Review | 3 out of 10: Season One

Review | 3 out of 10: Season One

03/03/2021 0 Por Paulo Cézar

Desenvolvedora: Terrible Posture Games
Publicadora: Terrible Posture Games
Data de lançamento: 3 de março, 2021
Preço: $ 9.99
Formato: Digital

*Análise feita com chave fornecida gentilmente pela Terrible Posture Games

 

3 out of 10 é uma sitcom jogável que conta a história do estúdio de desenvolvimento de jogos Shovelworks, um pequeno estúdio independente que nunca conseguiu uma nota de avaliação maior que 3 em seus jogos, porém após seu antigo animador Javier explodir (?), Midge, uma nova empregada na Shovelworks, assume a vaga como animadora da equipe. Baseado nesses eventos, os 5 capítulos da história do 3 out of 10 se desenrolam.

A narrativa



O mundo em que a narrativa de 3 out of 10 ocorre é tanto quanto peculiar, a história do jogo se passa em um ambiente relativamente comum – assim como a maioria das sitcoms –  e apesar da narrativa do jogo se sustentar de clichês em alguns personagens, todos continuam igualmente interessantes e com personalidades únicas, que são exploradas de maneira efetiva nos 5 capítulos do jogo.

 

Além do mais, assim que como todas as sitcoms o foco de 3 out of 10 é em seu humor e por se passar em um estúdio de jogos, boa parte do humor do jogo é focado em aspectos da indústria de videogames, o que ocasionalmente jogo traz diversas referências a jogos já conhecemos e eventualmente até usa metalinguagem como forma de humor. Além disso, não apenas de humor que  3 out of 10 é definido, o jogo  claramente faz críticas à aspectos já amplamente debatidos neste meio, como a cultura do crunch que vimos bastante recentemente, e as exigências exageradas de fãs.

No geral a parte narrativa de 3 out of 10 é funcional e até divertida, que é reforçada por um estilo visual único. No entanto os 5 capítulos do jogo deixam muitas pontas soltas, o que pode decepcionar alguns jogadores que mergulharam fundo na trama e esperavam por uma história completa. De qualquer maneira, é válido citar que a Season 2 de 3 out of 10 está com seu lançamento previsto ainda para este ano, embora ainda sem haja confirmação da um lançamento para o Nintendo Switch.

Agora é a parte que de fato jogamos



Mesmo que tenha um foco maior na história, 3 out of 10 possui uma parte jogável que basicamente funciona como uma maneira de ligar porções da história, seja através de mini-games ou explorando algum ambiente em busca de determinado item. Assim como a parte narrativa, a jogabilidade de 3 out of 10 é uma grande mistura de gêneros de jogos em forma de mini-games, que variam de tower defenses, jogos de quebra-cabeças, jogos de ação side-scrolling 2D, e até mesmo beat ‘em ups.

 

Em relação a esta mescla, 3 out of 10 traz uma diversidade considerável de mini-games. O conceito de misturar uma sitcom jogável a varios gêneros de jogos funciona bem e não deixa o jogo repetitivo, porém a maioria dos mini-games apresentados no jogo possuem uma qualidade inconsistente de jogabilidade, e algum possuem estranhos problemas de performance. Aparentemente os desenvolvedores do jogo estavam cientes disso, já que todos minigames e sessões de exploração são puláveis, ou seja, caso o jogador queira apenas aproveitar a história, ele pode ignorar todo o resto sem se preocupar e focar inteiramente neste aspectos.

Uma experiência narrativa única, mas peca no resto


3 out of 10 seria mais um jogo com foco na narrativa que se perderia fácil na vasta biblioteca da eShop, mas ele pode chamar atenção por se um jogo com  com ideias únicas, que no quesito história funcionam muito bem. No entanto, no quesito jogabilidade não posso dizer o mesmo, isto devido a diversos problenas apresentados nos minigames. Além disso, a falta de português como opção de idioma comprometida toda a experiência por atrapalhar no entendimento de algumas piadas. Fora estes problemas, 3 out of 10 é uma narrativa coesa que realmente vale a pena experimentar.

Prós:

• Boa narritva
• Diversidade de gameplay
• Ótima direção de arte

Contras:

• Qualidade inconsistente na gameplay
• Problemas com performance
• Falta de opções de idioma

7.5