Conheçam 30 grandes jogos para o Nintendo DS

Conheçam 30 grandes jogos para o Nintendo DS

12/10/2020 0 Por Diiiih

O Nintendo DS foi o revolucionário console portátil de duas telas da Nintendo, recordista em vendas e com excelentes jogos em sua biblioteca. E desta vez, trazemos para vocês uma seleção com 30 grandes jogos para o Nintendo DS!

Fique avisado de que esta não é uma lista de melhores jogos de todos os tempos, e por isso peço que não fiquem chateados caso tenha algum jogo que vocês gostam que ficou de fora.

Ah, e eu não coloquei os jogos em ordem de melhor ou pior, portanto, assistam ao vídeo todo para saber todos os jogos listados!

Versão em vídeo


Etrian Odyssey

Etrian Odyssey é um RPG de exploração de labirinto em primeira pessoa, desenvolvido e publicado pela Atlus, com um diferencial: Aqui, você deverá desenhar o seu próprio mapa utilizando a tela de toque, enquanto percorre os corredores do labirinto!

E outra das características da série é que os jogos são bem difíceis, lembrando bastante os jogos da época dos anos 90, onde você basicamente precisa fazer uma luta e voltar para se recuperar e salvar enquanto faz grinding pra conseguir estar forte o suficiente para explorar o próximo andar!

O jogo deu tão certo que gerou uma série com mais de 5 títulos e ainda ganhou um spinoff crossover com Mystery Dungeon!

New Super Mario Bros.

O Nintendo DS não seria um console da Nintendo completo se não tivesse um bom jogo do Mario não é mesmo? E foi no DS que a Nintendo resgatou a série clássica em 2D do Mario, relembrando os clássicos do NES, no título New Super Mario Bros! O jogo ganhou várias seqüencias, tendo depois edições para o Wii, 3DS, Wii U e Switch!

Mario Kart DS

O Nintendo DS também teve um Mario Kart para chamar de seu! Desde a criação do spinoff de corrida do Mario lá no Super Nintendo, todos os consoles posteriores receberam sua própria edição, e o Nintendo DS também foi agraciado com um título para si!

Soma Bringer

Soma Bringer é um RPG de ação em tempo real desenvolvido pela Monolith Soft, contando com uma excelente trilha sonora e cenários lindos desenhados à mão! Infelizmente o jogo nunca foi lançado fora do Japão, mas você acha facilmente uma tradução do game disponibilizada por fãs, estando acessível a todos!

Fire Emblem: Shadow Dragon

Fire Emblem Shadow Dragon é o remake do primeiro jogo da série, lançado originalmente lá em 1990 para o famicom, que foi a versão japonesa do Nintendinho. Esta foi a primeira vez que o jogo saiu do Japão, já que a série até então dificilmente chegava ao ocidente, só tendo se popularizado ainda mais tarde no 3DS em Awakening.

O jogo é espetacular, e se você é fã da série e/ou RPG de estratégia, esse jogo é mais que recomendado!

Lufia: Curse of the Sinistrals

Lufia: Curse of the Sinistrals é o remake do segundo jogo da série Lufia, que nasceu lá no Super Nintendo, tendo esse segundo jogo o nome de Lufia II: Rise of the Sinsitrals na sua versão original.

Esse remake foi feito totalmente do zero, agora todo em 3D com o combate refinado dessa vez em estilo RPG de ação, tornando o jogo muito mais fluido! Se você curte RPG, esse jogo é uma ótima sugestão para conhecer!

Final Fantasy: The 4 Heroes of Light

Final Fantasy: The 4 Heroes of Light é um lindo spinoff da série Final Fantasy, que chegou num momento em que a série principal se distanciava demais das origens. The 4 Heroes of Light trás de volta a história dos 4 heróis da luz e aqui vai uma curiosidade, para caso você não saiba: esse jogo basicamente foi o ponto de partida para a série Bravely, que chegou depois no 3DS!

Contando com uma arte lindíssima e trilha sonora maravilhosa, esse jogo é mais que recomendado para os fãs da série!

