Shuntaro Furukawa diz que a Nintendo não pleneja “adquirir empresas às cegas” pois acredita que  expandir a escala das equipes não garante o valor de entretenimento que ela oferece

Shuntaro Furukawa diz que a Nintendo não pleneja “adquirir empresas às cegas” pois acredita que expandir a escala das equipes não garante o valor de entretenimento que ela oferece

17/02/2021 1 Por Marcos

A Nikkei teve a oportunidade de conversar recentemente com o presidente global da Nintendo, Shuntaro Furukawa, onde foi discutido diversos tópicos relacionadas à gestão da empresa, e claro, sobre o Nintendo Switch. Um dos tópicos abordados durante a entrevista [traduzida do japonês para o inglês pela VGC] foi sobre o sucessor do Nintendo Switch, já que o console está no meio de seu ciclo de vida e provavelmente a empresa estaria avançando nas preparativos para o próximo console. Neste caso, Furukawa delineou alguns objetivos básicos para o hardware:

As equipes de desenvolvimento de hardware e software estão no mesmo prédio, comunicando-se de perto e pensando em como podemos propor novas formas de entretenimento. Para criar um único hardware, temos que fazer muitos preparativos com vários anos de antecedência, por isso estamos trabalhando sem parar. No final, o fator decisivo para comercializar ou não um produto é se ele pode criar uma nova experiência.

O mais importante para nós é continuar a fornecer jogos novos e interessantes. A base da criação de um jogo da Nintendo é torná-lo o mais intuitivo possível para qualquer pessoa jogar. Queremos diminuir as barreiras para jogar e criar muitos jogos que possam ser jogados pelo maior número de pessoas possível, incluindo familiares, por meio da comunicação.

Não importa que tipo de produto você tenha, no negócio do entretenimento, sempre haverá um ponto em que as pessoas se cansarão dele. Já passamos por muitas vezes no passado, quando nosso negócio despencou. É por isso que eu, assim como outros na empresa, não acredito que essa situação vá durar muito. Em vez disso, acredito que todo ano é um momento crítico. Se não fizermos propostas novas e surpreendentes para novos clientes, seremos sempre esquecidos.


Leia também:


Na entrevista Furukawa também foi questionado sobre o potencial para adquirir mais empresas para ajudar no desenvolvimento de suas IPs. Embora a Nintendo tenha feito a aquisição da Next Level Games recentemente, Furukawa diz que a Nintendo não tem planos de arrebatar outras empresas daqui para frente, pois acredita que simplesmente aumentar a escala das equipes não garante o valor de entretenimento que a Nintendo oferece.

Não estamos adquirindo empresas às cegas porque queremos recursos de desenvolvimento. Não achamos que simplesmente expandir a escala de nossos negócios realmente aumentará o valor do entretenimento que a Nintendo oferece.