Review | Knockout Home Fitness

Review | Knockout Home Fitness

28/09/2021 0 Por Erick Figueiredo

Desenvolvedora: Pocket
Publicadora: Marvelous/XSEED Games
Data de lançamento: 28 de setembro, 2021
Preço: US$ 39,99
Formato: Digital/Físico


Análise feita no Nintendo Switch com chave fornecida gentilmente pela XSEED Games.

Jogos de exercícios e Nintendo são uma combinação que tem dado muito certo desde a era Wii. Graças ao Wii Remote e a Balance Board, várias desenvolvedoras decidiram apostar em jogos que fizessem os jogadores mexer o esqueleto e se exercitar, para quem sabe mostrar que jogadores não precisam ser sedentários. Após o Wii U, a Nintendo decidiu apostar novamente em um formato de controle diferenciado, introduzindo os Joy-Cons, que nada mais é que uma versão aprimorada do Wii Remote, mas que ao serem acoplados no tablet do Nintendo Switch, transforma o aparelho em um console portátil tradicional.

No entanto, houve situações que fizeram o uso dos Joy-Cons ainda mais recorrentes que o habitual. Com a chegada da pandemia da COVID-19 no início de 2020, e o fato das pessoas terem que ficar em casa para se proteger do vírus, os jogos de exercícios baseados em controles por movimentos retornaram com tudo como uma alternativa de se exercitar sem sair de casa, sendo Ring Fit Adventure um dos principais destaques. Contudo, outros títulos surgiram para fisgar um pouco desse “novo” mercado, e Knockout Home Fitness é a tentativa da Pocket junto à Marvelous/XSEED Games em entrar de vez neste mercado, que talvez seja uma das melhores alternativas ao Ring Fit Adventure até o momento no Nintendo Switch.

Entrar em forma de maneira divertida

Em Knockout Home Fitness o jogador tem uma única missão, entrar em forma. O game é uma mão na roda em relação a ajudar aqueles que querem perder um pouco do sedentarismo que é adquirido ao jogar videogames e também se manter em forma. Como já havia sido mencionado na minha preview, a maior diferença entre Knockout Home Fitness e outros jogos do gênero — leia minha análise de Fitness Boxing 2: Rhythm & Exercise —, é a utilização de movimentos de luta durante as sessões de exercícios. No jogo, além de simples exercícios de socar e chutar, também há golpes específicos de Boxe, Karatê e Muay Thai.

Tais exercícios são alternados naturalmente e oferecem a possibilidade de exercitar muito mais do que a parte de cima do corpo. Adicionar chutes, pulos e até mesmo joelhadas fornecem um desafio extra e um equilíbrio maior no corpo do jogador. Tirando isso, o resto do título é bem similar a outros do gênero. Temos um personal trainer virtual que serve de acompanhante e nos mostra como cada movimento deve ser feito. Os cenários também são bem simples e que aliado às músicas disponíveis, remetem muito a um programa de exercícios tradicional.

Graças a essa apresentação, e a menus e UI (Interface do Usuário) extremamente simples e com bom design, se exercitar em Knockout Home Fitness entrega uma experiência divertida. Ajuda bastante que ele incentive exercícios curtos e oferece bastante momentos de pausa entre um ou outro.

O desafio de ficar em forma

Knockout Home Fitness fornece duas formas de se fazer exercícios. A primeira é uma rotina diária que inclui uma série de atividades físicas que duram no máximo 12 minutos. A cada dia completado, o jogo recorda em um calendário, incentivando assim que o jogador retorne no dia seguinte para continuar sua sequência. Sempre que o jogador retorna e continua do anterior, os exercícios vão aumentando aos poucos. Os personal trainers disponíveis no jogo montam uma sequência de atividades físicas de acordo com sua própria observação e de como o jogador tem se saído nos treinos. Cada um dos quatros assistentes virtuais tem suas próprias personalidades, e cada um deles oferece diferentes métodos de treinos.

Conforme o jogador segue a sua rotina de treinos, os exercícios ficam mais e mais puxados. Assim, Knockout Home Fitness acaba por surpreender o jogador com treinos cada vez mais focados em melhorar seu físico e resistência. Com cada personal trainer dando seu próprio “pitaco” e mudando a agenda para focar em um certo tipo de movimento que ele considera requer mais treino do que outros.

— Já digo que de início só há dois personal trainers disponíveis, e mais dois podem ser habilitados conforme se consegue mais estrelas ao completar exercícios. Também é possível habilitar novas músicas e cenários conforme você vai se exercitando e ganhando boas pontuações, o que serve como incentivo extra para malhar.

A segunda forma de se exercitar é os exercícios livres. É possível escolher qualquer atividade física que já esteja disponível para treinar, todas sendo limitadas para três minutos sem parar. A cada exercício finalizado, o jogo pergunta se o jogador quer continuar e até oferece dicas de como se hidratar para tirar o melhor proveito de uma sessão extra. Esta forma pode ser realizada após o exercício diário e é recomendado para aqueles que acham que as coisas estão muito fáceis. Knockout Home Fitness também inclui uma tabela atualizada dos exercícios e seus resultados para ajudar os jogadores a se manterem por dentro sobre o que eles praticaram e como tem sido o seu treinamento.

Perfeito para queimar umas calorias

Concluindo, Knockout Home Fitness é um título perfeito para quem deseja malhar sem sair de casa, além de uma ótima alternativa para quem não quer desembolsar 70 dólares em Ring Fit Adventure. Possuindo bastante exercícios diferentes e incentivando o jogador a voltar todos os dias, o game é aquele empurrão necessário para começar a mudar seus hábitos.

Se você já faz exercícios em academia ou está evitando sair dado a situação atual, Knockout Home Fitness pode ser um extra bem útil em sua vida. Só tome cuidado para não exagerar e boa sorte com seus futuros exercícios.

Prós:

  • Ótimo para malhar
  • Diversos tipos diferentes de exercícios
  • Gráficos e músicas muito bons

Contras:

  • Alguns exercícios acabam se repetindo demais
  • Não existe muita variedade de estilos musicais diferentes

Nota final:

8