time Indiano ‘Orangotan Gaming’.
Enquanto isso no VGC, iniciamos o dia com uma das partidas mais emocionantes do campeonato até agora, onde no fim de uma match, um Gastrodon confuso precisou evitar por 3 vezes seguidas falhar, e ainda emplacou o status frozen no Charizard adversário que ficou congelado até o fim da partida.
E seja em criatividade, variedade, previsão ou garra, Pokkén Tournament DX não deixou nada a desejar. Ah, lembrando que também tivemos a participação dos dois brasileiros convidados para a modalidade de Pokémon GO e de nossos representantes mais fortes do Pokémon TCG.
Leia também:
—Bem, sem mais delongas vamos aos fatos.
Pokémon UNITE
Bem, só reiterando hoje tivemos a fase de grupos de Pokémon UNITE. Nela os times foram divididos em quatro grupos que devem competir entre si garantindo passagem diretamente para a a fase “mata mata” para os dois melhores de cada grupo.
Do grupo A, a atual campeã sul coreana ‘No Show’ teve um intenso embate com o time japonês ‘T2’. A ‘T2’ saiu na dianteira e, apesar das performances a altura de seus adversários, sua passagem pelo grupo foi razoavelmente tranquila. No grupo B tivemos uma disputa feroz entre os três integrantes, mas as equipes ‘Renaissance’ e ‘Eternity’ levaram a melhor sobre a ‘Secret Ship’, avançando assim para a próxima fase.
No grupo C tivemos uma situação mais tranquila na decisão entre as três equipes. A equipe ‘BLVKHVND’ garantiu a dianteira com duas vitórias, a equipe ‘ICLEN’ garantiu a classificação com apenas uma vitória, enquanto a equipe ‘APPR’ foi eliminada. O grupo D é de fato o que mais interessava aos brasileiros, com nosso representante oficial a ‘Xis’.
Infelizmente o time brasileiro não rendeu nenhum vitória sem apostar nos picks mais importantes do meta como Tsareena. O time se mostrou incapaz de acompanhar os adversários internacionais. No fim, a Xis acabou 0-3 em seu grupo, enquanto a posição dos outros times pode ser conferida na tabela abaixo:

Pokémon VGC — Pokémon Sword & Shield
Hoje tivemos a conclusão das partidas suíças do VGC. Para aqueles não familiarizados, o formato de partidas suíças funciona com partidas entre os jogadores para acumular pontos e seguir de fase.
Agora com os maiores nomes do cenários, o dia no VGC já começou de cara nova com um duelo entre Charizard’s e o protagonismo inusitado de um Gastrodon por parte do jogador chinês Chongjun Peng. Mas o grande destaque do dia e alegria do povo brasileiro foi a performance de Gabriel Agati que emplacou 2X1 em cima do ex-campeão mundial de 2018, Paul Ruiz.
Infelizmente, com o decorrer das outras partidas do dia, nosso representante alcançou o resultado de 4-3, um resultado que pode ser considerado bom para essa fase, mas que não foi o suficiente para se classificar. Ainda assim, Gabriel Agati demonstrou novamente ter um futuro promissor para o futuro da modalidade, e encheu o coração dos torcedores brasileiros de esperança.

Pokkén Tournament DX
A modalidade que teve seu evento final se despediu em grande estilo com uma série de partidas emocionantes. Com confrontos diretos entre ex-campeões mundiais e diversas partidas espelhadas decididas no detalhe, a reta final do evento foi bastante emocionante. Mas o verdadeiro clímax se deu quando se definiu os 4 melhores jogadores da divisão Master.
Nas semi finais, tivemos o confronto entre Mewtater e Potetin que resultou em vitória de Mewtater com sua composição de Mewtwo, Dark Mewtwo e Descidueye. Já na outra chave o confronto foi entre Shadowcat com seu time de Darkray, Braxen e Sceptile, que obteve vitória em cima de M2Cloud.
A final entre Mewtater e Shadowcat foi um espetáculo lindo de ser ver e digno de ser o ato final para essa longa jornada que Pokkén Tournament DX. Com um duelo extremamente épico entre Descidueye e Darkray, os jogadores escreveram com primor o último capítulo da história do jogo. Após um longo embate, Shadowcat e seu Darkray conseguem encaixar seu combo e levam o título de último e definitivo campeões mundiais de Pokkén Tournament DX!

Pokémon GO
Se no Pokémon UNITE e no VGC os treinadores brasileiros não tiveram tanta sorte, aqui a história é diferente. O jogador Zarddy conseguiu cumprir e superar as expectativas e alcançou o top 8 da competição. O jogador utilizou um time que tinha entre seus Pokémon: Obstagoon, Deoxys Defense, Cofagrigus, Azulmaril e Walren.
Com ótimas estratégias e um timing impecável, Zarddy carrega o legado do mundial sendo o único jogador brasileiro ainda vivo no mundial para o dia de amanhã.
Pokémon TCG
O metagame no TCG não mudou muito de ontem para hoje, como é típico de jogos de gênero. Ainda assim, os jogadores mostraram melhorias nas execuções e builds de seus decks. No entanto, os representantes brasileiros da divisão Master também não conseguiram se classificar, mesmo tendo alcançado resultados relativos.

