[Review] Captain Tsubasa: Rise of New Champions

[Review] Captain Tsubasa: Rise of New Champions

06/09/2020 2 Por Thomas Mertens

Desenvolvedora:  TAMSOFT CORPORATION
Publicadora: BANDAI NAMCO Entertainment
Gênero: Esportes
Data de lançamento: 28 de agosto, 2020
Preço: R$249,90 
Formato: Digital (Disponível na loja Nintendo Brasil)

O clássico anime Super Campeões que passava na TV ganhou um jogo completo nesse ano de 2020. Originalmente sob o título “Capitain Tsubasa” do mangá e séries japonesas, o tema central da franquia é futebol, focando no desenvolvimento e evolução de um time mirim.

captain-tsubasa-rise-of-new-champions-month-1-edition-switch-screenshot04

O Jogo e a Históra

Captain Tsubasa: Rise of New Champions tem 3 modos de jogo: Versus Local, Versus Online e modo História. Evidentemente os dois primeiros que são o foco aqui, especialmente se tratando do Switch (embora o jogo esteja disponível para outras plataformas).

Já o modo história faz algo que foi até interessante considerando o contexto. O protagonista é um personagem seu, com nome, aparência e até estilo de jogador (atacante, meio campo etc) escolhidos por você. Até os diálogos te permitem interagir com o roteiro, te oferecendo opções de resposta e decisões a tomar. Isso não muda o prosseguimento da história, nem suas habilidades, mas é mais interessante do que só ler frases pé-programadas que seriam do seu personagem.captain-tsubasa-rise-of-new-champions-month-1-edition-switch-screenshot05

Jogabilidade

Os comandos de Captain Tsubasa: Rise of New Champions são basicamente os mesmos de qualquer jogo de futebol, com alguns pequenos detalhes. Além dos passes, dribles e comandos clássicos, temos também dribles especiais com direito a cambalhota, e “super shots”, que são o “poder especial” de cada personagem ao fazer um chute ao gol. Alguns até causam estragos visíveis ao gramado.

Outra diferença é uma barra de energia que cada jogador tem, sendo consumida ao correr ou tentar um chute. Portanto, não é só sair jogando a esmo, é preciso pensar em quem vai chutar, e de onde. Um chute de meio de campo, mas com força máxima nem pode ser uma boa ideia nesse jogo. Achei uma coisa diferente e interessante que deu um “a mais” ao jogo, embora ao mesmo tempo seja algo a mais pra se preocupar.

Você pode também personalizar seu time, mudar a composição do time e a disposição dos jogadores em campo. Cada personagem tem suas habilidades e status, então podemos colocar jogadores melhores na defesa em campo para bloquear determinados tipos de ataque, e vice versa. EU7QuTQUYAATpPv

Gráficos e Sons

Super campeões é uma série antiga, que muitos não revisitam há vários anos. Então ver uma qualidade gráfica como essa é bem legal. O estilo de desenho e proporções características do anime/mangá originais são reservados, mas agora em HD.

As animações, especialmente dos power shots estão muito bonitas, como era de se esperar de um jogo de anime. Não houve nenhuma queda de frame rate ou problema semelhante, o que é um ponto bem positivo.

A trilha sonora é feita para de empolgar, trazendo ritmos animados para te colocar no clima de um grande evento. as falas estão disponíveis em inglês e japonês, e durante uma partida, os personages falam (não conversam, apenas expressões). Isso é um pouco repetitivo já que acontece a quase toda ação que você faça, mas não atrapalha a experiência.

captain-tsubasa-brasil-5

Conclusão

Não sou fã de futebol, e mesmo assim me diverti com Captain Tsubasa: Rise of New Champions. Trazer mecânicas novas para algo clássico e já maduro é sempre arriscado, mas conseguiram realizar um ótimo trabalho aqui. Até no modo história, existem alguns desafios extras para estimular seu progresso e dedicação, garantindo recompensas.

É um jogo que vale a pena, e se você for fã de futebol, melhor ainda, vai aproveitar muito mais que eu com toda certeza. Ah, e a seleção brasileira está no jogo também!

Avaliação: 7,2 / 10

Jogo avaliado por cópia gentilmente fornecida pela BANDAI NAMCO Entertainment.

1 – Melhor vomitar do que jogar isso.
2 – Só se você quiser muito mesmo testar o jogo.
3 – Vai fazer outra coisa.
4 – Dá pra jogar no banheiro ou esperando o dentista.
5 – Só jogue se você for MUITO fã mesmo…
6 – Jogo legal pra se divertir e se distrair.
7 – Jogo divertido, mas não é nenhuma obra de arte.
8 – Jogo bom, vale bem seu tempo e dinheiro!
9 – Jogo excelente que vai deixar uma marca em você!
10 – Jogo obrigatório!