Os 5 melhores clones de Mario Kart

Os 5 melhores clones de Mario Kart

29/10/2020 0 Por

A série Mario Kart por muito tempo tem dominado a indústria de videogames quando falamos de jogos de corrida estilo arcade utilizando mascotes famosos. Em sua trajetória vários estudios fizeram sua própria versão de Mario Kart porém utilizando suas próprias franquias. Mesmo que muitos não tenha pegado a formula mágica de Mario Kart, ainda há aqueles que conseguiram cativar os fãs e até hoje são lembrados.
Pensando nisso, decidi citar os cinco melhores “clones” do Mario Kart, isso claro na minha opinião. Os jogos que irei citar em sua maioria são conhecidos pois além de divertidos, cultivaram uma grande base de fãs até hoje.

5. Sonic & All-Stars Racing Transformed


SI_3DS_SonicAndAllStarsRacingTransformed_image1600w

Neste segundo game da série moderna de corrida do Sonic, o ouriço chega com diversas novidades. Agora os veículos se transformam em aviões e lanchas para andar em qualquer tipo de terreno. As pistas com temas variados são um destaque a parte – em especial o circuito inspirado em House of The Dead. São mais de 30 personagens para escolher, sendo que cada console possui os seus exclusivos. O game também foi muito elogiado pela crítica.

Mas eu disse “série moderna”, porque na década de 90 já existiu uma outra série de corrida do Sonic, Sonic Drifit, que teve dois títulos lançados para o Game Gear, o antigo portátil da Sega, que obviamente era bem mais limitado, seja em quantidade de pistas e personagens, ou em gráficos, já que estamos falando de um portátil 8-bits. Ainda sim, os gráficos estavam bastante além de seu tempo, para a máquina em que rodava!

4. Diddy Kong Racing


images

Disparado o meu favorito, este jogo apareceu no N64 e pegou vários elementos de Mario Kart, os levando para o próximo nível das corridas com obstáculos. Podemos dizer que ele também inspirou Crash Team Racing, já que foi lançado dois anos antes. Com gráficos incrivelmente coloridos e bem detalhados, é o jogo mais desafiador da nossa lista. Também possui um modo campanha, fases secretas e vários segredos a serem descobertos. Um dos destaques são as três opções de veículos que dão dinâmicas diferentes em cada partida: karts, hovers e aviões.

Uma seqüência, Donkey Kong Racing, chegou a entrar em produção para o Game Cube, mas o projeto foi abandonado após a compra da Rare pela Microsoft. Anos mais tarde, o jogo ganhou uma versão portátil para o Nintendo DS.

3. Mega Man Battle And Chase


MegaMan

Por mais estranho que pareça, Mega Man também recebeu um spin-off de corrida, que foi lançado inicialmente apenas no Japão e na Europa para o PS1, recebendo anos mais tarde um lançamento oficial na América do Norte através da coletânea Mega Man X Collection.

Mega Man Battle And Chase tem algumas adições que fazem o jogo se destacar para alem de ser uma mera cópia. Há personagens de diversos títulos da série clássica do robô azul, indo até o elenco de Mega Man 8, utilizando habilidades similares aos jogos em que se inspira. Diferente de outros clones, este manteve o mini-mapa das pistas, tal qual visto em Mario Kart, o que ajuda durante a corrida, mas ocupa espaço na tela.

2. Bomberman Fantasy Race


images-2.jpeg

Este talvez seja o jogo mais fora da caixinha quando se pensa em clones de Mario Kart! Mas está tudo lá! Bomberman Fantasy Race utiliza um personagem icônico, Bomberman, que está em um spinoff de corrida com seus amigos, mas ao invés de utilizar veículos, todos montam os Louies, que são aqueles animais parecidos com cangurus presentes nos jogos da série.

As bombas são alguns dos itens utilizados, mas existem outros disponíveis também. Todas as criaturas possuem algum tipo de diferenças. Uns são mais lentos, outros mais rápidos. Ao vencer as corridas você receberá moedas que poderão ser utilizadas para comprar itens e destravar novas pistas.

1. Crash Team Racing


Ícone do PlayStation nos jogos de plataforma, o principal rival de Mario na quinta geração certamente teria sua própria experiência de corrida. Com a mecânica do drift bem trabalhada, um level design de encher os olhos e vários personagens, seu grande diferencial foi a inserção de um modo história. Nele, o jogador precisava ganhar as corridas em primeiro lugar e enfrentar o chefão de cada mundo para avançar na campanha. O clássico modo multiplayer também está presente e muito bem apresentado.

Recentemente o jogo recebeu um remake completo para as plataformas modernas, aparecendo inclusive no Nintendo Switch, onde tem feito bastante sucesso.


Confira nossa versão em vídeo: