Desenvolvedora: Ubisoft Paris
Publicadora: Ubisoft
Data de lançamento: 23 de novembro, 2022
Preço: R$ 299,99
Formato: Digital
Análise feita no Nintendo Switch com chave fornecida gentilmente pela Ubisoft.
Revisão: Marcos Vinícius
Não seria errado afirmar que a franquia Just Dance inicialmente surgiu como uma resposta a demanda de um público gamer casual que se encontrava em exponencial crescimento durante toda a sétima geração de consoles. Demanda essa que foi suprida de forma excepcional pela franquia, tornando o nome Just Dance sinônimo de jogos de dança para toda uma geração. Após mais de uma década de lançamentos, a franquia da Ubisoft buscou reinventar-se para se enquadrar em um novo mundo: o mundo dos dos serviços on-demand.
A partir dessa versão de Just Dance, o jogo se reformula, tornando-se basicamente um serviço pago anualmente, que promete trazer atualizações com novos modos de jogo e novas músicas. Com isso, não seria absurdo dizer que Just Dance é a mais nova vítima dos sistemas de capitalização de jogos multiplayer, inclusive o modo multijogador online sendo uma das novidades mais esperadas pelos fãs da franquia de jogos de dança.
Mais do mesmo, e algumas novidades

Apesar de ser o título da franquia com mais novidades nos últimos tempos, Just Dance 2023 Edition ainda continua tendo a mesma fórmula de gameplay que consagrou a franquia. Porém, o que diferencia o novo lançamento da franquia é sua nova interface, a adição de modo multiplayer e uma nova forma de capitalizar nos fãs.

O mais novo título da franquia traz uma interface minimalista, objetiva e indutiva, que torna a pesquisa por músicas muito mais fácil, através da possibilidade de diversos filtros de seleção para as mesmas, desde gênero musical e dificuldade até acessibilidade que a música proporciona. Dessa forma, tornando possível a participação de pessoas com dificuldades motoras na jogatina, o que sempre é bem vindo.

Just Dance 2023 Edition também traz consigo um catálogo musical consideravelmente diverso, desde Linkin Park a Red Velvet, o jogo traz clássicos do passado e hits atuais, além de músicas que se tiveram suas coreografias viralizadas nas redes sociais. Tudo isso com a promessa da adição de mais músicas em futuras atualizações gratuitas.
Apesar da promessa de conteúdo adicional gratuito, é válido citar que tal conteúdo será removido 12 meses após o lançamento do jogo, como descrito na página da eShop do jogo.

O jogo ainda traz consigo como novidade o serviço de assinatura opcional Just Dance+, que é o que a Ubisoft descreve como “um serviço de streaming que dá acesso a um catálogo de músicas em constante expansão, desde sucessos até clássicos atemporais”, que é uma grande hipérbole para dizer que o jogador está pagando pra acessar músicas novas, e, em sua maioria, músicas de edições anteriores de Just Dance, que não vieram a receber novas animações ou cenários tridimensionais altamente trabalhados. como as principais músicas adicionadas neste ano.
Apesar de o jogador receber 1 mês de teste gratuito do serviço, a única versão que permite acesso completo ao catálogo de músicas do jogo junto ao catálogo do Just Dance+ ao decorrer de um ano é a ” Ultimate Edition” que no momento dessa análise encontra-se por absurdos R$ 404,99, isso sendo pelo ” aluguel” das músicas, já que a partir do momento que o jogador não renova o serviço, o mesmo fica impossibilitado de acessar-las. Isso sem considerar a assinatura do serviço online da Nintendo, que é obrigatório para as jogatinas online que são novidade no jogo.

Just Dance 2023 Edition apresenta bastante novidades, mas sem sombra de dúvidas a principal delas é seu modo multiplayer online, que é extremamente requisitado por fãs da franquia a anos.
Jogar online com amigos no novo título da franquia é extremamente simples e funciona exatamente como o esperado, você convida seu amigo, ou seus amigos, seleciona uma música e pronto, todos estão na mesma sessão como se estivem jogando no mesmo ambiente.
Conclusão
No meio de tantas tentativas de capitalizar em seus fãs, as qualidades de Just Dance 2023 Edition são certamente ofuscadas. O gameplay clássico da série, com o novo modo multiplayer online junto a nova direção artística do jogo sem sombra de dúvidas são pontos fortes do jogo, mas a quantidade de maneiras que a Ubisoft buscou capitalizar no título parece um pouco acima do aceitável.
Fora isso, Just Dance 2023 Edition é uma evolução natural da série, o que deve agradar os fãs que conseguirem ignorar os problemas externos a gameplay do título.
Prós:
- Modo multiplayer online, presente pela primeira vez na série;
- Catálogo musical consideravelmente diverso;
- Cenários tridimensionais altamente detalhados em algumas das principais musicas do jogo, somado a uma nova direção artística.
Contras:
- Preços e práticas de capitalização questionáveis, quando não confusas.
Nota:
7