Final Fantasy III

Nos anos 90 uma confusão foi feita com o nome dos jogos da série Final Fantasy e o Final Fantasy 3 do Super Nintendo na verdade era o Final Fantasy 6. O terceiro jogo da série, originalmente lançado no Nintendinho, só foi chegar ao ocidente nesse remake de Nintendo DS!

E esse remake é muito lindo, totalmente refeito em 3D. Se você é fã de RPG e de Final Fantasy, esse é um capítulo até hoje não muito conhecido que com certeza vale a pena tirar um tempo para conhecer!

Final Fantasy IV

E ainda falando de Final Fantasy, depois do remake de Final Fantasy 3, o Nintendo DS recebeu também o remake de Final Fantasy 4! Totalmente refeito, com gráficos em 3D similar ao remake anterior, Final Fantasy 4 é um dos títulos da série mais amados pela base de fãs até hoje, seja por sua trilha sonora, história ou personagens! Essa é uma verdadeira obra de arte!

Castlevania: Portrait of Ruin

A série Castlevania é maravilhosa, e sua trilha sonora sozinha já é motivo o suficiente para você jogar os títulos. Mas o Nintendo DS recebeu três jogos de Castlevania fantásticos e eu vou falar sobre eles agora! Em Portrait of Ruin, nós temos uma continuação direta de Castlevania: Bloodlines, o jogo que foi lançado originalmente para o Mega Drive, e isso por si só já me dá uma sensação de nostalgia inexplicável, para além dos elogios que eu já fiz. Aqui você vai jogar com Jonathan e Charlote ao mesmo tempo! Sim! Você controlará dois personagens e assim poderá utilizar diversas habilidades, magias e armas diferentes, e resolver diferentes puzzles.

Ainda, com o título sugere, no jogo há diversas pinturas em que cada uma contém um mundo novo diferente para explorar, de modo que o jogo não se passa apenas no castelo do Dracula. Se você gosta de Castlevania, ou do gênero metroidvania ou igavania, se faça um favor e jogue este título!

Castlevania: Dawn of Sorrow

Dawn of Sorrow é mais um dos títulos de castlevania da plataforma e este jogo em específico é a continuação direta de Aria of Sorrow, título de game boy advance. Aqui controlamos Soma Cruz em uma nova aventura por uma cópia do castelo do Drácula vendo a continuação da história anterior.

Novamente deveremos coletar diversas almas dos monstros mortos para ganhar novas habilidades que irão nos auxiliar na aventura seja melhorando status, ou concedendo novas magias ou possibilidades de alcançar novos lugares para continuar o jogo!

Castlevania: Order of Ecclesia

E o terceiro jogo da série Castlevania para o Nintendo DS foi o jogo Castlevania: Order of Ecclesia, contendo uma história completamente original, esse não era sequencia de nenhum título anterior e trazendo pela segunda vez na série (terceira, se você considerar Charlote), uma protagonista solo feminina! Em order of ecclesia você controlará Shanoa, que tem o poder de absorver glyphs através da tatuagem em suas costas e esses glyphs a concediam novos poderes, habilidades e melhorias.

Assim como em Portrait of Ruim, Order of Ecclesia também oferecia cenários para além do castlelo do Drácula, e inclusive tinha um vilarejo com diversos moradores que deveriam ser resgatados, e posteriormente ofereciam side quests para completar.

Com um clima diferente dos jogos anteriores, porém exalando o melhor que a série pode oferecer, Castlevania: Order of Ecclesia é um jogo que você não pode deixar de jogar!

Rune Factory 3

Rune Factory 3 é o terceiro jogo do spinoff de Harvest Moon, que atualmente é conhecido como Story of Seasons, e mistura o clássico jogo de simulador de vida e cuidar de fazenda, com um incrível RPG de ação!

Esse terceiro jogo em questão é perfeito para você que nunca jogou a série começar! Eu amo essa série e gasto horas e mais horas nela!

Tales of the Tempest

Tales of the Tempest é um dos três jogos da série Tales of disponíveis para o Nintendo DS. Esse título em questão sempre me chamou mais atenção que os outros dois, ao ponto de eu chegar comprar a versão física japonesa do jogo e terminar ele todo em Japonês!

O jogo nunca foi lançado oficialmente fora do Japão, mas hoje possui uma tradução de fãs para o inglês disponível na internet, e eu fortemente recomendo o título pra vocês!

