Desenvolvedora: Cattle Call, FuRyu Corporation
Publicadora: NIS America
Data de lançamento: 08 de Outubro, 2019
Preço: US$ 49,99
Formato: Digital/Físico
Análise feita no Nintendo Switch com cópia fornecida gentilmente pela NIS America.
The Alliance Alive originalmente foi lançado para o Nintendo 3DS como uma continuação indireta de The Legend of Legacy. Desenvolvido pela FuRyu junto a Cattle Call, os jogos foram feitos para atrair os fãs da série SaGa, e apresentam (sobretudo o primeiro, The Legend of Legacy) muitos elementos similares aos vistos na série da Square Enix.
Ambos são RPGs tradicionais, de turnos, com belíssimos visuais, todos desenhados à mão, na mesma pegada de outra série da Square Enix, esta também para o 3DS, Bravely Default/Second. Já a trilha sonora é extraordinária, mas irei tocar neste assunto mais pra frente.
Visuais desenhados à mão, mas agora em HD
Passado esta introdução, hora de falar especificamente sobre The Alliance Alive HD Remastered. Para mim, um dos maiores chamarizes do jogo foi exatamente o fato de ser uma versão em HD daquele que já apresentava incríveis visuais desenhados à mão.
Agora podemos ver com detalhes cada canto dos belos cenários, e são imagens de cair o queixo. Desejo inclusive que os três outros títulos citados por mim ganhem a oportunidade de retornar em HD, pois só pelos seus visuais já torna os jogos dignos de uma remasterização em HD.
Vale notar que, quando em uma cidade, se o jogador ficar parado por alguns segundos, a câmera dará um zoom out e mostrará toda a cidade na tela, que, agora em HD, se torna uma bela obra para se admirar. O desempenho do jogo no Nintendo Switch não tem como ser melhor: No modo dock parece ser 1080p, enquanto no modo portátil o jogo roda na resolução nativa, 720p, demonstrando então que a Cattle Call soube utilizar muito bem a engine escolhida para o jogo, que no caso é a Unity 3D.
Claro, a jogabilidade
Não vou entrar no mérito da história para não entregar spoilers, mas o jogo é dividido em capítulos, e há diversos protagonistas que têm sua história contada separadamente antes de enfim haver uma reunião entre todos. A jogabilidade é de um RPG de turnos, logo, um jogo tradicional. Mas nesta versão foi incluída uma opção que muito me agradou: você pode acelerar a ação das batalhas em até 4x, fazendo com que você passe rapidamente pelos encontros.
Falando das lutas, estas não são aleatórias e você só entra em uma caso esbarre com os monstros no mapa. Os monstros por sua vez lhe perseguem, mas é bem fácil fugir deles para evitar as lutas, algo que eu não recomendo, pois você precisará de dinheiro para comprar melhores equipamentos e, é lutando que se aumentam seus status, como HP ou pontos de SP, que equivalem aos pontos de magia. Sobre estes contadores, não se preocupe! Ao término de cada luta seu HP será restaurado e você não precisará se preocupar em ter que correr para a pousada mais próxima (porém o SP continuará gasto e este sim, só retorna com itens ou descansando).
Ainda, há pontos de “talento”, que são usados para melhorar as técnicas referentes às armas. Cada arma possui técnicas diferentes e devem ser treinadas separadamente. Portanto, se você utilizar sempre a espada curta por exemplo, e mais pra frente resolver utilizar um machado, a espada curta será muito mais poderosa, por estar mais treinada. Complementando isto, o “talento” irá liberar ainda mais poder para a arma escolhida.
A Trilha Sonora
Como eu disse previamente, a trilha sonora deste jogo é extraordinária! Ela possui um clima ambiental calmo e ao mesmo tempo possui uma pegada “cool”, ou “experimental”, é algo bem diferente que combinou muito bem com o jogo. Ainda falando neste estilo de música, não me lembro de ter escutado algo semelhante, além de em The Legend of Legacy, portanto, é uma característica que marca bastante os dois jogos da série.
Conclusão
Se você é fã de RPGs e está procurando um jogo diferente, com lindos visuais e uma trilha sonora marcante, The Alliance Alive é um prato cheio!
A possibilidade de acelerar as batalhas faz com que o jogo se torne muito mais fluido, diferente de outros jogos de turno que as vezes parecem meio “travados”. Se já jogou no 3DS, definitivamente vale a pena voltar ao jogo nesta versão em HD para aproveitar seus lindos visuais e, se nunca jogou, não pense duas vezes, jogue esta maravilhosa obra! Este é um título extremamente bem feito pela Cattle Call e muito bem localizado pela NIS America que definitivamente merece toda a sua atenção!
Prós:
- Uma joia do 3DS agora mais acessivel e refinada;
- Melhores de QoL como a possibilidade de acelerar a batalha;
- Uma ode a clássicos de outrora, ideal para quem tem aversão a jogos modernos;
Contras:
- Escopo limitado.
Nota Final
10
- Review | Pikmin 3 Deluxe - 06/11/2020
- Review | The Alliance Alive HD Remastered - 09/10/2019
- Monolith Soft está recrutando para um novo jogo de fantasia medieval - 14/05/2018