#SwitchDicas – Métodos de EV Training em Pokémon Sword & Pokémon Shield

#SwitchDicas – Métodos de EV Training em Pokémon Sword & Pokémon Shield

12/01/2020 1 Por CellyDiva

No último guia de Pokémon Sword/Shield compilamos os Pokémon retornantes de jogos anteriores que aparecerão no Expansion Pass The Isle of Armor e The Crown Tundra. Hoje, daremos continuidade trazendo alguns métodos de trenamento para maximizar os Effort Values (EVs) de cada Pokémon se por acaso você deseja jogar partidas VGC, ou apenas fortalecer seu Pokémon para partidas casuais ou jogar nas Max Raid Battles.

PokemonSwordShield_Scrn061119-18.jpg

Eu sei, é possível achar guias de EV Training pela internet sem quaisquer dificuldade. No entanto, o motivo deste guia é para facilitar ainda mais a procura deste tipo de conteúdo traduzido para o português. Fora que, em Pokémon Sword/Shield, há novos métodos que talvez você ainda não saiba como realizar.

Antes de começar, você precisa primeiro saber o que são os Effort Values (EVs). Bem, se você é um jogador casual que começou sua aventura recentemente no mundo de Pokémon mas quer dar um passo a frente, os Effort Values são basicamente um tipo de “Exp. Points” para os stats do Pokémon. Você pode checar seus seus EVs indo na tela de summary do Pokémon e, na parte de stats, aperte o botão X onde um novo conjunto de stats aparecerá.

How-To-Check-EVs-Effort-Values-In-Pokemon-Sword-Shield-900x506.jpg

Para trabalhar estes stats, normalmente é necessário derrotar Pokémon selvagens, onde cada Pokémon derrotado aumentará seus EVs em um stats diferente. Vamos a um exemplo:

  • Ao Derrotar um Caterpie, você aumenta 1 ponto de EV no HP de um Pokémon
  • Ao Derrotar um Oddish, você aumenta 1 ponto de EV no Sp. Attack de um Pokémon

Solomon-Program-Init_01-10-20.jpg

O treinamento de EV adequado pode aumentar o potencial do seu Pokémon em batalha. No entanto, você precisa saber como distribuir estes pontos nos stats certos, pois um único Pokémon pode ter apenas 510 pontos para distribuir adequadamente entre os seis stats, e cada stats pode ser aumentado em no máximo 252 pontos. Ou seja, apenas dois dos 6 stats podem ser treinados ao máximo. Novamente, use o botão X na parte de stats no summary para administrar os ganhos de pontos de EV – quando um stats estiver trainado máximo, aparecerá estrelinhas mostrando que treinamento daquele stats foi concluído.

Métodos de treinamento através de batalhas

O primeiro deles eu citei bem acima, onde você derrota um Pokémon específico para aumentar em 1 ponto de EV um stats do Pokémon. Este método é mais clássico de todos, e há algumas formas de aumentar o número de pontos de EVs ganhos por ele. Este eu vou chamar de aumento por batalhas, e você precisar de itens específicos e uma certa condição de status para subir o número de pontos de EVs ganhos em batalha.

Os Power itens você pode adquirir na loja de BP no Pokémon Center em Hammerlocke, cada um deles ao equipar em um Pokémon ele ganhará uma quantidade extra de EVs ganhos em batalhas. Estes itens são:

  • Macho Brace : Dobra a quantidade de EVs ganhos, mas reduz a velocidade pela metade
  • Power Energy: +8 EVs no HP após cada batalha, independentemente do Pokémon derrotado, mas reduz a velocidade ao meio.
  • Power Bracer: +8 EVs em Attack após cada batalha, independentemente do Pokémon derrotado, mas reduz a velocidade ao meio.
  • Power Belt: +8 EVs em Defense após cada batalha, independentemente do Pokémon derrotado, mas reduz a velocidade ao meio.
  • Power Lens: +8 EVs em Special Attack após cada batalha, independentemente do Pokémon derrotado, mas reduz a velocidade ao meio.
  • Power Band: +8 EVs em Special Defense após cada batalha, independentemente do Pokémon derrotado, mas reduz a velocidade ao meio.
  • Power Anklet : +8 EVs em Speed após cada batalha, independentemente do Pokémon derrotado, mas reduz a velocidade ao meio.

 

Se por exemplo você quer colocar ao máximo os EVs de um Pokémon seu em HP, é recomendado que você equipe o Power Energy no seu Pokémon e lute com vários Cartepie até que estoure seus stats no HP. Apesar do Caterpie conceder apenas 1 ponto de EV,  se por exemplo batalhar com uma Clefairy, ela lhe dará 2 pontos em EV, ou uma Clefable que dará 3 pontos de EV. Deixaremos uma lista via Bulbapedia para você consultar quais Pokémon dão pontos de EV em cada stats.