The Legend of Zelda: Phantom Hourglass

Zelda é zelda, e eu não preciso nem apresentar a série né? Phantom Hourglass  se passa após Wind Waker e novamente controlamos o belo toon link, com essa arte que combinou totalmente com o Nintendo DS! Aqui, novamente navegaremos por mares e descobriremos novas ilhas para explorar!

Esse título de DS em especial faz muito bem o uso da tela de toque, e você vai controlar o Link pelo jogo todo através da canetinha stylus, inclusive para desferir seus golpes de espada!

Ainda, o jogo faz tão bem o uso do Hardware do DS, que tem uma parte que você tem que fechar o console para estampar no seu mapa um símbolo marcando o local de um tesouro! Se ainda não jogou esse jogo, para tudo e vai jogar!

The Legend of Zelda: Spirits Tracks

The Legend of Zelda: Spirits Tracks é o segundo título da série zelda para o Nintendo DS e novamente temos o toon link, mas agora, diferente do jogo anterior, não andaremos de barco, mas sim de trem!

Com uma nova história e um novo mundo, esse jogo novamente utiliza muito bem as características do Nintendo DS e dessa vez se prepare para inclusive utilizar o microfone embutido do console, soprando no instrumento que link utiliza para tocar músicas mágicas durante a trama!

Golden Sun: Dark Dawn

Golden Sun: Dark Dawn é o terceiro jogo da série Golden Sun, que começou lá no Game Boy Advance! Desenvolvido pela Camelot, com trilha sonora de Motoi Sakuraba, esse título que é uma IP da Nintendo é um RPG que mistura o clássico gameplay com combates por turnos com resolução de puzzles durante a exploração do mapa do jogo.

Lunar Knights

Lunar Knights é um jogo que faz parte da série Boktai, original do GameBoy Advance! O jogo é um RPG de ação com visão top-down isométrica e expande a história dos jogos precedentes! Possui uma excelente trilha sonora e é um jogo muito gostoso de jogar e explorar para descobrir esse mundo que se passa durante o dia e a noite!

Super Mario 64 DS

Super Mario 64 DS é mais um jogo que dispensa apresentações. Nova versão do clássico Mario 64 do Nintendo 64, o jogo agora coloca diversas novidades que vai fazer com que todos que já jogaram o original de 64, sintam vontade de jogar novamente! Jogo obrigatório!

Chrono Trigger

Chrono Trigger é mais um RPG lendário da Square, amado até hoje por uma grande base de fãs! Já possuindo diversas versões desde o seu lançamento original no Super Nintendo, essa versão de DS pega tudo que tinha de bom e que foi novidade nas versões anteriores e compila num jogo completíssimo com um novo final que vai fazer ligação com sua sequência indireta, Crono Cross!

Mario & Luigi: Partners in Time

Mario & Luigi: Partners in Time é um jogo da série Mario & Luigi, desenvolvido pela então AlphaDream, série essa que herdou o lado RPG dos jogos do Mario! O jogo é uma continuação do título Mario & Luigi: Superstar Saga, e vai fazer com que Mario e Luigi encontrem a si mesmos em suas versões bebê enquanto procuram pela princesa Peach!

Shin Megami Tensei: Devil Survivor

Shin Megami Tensei: Devil Survivor é um jogo derivado da longa série da Atlus Shin Megami Tensei. Em Devil Survivor, iremos ter um gameplay ao estilo RPG de Estratégia, bastante diferente do que a série principal apresenta!

O jogo fez tanto sucesso que recebeu uma continuação e um port para o 3DS – com sua continuação também estando no 3DS – e possui uma base de fãs muito fiel! Vale a pena conferir!

Children of Mana

Children of Mana é um jogo que faz parte da longa série da Square Enix “of Mana”, e nesse título de DS teremos novamente o clássico gameplay de RPG de Ação enquanto deveremos explorar diversos cenários para avançar no game! Se você gosta da série, e/ou gosta de RPG de ação de exploração de dungeon, esse jogo é pra você!

Another Code (Cing)

Another Code é um jogo dirente. Diferente pq o jogo é uma IP da Nintendo! Mas bem, o título é um jogo de point and click em que você controlará uma menina que vai parar numa ilha e deve explorar cada ponto do cenário para avançar na história!

Apesar de ser um jogo de ultra nicho, ele ainda ganhou uma continuação no Nintendo Wii, e se você é um entusiasta e gosta de conhecer jogos diferentes, acredito que essa é uma excelente opção para experimentar!

Dementium: The Ward

Dementium é um caso curioso! O jogo é um dos poucos jogos de horror do Nintendo DS, com gameplay em primeira pessoa, e que faz muito uso da canetinha stylus para controlar! Enfim, o jogo se passa num hospital psiquiátrico e você é uma pessoa que acabou de passar por uma cirurgia cerebral e quando acorda, se encontra num hospital macabro e cheio de monstros!

O jogo foi desenvolvido pela Renegade Kid, que hoje já nem existe mais, e o principal membro da equipe, jools watsham, hoje se encontra em sua própria desenvolvedora chamada Atooi, que possui vários jogos para o Nintendo Switch.


Ah, e Dementium ainda tem uma continuação, Dementium 2, e um remake para o 3DS!

Dragon Quest IX

Dragon Quest IX é o nono jogo da série principal, antiga e muito aclamada, Dragon Quest. Esse jogo fez muito, mas muito sucesso em sua época de lançamento e estranhamente até hoje se encontra exclusivo de Nintendo DS, então se você é fã da série, não tem jeito, vai ter que vir pro Nintendo DS para jogar!

Ah, nem preciso dizer que recomendo né?

Pokémon Soul Silver

Desde o game boy advance a série Pokémon começou a receber remakes das gerações anteriores, e no Nintendo DS foi lançado o remake da geração jotho, representados em Soul Silver e Heart Gold.

Para esse top 30 de DS eu escolhi Soul Silver porque a versão Silver sempre foi a minha favorita! Mas na real, Pokémon é Pokémon, e eu tenho certeza que seja qual versão você escolher, você vai amar!

Avalon Code

Avalon Code é um RPG de ação criado por Yoshifumi Hashimoto e lançado pela Marvelous. Pra quem não sabe, Yoshifumi Hashimoto é o mesmo nome por trás da série Rune Factory, e pra mim é sinal de qualidade! Quando vejo esse nome envolvido na produção de um jogo, eu já sei que vai ser bom!

Em Avalon Code, além dos elementos de RPG de ação que o jogo é, você deverá preencher um livro, catalogando tudo o que cruzar o seu caminho, seja inimigos, npcs, objetos do cenário, como flores e afins.

É um jogo muito lindo e que com certeza merece ser jogado por mais gente, e eu super recomendo que você dê uma olhadinha!

Disgaea DS

Se você gosta de RPGs de estratégia, e já ouviu falar da Nippon Ichi Software, mais conhecida como NIS, provavelmente também já ouviu falar sobre a série Disgaea, que é o carro chefe da desenvolvedora!

Disgaea é um RPG de estratégia com um roteiro cômico e extremamente exagerado, e que hoje já se encontra com 5 títulos no total. E Disgaea DS é uma versão do primeiro jogo para o Nintendo DS, portanto, já sabe né! Se gosta de RPG de estratégia, dê uma chance pra esse aqui!

Magical Starsign

Magical Starsign é a continuação de mais uma das IPs de nicho obscura da Nintendo, continuação de Magical Vacation, original de Gameboy Advance. O título é um clássico RPG de turno, mas o interessante desse jogo, é que ele foi desenvolvido pela então Brownie Brow, formada por dissidentes da Square soft, mais precisamente pelo time de desenvolvimento por trás da série of Mana, e por isso você provavelmente vai reconhecer os traços únicos de Kameoka Shinichi!

E se você quer saber o que aconteceu com a desenvolvedora, depois de muitas idas e vindas, hoje Shinichi se encontra numa nova desenvolvedora chamada Brownies, que lançou um jogo para celulares chamado Egglia, que se assemelha muito com Legend of Mana, e o jogo mais recente deles foi Doraemon Story of Seasons, lançado para o Nintendo Switch.


E esta foi a lista com os jogos! Conhecia todos? Algum foi novidade para você? Qual jogo você acha que ficou de fora? Nos conte nos comentários!