[Review] The Alliance Alive HD Remastered

Desenvolvedora: Cattle Call
Publicadora:  NIS America
Gênero: Aventura, RPG
Data de lançamento: 08 de outubro2019
Preço na eShop: US $49,99
Formato: Físico, Digital

The Alliance Alive originalmente foi lançado para o Nintendo 3DS como uma continuação indireta de Legend of Legacy. Desenvolvido pela FuRyu, os jogos foram feitos para atrair os fãs da série SaGa, e apresentam (sobretudo o primeiro, Legend of Legacy) muitos elementos similares aos vistos na série da Square Enix.

Ambos são RPGs tradicionais, de turnos, com belíssimos visuais, todos desenhados à mão, na mesma pegada de outra série da Square Enix, esta também para o 3DS, Bravely Default/Second. Já a trilha sonora é extraordinária, mas irei tocar neste assunto mais pra frente.

Switch_AllianceAlive_03

Os visuais

Passado esta introdução, hora de falar especificamente sobre The Alliance Alive HD Remastered. Para mim, um dos maiores chamarizes do jogo foi exatamente o fato de ser uma versão em HD daquele que já apresentava incríveis visuais desenhados à mão. Agora podemos ver com detalhes cada canto dos belos cenários, e são imagens de cair o queixo. Desejo inclusive que os três outros títulos citados por mim ganhem a oportunidade de retornar em HD, pois só pelos seus visuais já torna os jogos dignos de uma remasterização em HD.

Vale notar que, quando em uma cidade, se o jogador ficar parado por alguns segundos, a câmera dará um zoom out e mostrará toda a cidade na tela, que, agora em HD, se torna uma bela obra para se admirar.

O desempenho do jogo no Nintendo Switch não tem como ser melhor: No modo dock parece ser 1080p, enquanto no modo portátil o jogo roda na resolução nativa, 720p, demonstrando então que a Cattle Call soube utilizar muito bem a engine escolhida para o jogo, que no caso é a Unity 3D.

Switch_AllianceAlive_04

O Gameplay

Não vou entrar no mérito da história para não entregar spoilers, mas o jogo é dividido em capítulos, e há diversos protagonistas que têm sua história contada separadamente antes de enfim haver uma reunião entre todos. A jogabilidade é de um RPG de turnos, logo, um jogo tradicional. Mas nesta versão foi incluída uma opção que muito me agradou: você pode acelerar a ação das batalhas em até 4x, fazendo com que você passe rapidamente pelos encontros.

Falando das lutas, estas não são aleatórias e você só entra em uma caso esbarre com os monstros no mapa. Os monstros por sua vez lhe perseguem, mas é bem fácil fugir deles para evitar as lutas, algo que eu não recomendo, pois você precisará de dinheiro para comprar melhores equipamentos e, é lutando que se aumentam seus status, como HP ou pontos de SP, que equivalem aos pontos de magia. Sobre estes contadores, não se preocupe! Ao término de cada luta seu HP será restaurado e você não precisará se preocupar em ter que correr para a pousada mais próxima (porém o SP continuará gasto e este sim, só retorna com itens ou descansando).

Ainda, há pontos de “talento”, que são usados para melhorar as técnicas referentes às armas. Cada arma possui técnicas diferentes e devem ser treinadas separadamente. Portanto, se você utilizar sempre a espada curta por exemplo, e mais pra frente resolver utilizar um machado, a espada curta será muito mais poderosa, por estar mais treinada. Complementando isto, o “talento” irá liberar ainda mais poder para a arma escolhida.

Switch_AllianceAlive_01

A Trilha Sonora

Como eu disse previamente, a trilha sonora deste jogo é extraordinária! Ela possui um clima ambiental calmo e ao mesmo tempo possui uma pegada “cool”, ou “experimental”, é algo bem diferente que combinou muito bem com o jogo. Ainda falando neste estilo de música, não me lembro de ter escutado algo semelhante, além de em Legend of Legacy, portanto, é uma característica que marca bastante os dois jogos da série.

Switch_AllianceAlive_05

Conclusão

Se você é fã de RPGs e está procurando um jogo diferente, com lindos visuais e uma trilha sonora marcante, The Alliance Alive é um prato cheio! A possibilidade de acelerar as batalhas faz com que o jogo se torne muito mais fluido, diferente de outros jogos de turno que as vezes parecem meio “travados”. Se já jogou no 3DS, definitivamente vale a pena voltar ao jogo nesta versão em HD para aproveitar seus lindos visuais e, se nunca jogou, não pense duas vezes, jogue esta maravilhosa obra! Este é um título extremamente bem feito pela Cattle Call e muito bem localizado pela NIS America que definitivamente merece toda a sua atenção!

*Cópia para análise disponibilizada gentilmente pela NIS America.

Avaliação: 10

Significado das notas de 1 a 10

1 – Melhor vomitar do que jogar isso
3 – Vai fazer outra coisa.
5 – Só jogue se você for MUITO fã mesmo…
6 – Jogo legal pra se divertir e se distrair.
8 – jogo bom, vale bem seu tempo e dinheiro!
9 – Jogo excelente que vai deixar uma marca em você!
10 – Agulha no palheiro! Todo gamer precisa jogar essa gema maravilhosa!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *