Preview | Akiba’s Trip: Hellbound & Debriefed

Preview | Akiba’s Trip: Hellbound & Debriefed

12/07/2021 0 Por Erick Figueiredo

Desenvolvedor: Acquire

Publisher: XSEED Games

Lançamento: 20 de Julho, 2021

Preview feita no Nintendo Switch com chave fornecida gentilmente pela XSEED Games.

Há 10 anos atrás, eu estava jogando Akiba’s Trip Plus no meu PSP, um jogo que descobri ao procurar mais títulos obscuros disponíveis no pequeno portátil da Sony. O game me conquistou por sua jogabilidade divertidíssima e premissa meio maluca. Hoje, uma década depois, aqui estou revisitando Akihabara de 2011 em gráficos melhorados e em um novo portátil.

Revisitando o Paraíso dos Otakus

Akiba’s Trip: Hellbound & Debriefed é um remaster do título original de PSP recriando o original até nos mínimos detalhes. A nova versão do “Strip Action RPG” apresenta poucas diferenças e para aqueles que jogaram o original, como no meu caso, facilmente irão se sentir em casa com os controles.

Os controles continuam tão simples quanto na versão original, sendo uma recriação do layout do PSP, os botões extras do NintendoSwitch não são utilizados. O que isso significa, é que Akiba’s Trip: Hellbound & Debriefed tem um sistema de combate e movimentação que ainda segue as limitações colocadas pelo portátil da Sony, o que pode complicar aqueles que não estão muito acostumados com os jogos do PSP.

Apesar de não ter um mapa muito grande para explorar e suas áreas serem bem curtas, explorar Akihabara ainda é bem divertido. Apesar de não ter muitas propagandas reais, a recriação da cidade, agora em HD, é muito bem feita, com algumas lojas que podemos entrar para comprar itens e algumas das principais localidades da região estando presentes no mundo virtual.

Os gráficos receberam uma boa melhoria em relação ao original. Utilizando os modelos do PSP como base, as novas versões ainda conseguem manter bem o estilo de arte do jogo. A iluminação da nova engine também ajuda a trazer um pouco mais de detalhe as roupas e os personagens, agora sendo possível até mesmo ver pequenos detalhes que eram impossíveis de serem reconhecidos no portátil da Sony.

Roupas e mais roupas

O maior brilho de Akiba’s Trip: Hellbound & Debriefed, são as diversas roupas que o protagonista e NPCs podem vestir. Existem desde roupas simples e casuais do dia a dia, quanto cosplayers que fazem referências a séries e franquias famosas. Por falar nisso, Akiba’s Trip é cheio de influências de animes e jogos da cultura japonesa e o game é perfeito para os fãs de mídia japonesa.

Tais roupas são o seu objetivo durante os duelos, deixar o seu oponente pelado. Aprender a removê-las sem rasgar é uma arte que você precisa ler livros para dominar. Mas, antes de poder realizar tal ação, é preciso bater no adversário até deixá-las frouxas.

As brigas em Akiba’s Trip: Hellbound & Debriefed se resumem a despir os oponentes, sejam eles os vampiros Shadow Soul, ou humanos. Cada um dos botões normais do Switch funciona para acertar uma das partes do corpo. Não existem combos complexos, apenas três hits e pronto. Também é possível segurar o R para poder se esquivar dos ataques e contra atacar. Segurar um dos botões permite arrancar as roupas frágeis dos adversários. Domine isso e você logo se tornará um caçador de roupas.

Uma jornada em uma terra distante

Akiba’s Trip: Hellbound & Debriefed é um jogo bastante divertido e bem curto de se completar. Eu joguei o jogo casualmente nos últimos dias e acabei ficando viciado novamente. Uma sensação similar ao que aconteceu na primeira vez que o joguei no PSP.

A nova versão tem alguns pequenos problemas, mas, de momento, a minha experiência geral tem sido muito boa. Akiba’s Trip: Hellbound & Debriefed pode ser considerado um jogo estranho, mas ele possui uma jogabilidade sólida e é bastante divertido caso você esteja procurando por um beat ‘em up diferenciado.