Preview | Knockout Home Fitness

Preview | Knockout Home Fitness

09/09/2021 1 Por Erick Figueiredo

Desenvolvedor: Pocket

Publisher: XSEED Games

Lançamento: 28 de Setembro2021

Preview feita no Nintendo Switch com chave fornecida gentilmente pela XSEED Games.

Os jogos de exercícios baseados em controles de movimento foram tendência na era Wii, mas que desapareceram logo após a transição de geração. No entanto, em meio à pandemia da COVID-19, esses títulos retornaram no Nintendo Switch como uma alternativa àqueles que procuravam se exercitar enquanto ficavam em casa de quarentena.

O Ring Fit Adventure foi quem ajudou a deixar este gênero popular novamente por sua proposta inusitada de jogar um RPG com elementos rítmicos enquanto realizamos comandos praticando exercícios na frente da TV. E seu sucesso inesperado abriu portas para que outras experiências chegassem às casas das pessoas. Knockout Home Fitness surfa na onda de Ring Fit Adventure porém trazendo uma nova experiência, onde aqui temos um programa de treino completo desenvolvido especificamente para o Nintendo Switch, oferecendo um pacote de movimentos intensos para trabalhar a parte superior e inferior do corpo.

Knockout Home Fitness já está disponível no Japão e chega à América do Norte pela XSEED Games no dia 28 de setembro. Enquanto falta algum tempo para publicarmos a análise, que tal dar uma olhada em minhas primeiras impressões do jogo nesta preview?

Malhar de um jeito diferente

O maior diferencial de Knockout Home Fitness para outros jogos que tem como objetivo fazer o jogador perder umas calorias, são os seus exercícios. Knockout Home Fitness utiliza além de movimentos básicos com os braços, golpes de diferentes estilos de luta como parte de sua rotina.

Assim, a lista de exercícios ajudam o jogador a trabalhar com músculos de outras partes do corpo além dos braços. Os estilos de lutas representados no jogo são: Boxe, Muay Thai, Kickboxing, Kung Fu e Karate. Além deles, também existem movimentos para esticar certas partes do corpo e se preparar para uma maratona de exercícios.

Treinar para ficar em forma

Knockout Home Fitness me lembrou bastante um outro jogo que pude analisar para o site no final do ano passado, o Fitness Boxing 2: Rhythm & Exercise. Sua jogabilidade e UI durante os exercícios é bem semelhante ao jogo da Imagineer. Com uma linha de tempo servindo para indicar quando você deve realizar tal movimento, uma instrutora na tela te guiando e um cenário bem simples de fundo.

Contudo, a diferença entre os dois e que pude notar nestes primeiros dias com o game é que Knockout Home Fitness é para aqueles que querem um exercício mais “pesado”. Apesar de ambos acabarem se focando muito em movimentos com os braços – os famosos socos – aqui, Knockout Home Fitness te faz exercitá-los de diversas formas diferentes que acaba o diferenciando dos rivais. Assim, o jogo treina todo o seu corpo e não apenas uma ou duas partes em específico.

A rotina de treinos com Knockout Home Fitness é bem mais pesada do que em outros jogos do gênero. Diariamente é disponível 15 minutos de treinos específicos organizados por um dos quatro treinadores disponíveis no game. Cada um deles planeja a rotina à sua maneira, com isso, o jogador sempre terá uma variedade de treinamentos disponível para participar. Após realizar estes 15 minutos, lhe é oferecido um relatório diário que ajuda a fazer com que o atleta entenda como estão os seus treinos e qual o resultado de sua rotina. Caso queira, é possível então fazer uma sequência de exercícios, escolhidos a mão pelo jogador, por 3 minutos, para dar aquele extra em seu treinamento.

Assim, Knockout Home Fitness é uma experiência bem mais pessoal para o jogador do que outros games do tipo. Vale também lembrar que o jogo também recomenda descansos e fazer uma variedade de exercícios diferentes todos os dias, para que assim o jogador possa treinar todo o seu corpo e não só focar em uma única parte específica.

Um, dois, um, dois

Knockout Home Fitness tem bons visuais e uma boa apresentação. Antes do jogo começar, avisos na tela são mostrados que pedem para que o jogador tenha cuidado ao praticar tais exercícios em casa. Além disso, sempre que uma sessão de treino é finalizada, o jogo pede que o atleta reidrate-se antes de continuar a treinar. Acompanhando os exercícios está uma boa trilha sonora com músicas de diferentes estilos musicais. As vozes dos instrutores também são boas e bem claras conforme as instruções oferecidas por eles durante os exercícios.

Knockout Home Fitness está sendo uma boa experiência até o momento. Todos os dias tenho feito meus próprios exercícios em casa e o jogo agora tem me ajudado ainda mais com uma variedade diferente de treinamentos. Donos de Switch que queiram entrar em forma, ainda mais nesta pandemia, Knockout Home Fitness é a pedida perfeita para isso.