Desenvolvedora: HAL Laboratory
Publicadora: Nintendo
Data de lançamento: 17 de Agosto, 2022
Preço: R$ 77,00
Formato: Digital
Análise feita no Nintendo Switch com chave fornecida gentilmente pela Nintendo.
Revisão: Marcos Vinícius
O ano de 2022 está sendo um grande momento para os fãs de Kirby, no qual fomos agraciados com o fenomenal Kirby and the Forgotten Land [que inclusive, temos uma análise aqui], uma verdadeira evolução da franquia que finalmente realizou o sonho de sua base de fãs de ver um platformer 3D da série. Apenas alguns meses depois no entanto, Kirby’s Dream Buffet, um título que prometia ser um party game para vários jogadores no estilo de Fall Guys, é anunciado e lançado. Mas será que ele atendeu às expectativas dos fãs de se tornar um bom game multiplayer da série?
Uma gameplay apetitosa
Kirby’s Dream Buffet é simples e direto ao ponto: o objetivo é coletar o maior número de morangos durante uma série de eventos curtos. Cada partida é dividida em 4 rodadas, com duas delas sendo corridas onde você coleta pontos, desvia de obstáculos e mira no primeiro lugar; enquanto as outras duas são minigames em que você tem a chance de virar o jogo caso não tenha tido uma performance tão boa nas modalidades anteriores.
Chegar em primeiro no fim das corridas te recompensará com 50 morangos adicionais, enquanto o segundo lugar fica com 20, o terceiro com 10, e o perdedor não ganha nenhum. Além disso, em um típico estilo Mario Party, no fim de cada corrida você será recompensando com 40 morangos por fazer coisas específicas (como pegar cerejas, etc) durante as corridas, e está mecânica é mais do que capaz de mudar um jogo inteiro, acreditem em mim.

As corridas são rápidas, caóticas e os controles do Kirby colaboram para esse ser o caso: controlar a bolinha rosa é uma missão desengonçada, nem sempre você sente que tem total controle de suas ações, mas eu diria que isso é um charme que acrescenta ao caos que o game tanto deseja ter e o torna mais divertido de se jogar com amigos, seja online ou local.
Já falando do seu multiplayer local, é aqui onde eu noto meu primeiro grande problema do Kirby’s Dream Buffet. Por algum motivo, apenas 2 players podem participar de uma partida com a tela dividida e, se quiser jogar com 4 amigos (que é o recomendado), será necessário um console Nintendo Switch adicional com o game para criar uma partida em LAN. Se as partidas ainda serão divertidas apenas com 2 players? Com certeza! Mas a opção de jogar com 4 seria muito apreciada em um game multiplayer como esse, é extremamente decepcionante não a ter.

Ao fim de cada corrida, dependendo de quantos morangos você coletar e de sua colocação final, você também será recompensado com biscoitos que você usará para decorar seu bolo no menu principal, e pontos de experiência, que servem para você subir de nível. Subir de nível te recompensa com uma série de coisas: novos mapas (que infelizmente são muito similares uns aos outros, com exceção dos visuais), músicas e até mesmo algumas roupinhas para você usar que fazem referência a diversos personagens da série! Estranhamente, modos de jogo adicionais não podem ser desbloqueados, o que eu mencionei antes é tudo que o pacote tem a oferecer: as duas corridas e os mini-games, que podem ser jogados de forma separada.

Outros modos seriam muito apreciados, já que infelizmente Kirby’s Dream Buffet se torna repetitivo muito rapidamente, suas primeiras partidas serão maravilhosas e super divertidas, mas depois de vencer algumas… o jogo apenas se torna chato de se jogar, seja online ou single-player, o foco é de fato, no multiplayer local que, como eu disse antes, não é livre de seus próprios problemas.

Visuais que dão água na boca
Sendo uma franquia conhecida por seus visuais fofinhos e marcantes, além do protagonista cujo a principal característica é comer, na questão gráfica no entanto, Kirby’s Dream Buffet não decepciona nem um pouco. É um game extremamente bonito e que consegue a conquista de me deixar com fome apenas ao jogar.
Você irá percorrer por diversos doces e tipos de comida diferentes, e tanto o fotorrealismo quanto a atenção aos detalhes nos cenários pelo qual a nossa bolota favorita vai rolar é bem impressionante, assim como a variedade visual de cada um dos mapas que você pode desbloquear é muito mais do que bem-vinda. O game também não contém praticamente nenhuma queda de frame rate, se mantendo consistente a todo momento, o que é ótimo para um título tão caótico quanto este.

Detalhes que podem agradar aos fãs
Uma das coisas que mais me agradou em Kirby’s Dream Buffet foi seu fanservice. Não só com as roupinhas que você pode colocar no Kirby que, como eu disse, remetem à personagens antigos da série, mas também com a seleção musical que é excelente e REPLETA de remixes de diversos jogos da franquia, vários deles obscuros e que nunca haviam recebido remixes antes!
Até mesmo músicas do mais recente Kirby and the Forgotten Land não ficam de fora. Este jogo é uma verdadeira celebração dos longos 30 anos que essa franquia tem e acredito que qualquer fã vai amar e apreciar muito cada uma das pequenas referências e call-backs para o passado da franquia. Infelizmente não existe nenhum jukebox para escutar as músicas ou sala de treino para testar os novos mapas que você desbloqueará enquanto sobe de nível, mas você pode ao menos ouvir a seleção de faixas e ver os visuais do mapa no menu de recompensas do game.

Outra coisa a se elogiar é algo inédito na série. Pela primeira vez, um jogo do Kirby é completamente localizado para português brasileiro! Tudo foi traduzido e localizado, desde nome de personagens, até mapas e músicas e, apesar de alguns dos nomes terem me causado estranheza no começo, o trabalho ficou muito bem feito até, sendo algo que eu quero continuar vendo nos futuros jogos não só do Kirby, mas da Nintendo como um todo.

Caótico e divertido, mas tem seus problemas
Fazendo uma analogia à comida, que é o principal tema do jogo, por mais delicioso que Kirby’s Dream Buffet seja, a experiência é mais como um lanchinho da tarde do que um grande banquete que você irá comer e ficar satisfeito por horas e horas.
Por sua simplicidade e momentos caóticos, o jogo é sim muito divertido de se jogar com amigos e com toda certeza vai agradar aos fãs mais assíduos da série com seu fanservice e charme. Mas a notável falta de conteúdo e repetição fazem com que Kirby’s Dream Buffet não se sustente sozinho e se transforme em uma experiência que eu não consigo me ver retornando daqui a algumas semanas. Eu diria que recomendo o título por seu baixo preço de R$77,00, mas apenas se você tiver certeza absoluta que vai tirar o máximo de proveito dele com seus amigos e família ou for um grande fã de Kirby, pois caso o contrário, Kirby’s Dream Buffet é um título facilmente passável.
Prós:
- Visualmente delicioso;
- Está em PT-BR;
- Oferece uma jogabilidade divertida e acessível;
- Bom fanservice para fãs de Kirby.
Contras:
- Se torna repetitivo muito rápido;
- Carece de conteúdo;
- Uma seleção de mapas muito similares;
- Multiplayer local no mesmo console só aceita 2 jogadores.
Nota Final:
7,5
- Review | Kirby Air Riders - 30/11/2025
- Review | Plants vs. Zombies: Replanted - 26/11/2025
- Review | Yooka-Replaylee - 08/10/2025
