Desenvolvedora: Westone Bit Entertainment
Publicadora: ININ Games
Data de lançamento: 14 Dezembro, 2021
Preço: R$ 99,99
Formato: Digital
Análise feita no Nintendo Switch com chave fornecida gentilmente pela ININ Games.
Ajude Huck Rondo, Elle Moon e o robô Gush a distribuir bofetadas nos malfeitores através de cinco estágios, com o objetivo de frustrar os planos do terrível Dr. Hangyo nessa aventura de ação side-scrolling de outrora que nunca foi lançada e que agora ganha uma nova chance de brilhar no pequeno notável da Big N. Sem mais delongas, confira nossa análise de Clockwork Aquario, o tesouro perdido da lendária Westone Bit Entertainment, o estúdio por trás da nostálgica série Wonder Boy.
Uma volta a tempos mais simples
Clockwork Aquario é, claramente, um produto de sua época, seja pela linda pixel art, ou pela simplicidade dos comandos. Os três heróis disponíveis podem parecer muito diferentes em sua estética, mas a escolha de qualquer um não vai atribuir uma mudança significativa no gameplay. Independente do personagem escolhido, durante as fases você precisa realizar dois movimentos para derrotar os inimigos mais básicos que é estapeá-lo para que fique atordoado e em seguida se aproximar para agarrá-lo e lançá-lo nos outros.
Ainda existe a possibilidade de derrotar os inimigos pulando em cima de suas cabeças, mas não recomendo muito pelo fato de alguns adversário possuírem espinhos, então use a mecânica padrão para não levar dano à toa. Dependendo de certas condições, ainda é possível adquirir uma invencibilidade momentânea, fazendo o personagem brilhar em amarelo e conferindo a habilidade de soltar projéteis em forma de estrela pelas mãos, ao invés do tapa padrão. Cuidado para o curto tempo de duração desse poder.
As fases seguem uma estrutura bem simples, chegue até o ponto onde irá enfrentar um sub chefe, derrote-o para conseguir a chave para prosseguir, avance um pouco mais e encare o chefão. Fazendo alusão ao nome do jogo, os chefes possuem como temática animais do fundo do mar, sendo que em versões mecanizadas. Em todos os casos, uma espécie de minion também estará na batalha, dê um pelo tapa do sujeito e o use como ferramenta para detonar o grandalhão e progredir para a fase seguinte.
— Apesar do gameplay repetitivo, a pequena jornada de cinco estágios é divertida, apesar de efêmera.
Um pouco de água no feijão
Clockwork Aquario apresenta pouco conteúdo pelo valor cobrado. O jogo é competente e funciona, mas para os padrões atuais é pouco apenas relançar (ou no caso do game lançar) jogos com temática retrô apelando apenas para a nostalgia. O jogo apresenta três níveis de dificuldade, que para dar uma falsa impressão de conteúdo foram divididos cada um em um modo. O que diferencia cada um deles não é a quantidade de itens, resistência dos inimigos ou chefes secretos, a diferença é apenas o número de continues disponíveis em cada uma das dificuldades. Existe um modo treino, mas que dada a simplicidade do game se torna extremamente desnecessário.
Somam-se a ele um mini-game divertido, onde você deve arremessar uma bola para estourar balões com o rosto do personagem escolhido pelo seu colega, mas que o seu tempo de vida é tão curto quanto a campanha do jogo. Uma seção com artes conceituais do jogo também foi implementada, mas dado ao seu tamanho diminuto, funciona mais como um aperitivo para algo maior que não é entregue
Uma joia que merecia ser mais lapidada
Clockwork Aquario foi originalmente pensado para ser lançado em 1992, porém com a crise dos arcades no Japão os planos foram engavetados em detrimento de outros projetos. Sua pixel art é soberba, as fases possuem um charme que não é comum de se ver nos dias atuais e a trilha sonora é composta por Shinichi Sakamoto, responsável pela parte sonora de grande parte da série Wonder Boy. Porém, o que temos como produto final é algo que soa mais como uma demo estendida do que como um produto final.
Seguindo a mesma proposta, Clockwork Aquario poderia ser enriquecido com mais modos de jogo, mas variações de gameplay e porquê não um modo onde fosse possível jogar com amigos online, algo essencial nesses tempos de distanciamento social. Fico na torcida para que o jogo alcance seu público e que uma sequência possa ser realizada, dando tempo e ferramentas para que os desenvolvedores possam realizar algo que seja grandioso e condizente com a qualidade do que foi mostrado aqui.
Pros:
- Pixel Art
- Artes Conceituais
Contras:
- Pouco conteúdo extra
- Duração da campanha
Nota final:
4
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