
Cada vez mais jogos estão adotando o multiplayer entre plataformas, mais conhecido como “crossplay” ou “cross-platform”. Como exemplos recentes podemos citar Rocket League, Fortnite e Minecraft que possuem crossplay entre PC, Xbox One e Nintendo. Mas, e o popular jogo de futebol, FIFA? Poderia ter tal funcionalidade?
O diretor criativo Matt Prior falou sobre o assunto numa entrevista com a Eurogamer na E3 na semana passada, e durante a conversa, disse que a equipe de desenvolvimento de FIFA 19 está interessada em implementar a modalidade.
Ele disse:
É algo que nós estamos de olho, e algo que muito se tem dito (sobre cross-platform). Entretanto, há muitos problemas para trabalhar. Eu estou tentando ser diplomático aqui! Há muitos problemas para resolver entre as first parties. Mas Fortnite é capaz de fazer isso entre PC e consoles. Do ponto de vista do consumidor, isso amplia muito mais a comunidade, deixando os jogos muito mais atraentes.
A Eurogamer continuou no assunto, e Prior jogou uma pequena semente de esperança para o futuro.
Ele disse:
É algo que nós estamos cientes. Eu não estou fazendo nenhuma promessa, mas você viu (o cross-platform) acontecer pela primeira vez muito recente. Se você me perguntasse algum tempo atrás, eu responderia que isso jamais aconteceria. Vamos aguardar. Eu acho que isso será muito benéfico para os usuários um dia!
Como temos visto, ultimamente a Nintendo tem sido muito aberta ao cross-platform, permitindo o mesmo acontecer com o Xbox, PC e mobile. Até o momento, a única first party que está barrando a modalidade é a Sony, que tem tomado medidas anti-consumidoras sobre o assunto, fazendo inclusive com que uma onda de revolta começasse na internet resultando na queda em suas ações.