Dito isto, derrotando um Pokémon que lhe dará ao menos 1 ponto de EV, com um Power item equipado ele ganha 9 pontos no total (1 por derrotar o Pokémon + 8 de bônus do Power item). Faça isso até que você chegue aos totais 252 pontos em um stats.

Lembram que eu disso que há uma condição e status que lhe garante aumentar ainda mais os pontos de EVs ganhos em batalhas? Ele se chama Pokérus. O Pokerus é uma condição única e rara que pode ser obtida aleatoriamente em batalhas contra Pokémon selvagens. O “vírus” permite que todos os pontos de EVs ganhos em batalhas sejam dobrados. Ou seja, usando o método de ganhar pelo menos 9 pontos de EVs que citei, se o Pokémon tiver infectado com Pokérus terá o dobro desse ganho, incluindo os pontos bônus ganhos pelos itens Power.

Para descobrir se seu Pokémon está com Pokerus, consulte o summary e observe um simbolo lilas com o nome “Pokérus” ao lado. Fique atento pois o efeito do Pokérus só dura 24 horas com seu Pokémon na Party. Para manter o vírus, deixe-o guardado na box, onde o vírus se espalhará em outros Pokémon mantendo o benefício.

Resultado de imagem para Pokémon sword and shield pokerus

 

Ganhos de EVs pelo PokéJobs

Resultado de imagem para Pokémon sword and shield EV training

O Pokéjobs é uma feature exclusiva de Pokémon Sword/Shield que você dá utilidades aos Pokémon esquecidos na box onde eles basicamente trabalham em Galar e são recompensados com Exp. Points, e itens. Há também Pokéjobs que você desbloqueia chamados “Seminars”, cada um dando um boost em um stats específicos no EV.

Resultado de imagem para Pokémon sword and shield pokejobs seminars

Os Seminars dão 4 pontos de EVs em um stats do Pokémon colocado lá por hora. Se deixá-lo 24 horas, você ganhará 96. Aqui você também pode usar o mesmo esquema dos Power itens, o Pokémon ganhará 8 pontos de EV por hora e, ficando lá por 24 horas, 196 pontos serão ganhos lá – totalizando 288 pontos de EV com os ganhos dos Seminars. Ainda, se o Pokémon estiver com Pokérus, os pontos serão dobrados, agilizando ainda mais o processo se você não quer deixar seu Pokémon preso por um dia inteiro.

Ganhos de EV por Vitaminas e Wings

A GameFreak melhorou o uso das vitaminas para ganhos de EV no Pokémon. Cada vitamina dará 10 pontos de EV em um stats do Pokémon. Você pode comprá-las na loja de BP no Pokémon Center de Hammerlocke no Pokémon Center de Wyndon.

Resultado de imagem para Pokémon sword and shield vitamins

  • HP Up : 10 EVs em HP
  • Protein: 10 EVs em Attack
  • Iron : 10 EVs em Defense
  • Calcium : 10 Sp. Attack EVs
  • Zinc : 10 EVs em Sp. Defense
  • Carbos : 10 EVs em Speed

Aqui é simples, basta calcular o tanto de vitaminas que irá precisar para alcançar os 252 pontos. Mas esteja ciente que precisará gastar uma boa quantia em dinheiro do jogo.

As Wings funcionam da mesma forma que as vitaminas, e você pode farmar elas ponte da Rota 5 em pontinhos brilhantes no chão. Embora estas Wings só conceda apenas 1 ponto de EV em cada stats do Pokémon.

Resultado de imagem para Pokémon sword and shield bridge route 5

  • Health Wing: 1 EV em HP
  • Muscle Wing: 1 EV em Attack
  • Resist Wing: 1 EV em Defence
  • Genius Wing: 1 EV em Sp. Attack
  • Clever Wing: 1 EV em Sp. Defence
  • Swift Wing: 1 EV Speed

 

Cometeu erro no treinamento? Use Berries para reduzir os pontos de EVs

Se por algum acaso você tenha cometido um erro aos distribuir os pontos de EVs em seu Pokémon, há uma forma de refazer seu spread usando EV barries para diminuir os pontos de EV ganhos.

  • Omeg Berry: -10 pontos de EV em HP
  • Kelpsy Berry: -10 pontos de EV em Attack
  • Qualot Berry: -10 pontos de EV em Defense
  • Hondew Berry: -10 pontos de EV em Sp.Attack
  • Grepa Berry: -10 pontos de EV em Sp.Defence
  • Tamato Berry: -10 pontos de EV em Speed

 

Atualmente o método mais fácil para EV Training é através do Pokéjobs, embora usar vitaminas sejam ainda mais fáceis mas que gastam uma boa quantidade de dinheiro, ainda mais se pretende treinar mais de um Pokémon. Espero que o guia tenha ficado compreensível pois futuramente pretendo falar sobre os Individual Values (IVs), que aumentam ainda mais o potencial do Pokémon.