
Desenvolvedora: TAMSOFT CORPORATION
Publicadora: BANDAI NAMCO Entertainment
Data de lançamento: 28 de Agosto, 2020
Preço: R$ 249,90
Formato: Digital/Físico
Análise feita no Nintendo Switch com chave fornecida gentilmente pela Bandai Namco.
O clássico anime Super Campeões que passava na TV ganhou um novo jogo completo nesse ano de 2020. Originalmente sob o título “Capitain Tsubasa” do mangá de Yoichi Takahashi e animações japonesas, o tema central da franquia é futebol, sendo de demografia shounen focando no desenvolvimento e evolução de um time mirim.
O Jogo e a Históra
Captain Tsubasa: Rise of New Champions oferece 3 modos de jogo: Versus Local, Versus Online e modo História. Evidentemente os dois primeiros que são o foco aqui, especialmente se tratando do Nintendo Switch (embora o jogo esteja disponível para outras plataformas também).
Já o modo história faz algo que foi até interessante considerando o contexto. O protagonista não é Oliver Tsubasa mas sim um personagem seu, com nome, aparência e até estilo de jogador (atacante, meio campo etc) escolhidos por você.
Até os diálogos te permitem interagir com o roteiro, te oferecendo opções de resposta e decisões a tomar. Isso não muda o prosseguimento da história no entanto, nem suas habilidades, mas é mais interessante do que só ler frases pé-programadas que seriam do seu personagem.

Dentro de campo
Os comandos de Captain Tsubasa: Rise of New Champions são basicamente os mesmos de qualquer jogo de futebol, entretanto com alguns pequenos detalhes. Além dos passes, dribles e comandos clássicos, temos também dribles especiais com direito a cambalhota, e os “super shots”, que são o “poder especial” de cada personagem performa ao fazer um chute ao gol. Alguns até causam estragos visíveis ao gramado, sendo aquele exagero que acompanhamos no anime.
Outra diferença é uma barra de energia que cada jogador tem, sendo consumida ao correr ou tentar um chute. Portanto, não é só sair jogando a esmo, é preciso pensar em quem vai chutar, e de onde. Um chute de meio de campo, mas com força máxima nem pode ser uma boa ideia nesse jogo. Achei uma coisa diferente e interessante que deu um “a mais” ao jogo, embora ao mesmo tempo seja algo a mais pra se preocupar.

Você pode também personalizar seu time, mudar a composição do time e a disposição dos jogadores em campo. Cada personagem tem suas habilidades e status, então podemos colocar jogadores melhores na defesa em campo para bloquear determinados tipos de ataque, e vice versa.
E falando em termos técnicos…
Super Campeões é uma série bastante antiga, que muitos não revisitam há vários anos. Então ver uma qualidade gráfica como essa em Rise of New Champions é bem legal. O estilo de desenho e proporções características do anime/mangá originais são preservados, mas agora em HD.
As animações, especialmente dos power shots estão muito bonitas também, como era de se esperar de um jogo de anime da Bandai Namco. Não houve nenhuma queda de frame rate ou problema semelhante na versão de Nintendo Switch, o que é um ponto bem positivo.

A trilha sonora é feita para de empolgar como um bom shounen; trazendo ritmos animados para te colocar no clima de um grande evento, e para futebol funciona bastante. As falas estão disponíveis em inglês e japonês, e durante uma partida, os personagens falam (não conversam, apenas expressões). Isso é um pouco repetitivo já que acontece a quase toda ação que você faça, mas não atrapalha a experiência, te garanto.
Conclusão
Não sou fã de futebol, e mesmo assim me diverti com Captain Tsubasa: Rise of New Champions. Trazer mecânicas novas para algo clássico e já maduro é sempre arriscado, mas conseguiram realizar um ótimo trabalho aqui. Até no modo história, existem alguns desafios extras para estimular seu progresso e dedicação, garantindo recompensas.
É um jogo que vale a pena, e se você for fã de futebol, melhor ainda, vai aproveitar muito mais que eu com toda certeza. Ah, e a seleção brasileira está no jogo também!
Prós:
- Partidas de futebol estilo arcade, com modo história bem elaborado;
- Visuais remetem à obra original e as animações;
- Trilha sonora vibrante;
- Personalização de times;
- Bastante fluido no Nintendo Switch.
Contras:
- Personagens apenas se comunicam por expressões, o que pode tornar a experiência um pouco prejudicial na imersão da história;
- Pode não ser convidativo para quem não curte o esporte ou não conhece a série de Super Campeões
Nota:
7,5
Avaliação: 7,2 / 10
1 – Melhor vomitar do que jogar isso.
2 – Só se você quiser muito mesmo testar o jogo.
3 – Vai fazer outra coisa.
4 – Dá pra jogar no banheiro ou esperando o dentista.
5 – Só jogue se você for MUITO fã mesmo…
6 – Jogo legal pra se divertir e se distrair.
7 – Jogo divertido, mas não é nenhuma obra de arte.
8 – Jogo bom, vale bem seu tempo e dinheiro!
9 – Jogo excelente que vai deixar uma marca em você!
10 – Jogo obrigatório!