
Com as vendas da franquia Fire Emblem em declínio a cada título, a Nintendo havia chegado ao limite do aceitável, e declarou um ultimato para a Intelligent Systems, ou eles precisariam alcançar 250 mil cópias vendidas de seu próximo título, ou aquela seria a última entrada da vida de Fire Emblem.
Eu sei que chega a ser uma meta surpreendentemente baixa depois de tanto tempo na “era Switch” aonde é basicamente impossível ver algum exclusivo da Nintendo ficando abaixo dos 1 milhão de cópias vendidas, mas essa era e ainda é a dura realidade de alguns JRPGs. Como exemplo podemos olhar para Shin Megami Tensei, da Atlus, que apesar de ser uma franquia de renome, antiga e bem estabelecida só alcançou a marca dos 1 milhão de vendas agora no seu quinto título numerado lançado em novembro de 2021.
De qualquer forma Fire Emblem tinha, acima de tudo, uma meta a ser batida pós era Nintendo DS/Wii, eles precisavam fazer algo que fosse além de tudo que já tinham feito para garantir a própria sobrevivência.
O que torna um Fire Emblem especial?

Fire Emblem é, apesar de tudo, um gigante incontestável dentro do nicho de RPG Tático, tanto por ser um dos títulos mais clássicos que criou as diretrizes e tendências seguidas até hoje, tanto pela sua longevidade no mercado a essa altura. E nesse momento os desenvolvedores da franquia tiveram que olhar para os erros e acertos da franquia e se perguntar acima de tudo, o que levou eles até ali.
Analisaram friamente o que tinha funcionado e o que não em títulos anteriores, e como poderiam aplicar isso em uma jogo que seria basicamente a versão definitiva de fórmula da franquia até o momento. Por isso eles resgataram mecânicas importantes como a de casamento e até de geração de descendentes, além de refinarem elas.
Mas além das mecânicas, Fire Emblem passou por outra grande repaginação, a visual. Com sua passagem para o Nintendo 3DS, a franquia ganhou uma cara mais moderna que se assemelha mais ao estilo de animes de hoje em dia do que seus título anteriores.
Um clássico em novos moldes

Enquanto eles olhavam para todas as características que tornavam Fire Emblem o que era, eles [desenvolvedores da Intelligent Systems] perceberam que não seria o suficiente apenas refinar o que já havia estabelecido, eles precisariam ir além para que pudessem atrair novos públicos. Fire Emblem Awakening nasceria com este intuito.
Um exemplo bem básico mas muito interessante disso é a introdução do modo casual, que permite ao jogador desligar uma das marcas da franquia, o “permadeath” – que por sua vez é um sistema que faz com que caso o jogador morra com alguma unidade em combate, essa morre de verdade na história do jogo. Contudo, apesar da afirmativa, o modo casual foi introduzido, na verdade, em Fire Emblem: New Mystery of the Emblem, o remake de Fire Emblem: Mystery of the Emblem do Super Famicom – embora uso como argumento que ambos foram disponibilizados apenas no Japão, portanto, introdução do modo casual seria uma exclusividade de Fire Emblem: Awakening no ocidente até então.
Embora essa seja uma das marcas registradas da franquia, e parte essencial para a fanbase da época, o caminho aqui foi o contrário, eles preferiram dar a jogadores mais casuais a oportunidade de aproveitarem todo o mundo de Fire Emblem em uma abordagem mais simples, além de oferecer 4 dificuldades diferentes. Fire Emblem Awakening traria também a possibilidade de criação do seu próprio personagem, introduzido também em Fire Emblem: New Mystery of the Emblem, porém seria o primeiro a estrear com isto no resto do mundo.
Por último eles escolheram expandir ao máximo o que funcionava, fazendo o Fire Emblem Awakening se passar no mesmo universo do primeiro jogo da franquia – Fire Emblem: Shadow Dragon & the Blade of Light (1990) – muito tempo depois, e refinando e introduzindo opções para todos os sistemas de combate e customizações de tropas.
Resultado e recepção

Após todo o esforço colocado, Fire Emblem Awakening realmente se tornou uma obra prima. Com uma história consistente e personagens memoráveis, além de uma ligação direta com jogos anteriores da franquia, o jogo cativou bastante o público e a crítica.
Além disso, Fire Emblem Awakening carrega visuais incrivelmente impressionantes para sua época, sendo considerado por alguns críticos o jogo mais bonito e completo para Nintendo 3DS até então. A crítica especializada garantiu 92 pontos no agregador de notas Metacritics, em um total absoluto de 72 reviews – todas elas positivas. Isto fez o jogo entrar para o Guinness World Records como o RPG de estratégia mais aclamado pela crítica em um console portátil.
Além disso o público expressou seu contentamento através das comprar que só no Japão quase dobraram a meta estabelecida garantindo a venda de mais de 400 mil cópias. Enquanto isso o ocidente também garantiu mais 250 mil cópias iniciais por si só que representa a meta inicial estabelecida pela Nintendo. As vendas vitalícias de Fire Emblem Awakening chegaram a 2,31 milhões de cópias em dezembro de 2019 [via].
Como um todo, Fire Emblem: Awakening se tornou um clássico moderno incontestável, sendo o título favorito de muitos fã da franquia mesmo hoje 10 anos depois.
O futuro de Fire Emblem

O sucesso absoluto Fire Emblem Awakening ainda garantiu outro (ou outros três dependendo do ponto de vista) título para a franquia. Fire Emblem Fates (2015) foi lançado em duas versões diferentes – Birthright e Conquest – e ainda contava com uma terceira versão definitiva para o jogador que poderia escolher o lado a encarnar da batalha, mais ou menos como funciona a fórmula de Pokémon.
Hoje em dia o título mais recente da franquia de RPG tático da Nintendo é Fire Emblem: Three Houses, que tem uma tonelada de conteúdo em si próprio além de uma excelente DLC de campanha, e é um sucesso absoluto de crítica e para os fãs. Hoje, Fire Emblem: Three Houses também assume como o título mais vendido de toda franquia, com 3,02 milhões de cópias vendidas em junho de 2020.
Ok, próximo jogo da franquia anunciado é uma spin-off desenvolvida em parceria com a Koei Tecmo e que encarna o estilo Musou. Você pode checar aqui o trailer de anúncio de Fire Emblem Warriors: Three Hopes, aqui o trailer mais recente que apresenta alguns personagens jogáveis, e aqui introduzindo um pouco mais de seu protagonista.
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