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Mass Effect: Corsair seria um exclusivo do Nintendo DS feito pelo time de Sonic Chronicles: The Dark Brotherhood, mas foi cancelado devido os custos dos cartuchos e previsões de vendas

Marcos Vinícius 03/07/2021

O estrondoso sucesso do Nintendo DS fez com que inúmeras empresas quisessem por suas principais franquias no portátil da Nintendo de alguma forma. A BioWare por exemplo, que havia trabalho com a SEGA no passado para lançar Sonic Chronicles: The Dark Brotherhood, se sentiu encorajada de desenvolver um título exclusivo de Mass Effect para o portátil de duas telas — mas que para tristeza de muitos acabou por ser cancelado.

Mark Darrah, o ex-produtor da BioWare contou em entrevista para a MinnMax como o título — chamado de Mass Effect: Corsair — teria sido um jogo inspirado em Star Control ambientado no espaço Batarian que funcionava ao lado da trilogia original. Curiosamente a mesma equipe por trás de Sonic Chronicles: The Dark Brotherhood estava envolvida no projeto, mas que acabou sendo descartado no fim das contas por motivos que inclui os custos dos cartuchos e previsões de vendas do jogo.

Então, nós realmente tivemos um pouco de trabalho. Seria um jogo para o Nintendo DS. Seria em primeira pessoa, você pilotaria um navio… uma combinação de corsário e Star Control. Então você seria independente. Você seria mais como um personagem Han Solo, não um Spectre. Você estaria voando por aí, recolhendo carga, explorando, e você poderia explorar e então vender essa informação de volta para aquela aliança humana…

Praticamente tudo o que tínhamos era o início dos controles de vôo – não tínhamos o resto do jogo montado… O problema é que a economia do Nintendo DS é simplesmente terrível. Sonic Chronicles estava no cartucho mais caro disponível para esse console. O custo das mercadorias era cerca de US $ 10,50, e essas coisas custavam US $ 30, então US $ 30 menos US $ 10 – só sobram US $ 20, e o varejista nem mesmo cortou. O cartucho mais barato disponível para o DS custava cerca de US $ 3,50. Essa é uma diferença de US $ 7, e esse foi o problema final. Sabemos como fazer grandes jogos, não como fazer jogos que controlam suas engrenagens. Não fazia sentido. A EA previa que venderia apenas 50.000 cópias, o que eu acho que foi um completo absurdo, mas seja o que for, era isso que eles estavam prevendo. Então, 50.000 vezes $ 20, isso dá $ 1 milhão? Pode ser. E isso assumindo que você o fez de graça.

Talvez fosse o espaço Batarian. Teria havido combate no navio. Esse era o plano. Tenho certeza de que Casey (Hudson) teria optado, já que adora o Star Patrol – é seu jogo favorito de todos os tempos. Portanto, tenho certeza de que poderíamos tê-lo colocado a bordo. Mas sim, não se encaixou exatamente na IP porque a forma como FTL funciona no Mass Effect é um pouco diferente. Acho que poderíamos ter feito isso, e acho que a realidade é que geralmente você pode massagear uma IP – se todos estiverem a bordo e animados, você pode fazer sentido… Então o que aconteceu foi que eu fui para a Devolver Digital. Isso foi bem quando estávamos começando a BioWare Montreal, então um bando daquela equipe acabou se mudando para Montreal… a equipe mudou do DS para os celulares em 2008, 2007. E não entendíamos realmente esse mercado.

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