Desenvolvedora: BeardedBrothers.Games
Publicadora: Devjuice
Gênero: Ação, Aventura
Data de lançamento: 17 de julho, 2019
Preço na eShop: US $ 9,99
Formato: Digital
Let’s Go Nuts… Ao ler o nome do jogo e ver que o personagem principal é um esquilo, você já logo imagina que será um jogo com a intensão de ser uma espécie de sátira, um jogo divertido cheio de situações bizarras. Aparentemente este não é o caso, e o jogo tenta se levar a sério – apesar da descrição na eShop tentar fazer piada – e a coisa acaba não sendo tão bem executada.
A História
Sim, este jogo possui uma história! Extremamente simples e que aparentemente está ali apenas para criar um fio condutor entre cada mundo. Contada em formato de quadrinhos, sem nenhum balão de fala (apenas imagens), no início um disco voador passa por uma floresta e nosso herói, o esquilo, começa a perseguir atrás da noz roubada.
O Gameplay
Let’s Go Nuts é um jogo de plataforma com 4 mundos de 10 fases cada em que você controla um esquilo que deverá atravessar um “rio” de gosma verde radioativa pulando em diversas plataformas colocadas de forma estratégica – ou não – espalhadas pela tela. As fases não chegam a ser longas e possuem alguns check point para você voltar daquele ponto se morrer. Ainda, as fases contam com diversas caixas que você deverá derrubar as empurrando para criar pontos onde pular, acessar locais mais altos, ou simplesmente tirar do caminho e também há cogumelos que servem para impulsionar seu personagem para um pulo mais alto ajudando a chegar em lugares mais difíceis.
Uma coisa que tenho que dar o braço a torcer é que a cada novo mundo novos elementos vão sendo introduzidos ao jogo. No primeiro mundo há apenas caixas leves de madeira para você empurrar e as plataformas para pular. No segundo mundo aparecem inimigos que você deve pular na cabeça para derrota-los ou empurrar um segundo tipo de caixa, de pedra, para esmaga-los. Há ainda blocos de gelo que derretem no terceiro mundo e caixas ainda mais pesadas no quarto mundo.
No terceiro mundo, o tema é de gelo, portanto, as plataformas podem escorregar, e são introduzidos inimigos que “atiram” algo contra você. Já o quarto mundo se passa dentro de uma nave espacial (lembram da ?), e é introduzido o conteiro de gravidade que faz com que seu personagem demore mais a cair no chão, e neste mundo também aparecem alguns interruptores que fazem com que pare de cair uma gosma radioativa dos tubos para permitir sua passagem.
Cada fase é repleta de nozes que podem ser coletadas para usar como dinheiro com a finalidade de adquirir roupas e acessórios para estilizar o esquilo, e há também nozes douradas espalhadas pela fase que servem para completar o objetivo de cada fase e influencia na obtenção de uma das três estrelas que você pode receber ao passar de cada uma delas.
Há também algumas conquistas que você pode ver na galeria disponível na tela de título do jogo (onde também está disponível a loja para a compra de roupas e acessórios), e há o modo multiplayer local para até quatro jogadores. Ainda, há o modo “Infinito” (endless), que pode ser acessado na tela de escolha de fases, e o tema da fase infinita mudará de acordo com em qual dos quatro mundos você escolher.
Neste modo infinito, há uma onda de gosma verde que vai avançando em sua direção e você deverá fugir da mesma saltando entre plataformas ao mesmo tempo em que desvia de obstáculos e coleta nozes, tentando sobreviver o máximo de tempo possível.
A campanha do jogo é bastante curta e pode ser concluída em uma hora ou até menos, dependendo da sua paciência e/ou se irá coletar todas as nozes douradas ou não, já que você pode simplesmente ir pulando da plataforma mais alta e ir ignorando boa parte dos obstáculos.
Falando em pular, o personagem possui um pulo duplo, o que facilita ainda mais as coisas, pois se você pular pela segunda vez e encostar na borda de uma plataforma, você poderá realizar outro salto, portanto, você pode saltar quantas vezes quiser e/ou for necessário para acessar aquela plataforma. Não consegui identificar se isso foi feito de propósito ou se é algo que passou despercebido na hora da programação.
O Gráfico
Não tenho como dizer de outra forma: a arte é feia. A primeira vista pareceu um daqueles jogos de browser feitos em flash, mas aqui temos um jogo desenvolvido em Unity. Os esfeitos de fumaça são esquisitos e faltou inspiração para o level design do jogo, que simplesmente é composto de plataformas aleatórias e caixas para derrubar, ligando um ponto a outro da fase.
A Trilha sonora
O jogo possui basicamente quatro músicas temáticas, uma para cada mundo. São BASTANTE amadoras e cada uma delas fica tocando até que você consiga passar para o próximo mundo, quando a música muda já no momento em que é mostrado a história em quadrinhos que introduz aquele cenário. Não chega a ser irritante mas também não é nada extraordinário.
Conclusão
Let’s Go Nuts peca em muitos quesitos e é um jogo bastante amador para estar num console. Na minha opinião, este funcionaria muito melhor como um jogo free to play para celulares com propagandas entre uma fase e outra como forma de monetização, já que até a tela de seleção de fases parece ter saído diretamente de um jogo mobile. O preço também não ajuda: 10 dólares neste jogo é caro demais e acho que deveria custar no máximo uns 3 dólares, já que na eShop há jogos mais caprichados por menos. Apesar da crítica, tenho que abrir um parenteses para falar que a equipe de desenvolvedores é composta por apenas 3 pessoas, e que o port para o Switch foi feito por outras duas, portanto, apenas 5 pessoas estão por trás deste jogo.
Ainda, ao ver o nome da desenvolvedora, BeardedBrothers, “Irmãos Barbudos”, eu esperei algo mais “tiro, porrada e bomba”, e o que eu recebi foi um jogo “fofinho” que parece mirar um público infantil. Enfim, a parte mais interessante que achei do jogo foi a utilização das físicas com as caixas e as grandes possibilidades que a BeardedBrothers pode realizar com isso num próximo jogo feito com um pouco mais de capricho e inspiração.
Seja como for, o jogo não vale os $9,99 dólares cobrados, e só vale a pena pegar se você for um entusiasta de jogos indie, e/ou quiser dar um suporte para os desenvolvedores. Ainda, eu esperaria uma boa promoção antes disso.
Avaliação: 3,5
Jogo avaliado no Nintendo Switch com o código fornecido gentilmente pela BeardedBrothers.Games
1 – Melhor vomitar do que jogar isso.
3 – Vai fazer outra coisa.
5 – Só jogue se você for MUITO fã mesmo…
6 – Jogo legal pra se distrair.
8 – jogo bom, vale bem seu tempo e dinheiro!
9 – Jogo excelente que vai deixar uma marca em você!
10- Agulha no palheiro! Todo gamer precisa jogar essa gema maravilhosa!